Logo

Pedreiras: Realizada a solenidade de abertura da 12ª edição da “Caravana para o Desenvolvimento Empresarial”

Foto: Sandro Vagner

O evento aconteceu na noite desta terça-feira (22), no auditório do Hotel San Pedro, em Pedreiras. Sete Municípios participaram: Pedreiras, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Lima Campos, Trizidela do Vale, Poção de Pedras e Esperantinópolis. Diversos secretários de estado do governo Flávio Dino participaram da solenidade: Simplício Araújo (Indústria, Comércio e Energia); Marcelos Ribeiro (Secretário de Fazenda); Marcelo Coelho (Secretário de Meio Ambiente) e outros integrantes do governo do Maranhão: Saulo de Tarso (Subsecretário de Segurança); Sérgio Sombra (Presidente da Junta Comercial do Maranhão) e Geraldo Carvalho (Presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial). Fizeram ainda parte da mesa: Edvan Pinho (Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pedreiras); Jacinto Gonçalves (Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pedreiras); Benselmo Braga (Vice-presidente da FCDL – Federação das CDL’s do Maranhão) e o Prefeito de Pedreiras, Antônio França.

A abertura foi realizada pelo Secretário de Estado, Antônio Nunes, que deu boas-vindas a todos, e ressaltou a importância da realização da Caravana, que em sua 12ª edição, irá percorrer todas as principais cidades do Maranhão, onde um dos objetivos é mostrar as ações do governo Flávio Dino, que segundo ele, muitas ainda desconhecidas, incluindo ações que beneficiam os empresários, e, citou como exemplo,  “Juros Zero” e “Mais Emprego” e tantos outros programas. Através de um vídeo, o governador Flávio Dino se dirigiu aos participantes, em especial aos empresários sobre o encontro.

Fotos: Sandro Vagner

Cada secretário destacou suas pastas, com ajuda de uma transparência, possibilitaram informar a todos e a todas, os resultados do desenvolvimento que estão acontecendo em todo o estado do Maranhão. Aproveitaram para ressaltar a importância da criação de algumas secretarias, que têm como função equilibrar economicamente o estado.

A intervenção dos participantes foi muito importante, apesar que muitas respostas serão concretizadas a partir da realização da segunda parte do evento, que acontece nesta quarta-feira (23), no mesmo local. Uma discussão levantada pelo Vice-presidente da FCDL, Benselmo Braga, sobre a vinda do Atacarejo Mateus, para Pedreiras, que iria “abocanhar” o comércio.

Sobre essa situação, ouvimos o Vice-presidente da FCDL, Benselmo Braga.

Benselmo Braga – Vice-presidente da FCDL /Foto: Sandro Vagner

Eu não sou contra que o gestor municipal traga novos empreendimentos para Pedreiras. Eu só acho que a gente tem  que ter alguns critérios na hora de escolher esse empreendimento. Eles são bem-vindos, e podem gerar grande desenvolvimento para Pedreiras e para região, como foi apresentado pelo presidente da junta comercial do estado  do Maranhão, Sérgio Sombra. Nós temos, só em Pedreiras, 1.244 comércios funcionando, então, o forte da nossa cidade, do nosso Município, a principal atividade econômica, é o comércio. Ele é uma atividade que exporta recurso; por que? o que eu vendo no meu comércio, não sou eu que produzo, eu vou comprar lá fora, e pego o recurso que eu arrecado aqui, e vou pagar os meus fornecedores lá fora! Então, eu, estou exportando recurso. No momento que eu trago mais um comércio para dentro de Pedreiras, eu estou dividindo esse bolo, que já está pequeno, com muito mais gente, e estou dividindo com um cara que é uma potência.  O quê que eu defendo; se vem pra cá o Atacado Mateus, e não vende à varejo, era uma estratégia perfeita, como eu coloquei. Trás um atacadista, trás uma indústria, trás uma fábrica de produção, seja do laticínio, ou qualquer coisa, vamos investir na produção e na industrialização do Município. Ai, nós vamos estar gerando oportunidade de desenvolvimento, e não sacrificando àqueles comerciantes que já estão instalados aqui“. Disse Benselmo Braga.

Antônio França – Prefeito de Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

“Na verdade, a grande visão que eu tenho, é que esse Mix Mateus, ele vai trabalhar a região toda. Todas as pessoas vão está vindo para Pedreiras comprar no Mix Mateus, por que ele vai trabalhar no atacado e no varejo. A oferta vai ser maior. Isso vai gerar uma certa circulação no comércio, vai trazer uma economia para o nosso Município. Essa é minha visão. Eu tenho certeza que a vinda do Mateus, para cá, não vai atrapalhar nenhum outro comerciante de nossa cidade, apenas vai estar fazendo parte da disputa, dentro  de uma região que é muito grande. Nós só temos a ganhar com esse empreendimento, e vamos continuar trabalhando para buscar mais empreendimento, já conversamos com o senhor Araújo, que ficou feliz com meu convite, para que venha montar uma fábrica aqui. Já estive com o senhor Valdeci Cavalcante, que é presidente da Fecomércio do Piauí, e ele tem interesse em vir implantar um shopping Carvalho, aqui em Pedreiras. Então, são situações onde eu estou buscando trazer investimentos que possam gerar emprego e renda para o nosso Município.” Concluiu o prefeito de Pedreiras, Antônio França.

Ainda sobre a abertura do evento, o Secretário de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, falou o seguinte:

Simplício Araújo – Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão/Foto: Sandro Vagner

A gente tem feito essa Caravana em diversos Municípios do estado do Maranhão, aqui, em Pedreiras, a gente fica muito orgulhoso pela participação das pessoas, não apenas hoje à noite, mas principalmente na reunião que nós tivemos na Associação Comercial, na parte da manhã. Diversas sugestões, críticas e dúvidas, foram esclarecidas. O debate se deu de forma transparente, de forma  verdadeira, e, com muita humildade de ambas as partes. Aqui não tem um governo prepotente, arrogante, que quer se achar acima das pessoas, acima dos negócios; muito pelo contrário. Nós dependemos das pessoas e dos negócios, para desenvolver o estado do Maranhão, então, o nosso interesse é de contribuir o máximo possível com a classe empresarial, para que ela avance, continue gerando emprego, renda e, acima de tudo, impostos; por que numa situação de crise, como a gente tem atualmente, esses impostos são muito importantes para os mais pobres do estado do Maranhão. São esses impostos, por que, quando você tem crise, as pessoas buscam mais os serviços públicos, então, são esses impostos que estão ajudando o governador Flávio Dino a dar um tratamento e um atendimento melhor às pessoas mais carentes aqui do estado do Maranhão. Pautas importantes, e desenvolvimentos foram tratadas. Então, a gente sai daqui, extremamente satisfeito. Pedreiras, faz jus, aqui, uma terra de empreendedores, uma terra de pessoas capacitadas que contribuiu muito, hoje, com o governo, e recebeu uma importante contribuição do governo, com essa presença de diversos secretários, aqui, em respeito a esse espírito empreendedor que existe aqui na cidade.”

Fotos: Sandro Vagner

Programação – 23 de Agosto

Hoje (23) como segunda parte da programação da Caravana, serão oferecidos das 08h às 18h, os serviços de DARE e DARF, abertura, alteração e baixa de empresa, formalização do microempreendedor individual, orientação fiscal e tributária; parcelamentos da SEFAZ; renegociação de dívida junto ao INMEQ, com desconto de até 40%. Palestra sobre normas do Inmetro, para bombas medidoras de combustíveis e produtos pré-medidos; seminário empresa fácil; seminário compras governamentais; informações sobre programas do governo; acompanhamento de situação de processos eletrônicos; situação remota de processos físicos e recebimentos de documentos da SEMA; serviços do Corpo de Bombeiros; informações sobre linha de crédito do programa Maranhão Juros Zero, entre outros serviços elencados nos folders do evento.

Fotos: Sandro Vagner

A oficina sobre gestão empresarial será das 18h às 22h.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • IOP – Instituto de Oftalmologia de Pedreiras

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • LOJA DOIS PAPELARIA – Avenida Rio Branco – Centro – Pedreiras

  • Gráfica e Editora Mearim – (99) 3642-8006/98189-0190 – Pedreiars – MA

  • Connect Pedreiras

  • Acesse nossa página. Clique no banner

  • Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Óticas Diniz

  • Venha nos visitar!

  • Vice-prefeito de Pedreiras. Acesse nossa página no Facebook. Clique no Flyer

  • Especialista em aplicativos, cartões digitais interativos e redes sociais. Clique no Banner e tenha mais informações

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • Clique Aqui

  • aplikasitogel.xyz hasiltogel.xyz paitogel.xyz