Logo

Pedreiras: Na Procissão de São Pedro teve até manifestação em prol da Pedra Grande

Imagem de São Pedro/Foto: Sandro Vagner

Pedreiras e Trizidela do Vale, cidades separadas apenas pela ponte sobre o rio Mearim, sempre tiveram unidas em diversas manifestações. Na religião não é diferente. Tanto é, que a imagem de São Pedro ganha sua ornamentação do andor dentro da igreja de outro padroeiro, Santo Antônio de Pádua. Já deu pra notar que os dois Municípios jamais ficaram separados, nem mesmo a emancipação foi capaz de desatar esse laço, afinal, “Trezidela”, hoje Trizidela do Vale, foi simplesmente um bairro de Pedreiras. 

Procissão em Trizidela do Vale/Foto: Sandro Vagner

Assim como os Municípios, os devotos de São Pedro também se unem aos de São Benedito, São Francisco, e Santo Antônio de Pádua para acompanharem todo o trajeto da procissão do padroeiro dos pescadores.  O momento único, que acontece de ano em ano, sempre vem com algo para chamar à atenção, desta vez, quem não teve a curiosidade, ficará sabendo que ao lado da imagem de São Pedro, tinha um monte que artesanalmente lembrava a Pedra Grande, àquela mesma, que deu origem ao Município de Pedreiras, que apesar de está em território de Trizidela do Vale, geograficamente é genuinamente pedreirense. E essa foi a maneira que os organizadores dessa festa religiosa encontraram para alertar as autoridades quanto aos cuidados que a Pedra Grande Merece, por isso, o barco de São Pedro ficou mais pesado, ainda.

Banda Regionais os Iguais, de Coroatá/Foto: Sandro Vagner

Quanto à procissão, essa mais uma vez marcou a data. Saindo da Igreja de Santo Antônio de Pádua, o cortejo com as alas carregando uma cruz, e o Livro Sagrado, trilhou poucos metros das ruas de Trizidela do Vale, e foi acompanhada pela Banda Regional os Iguais, da cidade de Coroatá, que todos os anos abrilhanta o evento.

No Parque Maratá, local onde o povo já aguardava a chegada dos fieis para seguir em procissão fluvial no Rio Mearim, que assim como a Pedra Grande, também merece à atenção das autoridades e de toda população, famílias buscam as embarcações.

Embarcações que participam da procissão fluvial/Foto: Sandro Vagner

As águas barrentas ganharam coloridos das canoas e barcos com suas ornamentações, outra tradição dos pescadores, que seguem a imagem de São Pedro. 

Chegada do procissão em Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

Este ano a procissão fluvial saiu um pouco mais tarde, e por isso teve que enfrentar o início da escuridão, mas as chamas das velas e os flashes dos celulares se encarregaram de proporcionar um brilho a mais ao espetáculo, tanto de quem participava nos barcos, ou de quem ficou nas margens do rio Mearim.

Fieis durante a Missa/Foto: Sandro Vagner

Após a chegada à rampa, local onde se encerra a procissão, uma imensa multidão acompanhou a celebração da Missa de encerramento do festejo do padroeiro dos pescadores, que foi promovido pela Colônia Z – 28, e pelo Santuário de São Benedito. Padre José Geraldo teve a participação do Padre Raílson e demais celebrantes que levaram ao conhecimento de todos a importância do Santo que foi escolhido por Jesus para ser pescadores de homens, tornado-se o primeiro Papa da Igreja. E do Próprio Jesus ouviu a seguinte frase: “tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja

Padre José Geraldo – Reitor do Santuário de São Benedito/Foto: Sandro Vagner

A cada encerramento do festejo ficam as esperanças de um ano melhor, com mais dignidade entre os homens, e sabedoria para saber amar o próximo como a si mesmo.

Veja mais fotos do evento religioso.

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Vice-prefeito de Pedreiras. Acesse nossa página no Facebook. Clique no Flyer

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Gráfica e Editora Mearim – (99) 3642-8006/98189-0190 – Pedreiars – MA

  • Acesse nossa página. Clique no banner

  • Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Óticas Diniz

  • Venha nos visitar!

  • Connect Pedreiras

  • LOJA DOIS PAPELARIA – Avenida Rio Branco – Centro – Pedreiras

  • Especialista em aplicativos, cartões digitais interativos e redes sociais. Clique no Banner e tenha mais informações

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • Clique Aqui

  • Traficc