Logo

Pedreiras: A decadência do nosso esporte e o abandono do Pilizão sob a visão dos desportistas

Pedreiras sempre foi considerada a cidade de grandes craques de futebol. Não é atoa que inúmeros títulos intermunicipais já foram conquistados, isso, já foram, porque dos bons e velhos tempos do nosso futebol só nos restam apenas os comentários, principalmente, de quem vivenciou esses grandes momentos, quando Pedreiras era temida por ter um grande nome no esporte em geral, devido outros títulos em plena capital São Luís, também foram conquistados por nossos representantes, não só no futebol, mas, principalmente, por nossos jovens que décadas passadas eram valorizados quando participavam dos verdadeiros jogos estudantis pedreirenses, que hoje é apenas um consolo de mal gosto, e, medalha no peito era uma certeza quando todos iam disputar o JEMs (Jogos Escolares Maranhenses).  

Uma linda frase de incentivo aos jovens, mas cadê o verdadeiro sentido de tudo isso?/Foto: Carlinhos Filho

Em frente, bem na entrada da nossa única Praça de Esportes de Pedreiras, o Estádio Pilizão, alusão ao saudoso jogador e ex-presidente da Liga de Futebol, Antônio Pereira de Sousa, existe, mesmo desgastada pelo tempo, uma placa que homenageia uma grande conquista dos heróis daquele tempo, muitos deles ainda estão entre nós, mas como meros expectadores do nosso cadente e esquecido futebol, por isso, apenas lamentam tamanho descaso com o nosso esporte. 

Não sabemos a quem nos dirigir quando o assunto é tentar saber alguma informação sobre a situação do nosso futebol e do nosso Estádio, sempre fogem pela tangente ou sei lá, “isso não é comigo, e nem do meu conhecimento”. Vamos voltar a falar sobre a situação do gramado do Pilizão. Em março deste ano, graças as fortes chuvas que caíram em Pedreiras, voltamos a ter um gramado à altura, mas tudo devido a água que vem de cima. Mesmo assim, o gramado foi cuidado, pelo menos teve a grama cortada, e parecia que a partir dali tudo voltaria a ser como em anos passados, onde os elogios eram os melhores. Até a perfuração de um poço foi iniciada, mais uma certeza que o problema parecia, de vez, está sendo resolvido, apesar do tempo que levara para a realização da obra. Neste domingo (15), comprovamos mais uma vez que a situação do gramado voltou a se agravar. Água que é bom, que seria do poço, ainda não caiu uma gota. Informações terceirizadas, apontam que está faltando uma bomba para puxar a água do poço, que já foi limpo, para a cisterna, dali, a canalização seria levada ao gramado para aguá-lo. Mas, agora, surgiu outra situação, segundo informações, desta vez será construída uma caixa d’água para abastecer a cisterna.

Gramado em perfeito estado, mas só enquanto durou o inverno/Foto: Sandro Vagner

São tantas informações e poucas ações, enquanto isso o problema do gramado vai se agravando a cada dia que passa. 

Quanto as competições, essas desapareceram de vez. Até a Taça Cidade, campeonato realizado em alusão do aniversário de Pedreiras, sumiu de vez. Ninguém sabe ao certo o motivo da paralisação, apenas que essa competição deve continuar, mas a data também é desconhecida. Vale ressaltar que nem as semifinais foram realizadas. Outro evento, a Copa Camarada, também continua sem conhecermos os finalistas. É muito descaso para com o nosso futebol.

Atual situação. Grama morrendo por falta de água/Foto: Sandro Vagner

Diante das situações acima relatadas pelo Blog, ouvimos figuras importantes que foram jogadores, participaram da Liga de Futebol de Pedreiras, mas assim como todos os pedreirenses estão muito decepcionados pela forma como o nosso esporte é tratado nos dias de hoje.

Falar do nosso futebol é um prazer, mas, na realidade, o prazer seria melhor se Pedreiras tivesse um futebol à altura do que Pedreiras já foi no futebol do interior do Maranhão. Mas, infelizmente, as coisas vem de cima pra baixo, não acontecendo, e Pedreiras, praticamente se torna um vazio em não ter futebol, que é lamentável. Está tudo parado, o Estádio está praticamente abandonado, e a gente fica a mercê de esperar uma pessoa que possa abrir novamente as portas para o esporte de Pedreiras, e que o esporte volte a ser como antigamente.” (R. Lopes – comentarista esportivo, ex-jogador e ex-presidente da Liga Esportiva). 

A gente fica triste, por ter passado naquela casa, fazendo parte, também, como diretor. Se não abraçarmos o futebol pedreirense, é cada vez mais uma decadência. A gente tem que se unir nesse momento difícil. Ficamos tristes com esses últimos acontecimentos, da Taça Cidade não tem final, não ter mais nada. Já estamos indo para o segundo ano de governo, se aproximando do terceiro, e a gente fica triste com isso, em 2017 e 2018 sem nenhuma atividade. Nem os craques a gente ver mais, por que o esporte de modo em geral não funciona mais.” (Hermínio Veloso Júnior – Ex-jogador, Ex-diretor de esportes e Ex-presidente da LEP).

Afinal, o que está de fato acontecendo com o esporte de Pedreiras? Será que essa sina de maltrato com o nosso desporto vai continuar? 

Será falta de boa vontade? Ou será que o esporte faz mal a alguém?

2 Comentários

  1. Carvaljo disse:

    Como não falar em abandono, sendo que o estadio Pilizão foi a principal praça esportiva da cidade, mais como sempre voltado à uma “FALSA ELITE DE ESPORTISTAS”, que mandavam no futebol local e usavam esse Estadio apenas como encontro de Velhos barrigudos e bebedores de cachaça.

  2. Roberto Jorge Salomão Monteiro disse:

    Um Gestor que não cuida nem do básico;vai cuidar do esporte da nossa cidade.

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • CONNECT PEDREIRAS

  • Óticas Diniz

  • Vice-prefeito de Pedreiras. Acesse nossa página no Facebook. Clique no Flyer

  • Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Acesse nossa página. Clique no banner

  • Gráfica e Editora Mearim – (99) 3642-8006/98189-0190 – Pedreiars – MA

  • IESN /Matrículas abertas: Cursos técnicos, profissionalizantes e de aperfeiçoamento

  • Venha nos visitar!

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Uninter – Polo Pedreiras CE Franciscano Av. Dr. João Alberto, nº 5 Bairro Maria Rita Pedreiras-MA Fone: (99) 3642-1709 / (99) 981167237 – Mais informações clique no banner

  • Especialista em aplicativos, cartões digitais interativos e redes sociais. Clique no Banner e tenha mais informações

  • Loja Dois – Volta às aulas

  • LOJA DOIS PAPELARIA – Avenida Rio Branco – Centro – Pedreiras

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • Clique Aqui