Hospital Geral de Peritoró realiza a campanha “Novembro Azul”

Hospital Geral de Peritoró/Foto: Sandro Vagner
Hospital Geral de Peritoró/Foto: Sandro Vagner

Serão dois dias de campanha, que teve início hoje (29), no Hospital Geral de Peritoró, que tem como objetivo conscientizar, principalmente, os homens, a respeito de doenças masculinas, enfatizando, claro, a prevenção do câncer de próstata, principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos.

Sandro Montenegro - Dir. do Hospital Geral de Peritoró/Foto: HGP
Sandro Montenegro – Dir. do Hospital Geral de Peritoró/Foto: HGP

A campanha deflagrada no Hospital Geral de Peritoró, teve início com uma palestra voltada ao público masculino, que tomou ciência da importância da realização do exame preventivo, onde foi citado que, infelizmente, o preconceito ainda é o maior vilão, mas que aos poucos todos estão se conscientizando da importância da prevenção.

O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de 01 (um) homem em 36 (trinta e seis) morrerá de câncer de próstata. Por isso, é importante se prevenir.

Equipe do Hospital Geral de Peritoró/Foto: HGP
Equipe do Hospital Geral de Peritoró/Foto: HGP

Uma equipe de profissionais, incluindo dois urologistas, Dr. Ricardo e Dr. Leonildo, iniciou o atendimento, que foi considerado um sucesso, onde na oportunidade, somente hoje (29), foram realizados 40 (quarenta) exames. Amanhã (30) é esperado um público maior, por se tratar do último dia da campanha. Quem for ao Hospital Geral de Peritoró, não sairá sem fazer o exame preventivo.

Recepção do HGP/Foto: Sandro Vagner
Recepção do HGP/Foto: Sandro Vagner

Além dos médicos, o Diretor do Hospital Geral de Peritoró, Sandro Montenegro, salientou o objetivo da campanha. Segundo ele, essa ação veio na hora certa. Aproveitou e agradeceu toda equipe por se empenhar nos atendimentos.

Como diagnosticar o câncer de próstata?

O diagnóstico do câncer de próstata é baseado no toque retal, no nível do PSA, e no sistema de graduação de Gleason. A partir dessas informações o médico define quais exames de imagem são necessários para finalizar o diagnóstico e definir o tratamento. Homens com exame de toque normal, PSA baixo e graduação de Gleason baixa podem não precisar de exames de imagem, uma vez que a chance da doença ter se disseminado é baixa. (Fonte: Instituto Oncoguia).

Quanto a campanha do “Novembro Azul” no Hospital Geral de Peritoró, é importante relembrar que o atendimento vai somente até esta quarta-feira (30).

Uma das ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado/Foto: Sandro Vagner
Uma das ambulâncias adquiridas pelo Governo do Estado/Foto: Sandro Vagner

Aproveitando nossa visita ao Hospital, fomos convidados a registrar a aquisição de duas novas importantes ambulâncias super equipadas, adquiridas pelo governo do Estado, que irão facilitar o atendimento aos pacientes. (Uma das ambulâncias estava sendo aguardada).

Foto: Sandro Vagner
Foto: Sandro Vagner

O Blog agradece toda equipe do Hospital Geral de Peritoró, e aos diretores Sandro Montenegro, Zuza e Otacílio Fernandes, pela receptividade.

Fotos do segundo dia de atendimento

Fotos: HGP
Foto: HGP
img-20161129-wa0024
Foto: HGP

Deixe uma resposta