Logo

Pedreiras: Dia Municipal de Combate ao Feminicídio foi prestigiado por diversas pessoas na Câmara de Vereadores

Participantes do Seminário/Foto: Sandro Vagner

Um grande número de pessoas foi prestigiar, ontem (06), na Câmara de Vereadores de Pedreiras, as atividades em alusão ao Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, que determinado por Lei, já faz parte do calendário municipal. Plenário e galeria da Câmara ficaram lotados. Autoridades estaduais, municipais e convidados, presenciaram as manifestações que fizeram parte da programação do Seminário ” O Feminicídio e Suas Marcas na Sociedade”. Na entrada da Câmara, o que chamou a atenção de todos foi a exposição denominada “Vidas Presentes”, com fotos e um pouco do histórico das vítimas de feminicídio, assim como o andamento dos processos, dos dois Municípios, Pedreiras e Trizidela do Vale.

Após a composição da mesa e execuções dos hinos Nacional e Municipal, um vídeo com depoimentos dos familiares das vítimas, emocionou o público presente. Integrantes da mesa se manifestaram sobre o tema, e dentro do possível, todos se comprometeram em contribuir para o combate do feminicídio, não só em Pedreiras e Trizidela do Vale, mas em todo o estado do Maranhão.

É meu pensamento, que nós temos que está dialogando sobre esse assunto, que afeta as famílias e a sociedade. É um dever nosso como autoridade, gestor público municipal, vereadores, judiciário debater sobre esse evento de grande importância para todos.” Destacou o prefeito de Pedreiras, Antônio França.

Delegada Kazumi Tanaka – Coordenadora da CODEVIM – PC -MA/Foto: Sandro Vagner

A delegada Kazumi Tanaka, coordenadora da CODEVIM – PC – MA, e palestrante, disse que foi muito importante o trabalho realizado pelas autoridades de Pedreiras, por que faz com que as mulheres e os homens, queiram discutir mais sobre a situação e entendam o quanto é importante superar a violência contra a mulher, pra que, em outras situações, de crimes bárbaros que vem acontecendo, não voltem mais à acontecer. 

Presidente da Câmara, o vereador Bruno Curvina (PDT), mostrou-se gratificado com o momento. “Desde o início que assumi essa responsabilidade de lançar esse Projeto de Lei, corremos atrás de fazermos um evento, que fosse realmente marcante pra sociedade pedreirense, e conseguimos, graças a Deus, ao poder judiciário, na pessoa da Drª Larissa, a secretaria da mulher, através da secretária Jane Gleb, e das componentes. Pedreiras recebeu um seminário à altura, com lideranças de renome nacional“. Concluiu o vereador.

Hoje, a gente coloca Pedreiras no calendário nacional, foi instituído o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, não é que seja só esse o dia de luta. A nossa luta é permanente, é constante, é perene, mas, é importante nominar o fenômeno, marcar uma data e fazer um seminário, que representa uma troca de conhecimento, de experiências, e dar instrumentos para as pessoas que querem participar desse combate e saber como agir de uma maneira mais adequada e eficiente.” Ressaltou a Juíza Larissa Tupinambá, titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras.

Coronel Augusta, comandante da Patrulha Maria da Penha, disse que é muito importante o Município de Pedreiras está trabalhando em prol das mulheres, fazendo Lei, pra que haja mais apoio a todas, proteção, pra que essas mulheres sejam mais encorajadas a fazer denúncia. Ela se sentiu satisfeita em participar e por ver uma equipe unida em prol de uma causa, da preservação da vida da mulher que sofre violência.

Eu fiquei muito contente pela população, em atender ao nosso convite, e, de uma forma participativa, Haja vista que, o poder público não trabalha só; isso inclui a sociedade civil, o poder público, o próprio judiciário, e o legislativo. É um momento para que, através dessa Lei, nós tenhamos uma conscientização de erradicar, coibir a violência contra a mulher, que vai de um simples xingamento, à ceifar a vida da mulher.” Comentou a Secretária da Mulher de Pedreiras, Janne Glêb.

Foto: Sandro Vagner

Fizeram parte da composição da mesa: o prefeito de Pedreiras, Antônio França; Janne Glêb, Secretária da Mulher; Silvana Prazeres, Delegada Especial da Mulher de Pedreiras; Diego Maciel, Delegado Regional de Polícia Civil de Pedreiras; Fernanda  Castro,Delegada plantonista da DEM; Larissa Tupinambá, Juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras; Kazumi Tanaka, coordenadora da CODEVIM – PC- MA; Adriana Carvalho, Secretária adjunta de Estado da Mulher; Delegada Wanda, titular da DEM; e a Coronel Augusta, Comandante de segurança comunitária e da Patrulha Maria da Penha. 

Foto: Sandro Vagner

O cerimonial do Seminário ficou sob a responsabilidade da nutricionista Ruth Barreto (organizadora voluntária do evento).

Veja mais fotos do evento

Fotos: Sandro Vagner

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Lima Gaz

  • Vice-prefeito de Pedreiras. Acesse nossa página no Facebook. Clique no Flyer

  • Acesse nossa página. Clique no banner

  • Óticas Diniz

  • LOJA DOIS PAPELARIA – Avenida Rio Branco – Centro – Pedreiras

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • IOP – Instituto de Oftalmologia de Pedreiras

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Especialista em aplicativos, cartões digitais interativos e redes sociais. Clique no Banner e tenha mais informações

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • Clique Aqui

  • aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz