Logo

São Luís: Cantora e compositora desabafa sobre o cancelamento do Festival de Músicas Carnavalescas em Pedreiras

Elisa Lago, durante apresentação em São Luís – MA

Elisa Lago, Secretária Executiva/Pró-Reitora da Universidade Federal do Estado do Maranhão (UFMA); Cantora e compositora, que iria participar do XIII Festival de Músicas Carnavalescas em Pedreiras, assim com os demais inscritos no evento, ficou revoltada com o cancelamento do Festival. Em sua rede social (Facebook) relatou o seguinte:

O que me deixou decepcionada foi a forma intempestiva do cancelamento“.

Veja na íntegra o desabafo da cantora Elisa Lago.

CANCELAMENTO DO FESTIVAL DE MARCHINHAS 2018.
– Decisão tomada, resta-nos “aceitar”.

Bem, a Prefeitura de Pedreiras lançou, ontem, domingo, 28/01/2018, 6 (seis) dias antes da data prevista para realização do Festival de Marchinhas 2018, Nota de Esclarecimento, apresentando razões para o cancelamento do evento.

Enquanto cidadã, e candidata ao certame, fiz um questionamento acerca da alocação de recursos orçamentários, vez que tomei conhecimento de que projeto cultural foi apresentado à SECTUR, e dentre as ações, está incluído o Festival, tradição há 13 (treze) anos.

RECEBI RESPOSTA DO SR. ALLAN ROBERTO, NOS SEGUINTES TERMOS:

“Não há recurso específico ainda para esse Festival da parte do governo do Estado ou de emendas parlamentares. Todo o recurso licitado, orçado e cotado é dos cofres municipais. Há somente ainda um Projeto protocolado junto à SecTur, no qual as Marchinhas é apenas um dos itens de todo um grande conjunto da festa momesca. O recurso que normalmente é destinado para um Carnaval não cobre 1/3 das despesas totais deste. Apesar de ter havido lançamento de edital, é regra do Direito Público e Administrativo que um gestor público pode rever quaisquer de seus atos a qualquer momento da gestão conforme o interesse desta e/ou da coletividade. E a Nota Oficial é bem clara em explicar que cortes de despesas existiram em todas as áreas do governo para sanear as finanças do município e priorizar o salário em dia do funcionalismo; a saber: 10 veículos que serviam à Infraestrutura foram desalugados, corte de despesas com diárias, lanches, cafezinho, hospedagens etc.

Governar não é fácil. Julgar à distância de uma realidade administrativa que não se conhece, não é prudente.
Esse governo já deu demonstrações mais do que inequívocas de valorização da arte e da cultura. E assim seguirá!” (palavras de Allan Roberto, postada na página do Facebook de Samuel Barreto).

EIS MINHA RESPOSTA (Sem entrar no mérito do quanto de recurso será disponibilizado para o carnaval de rua, tampouco, o quanto representaria o custo do festival)

Obrigada pelo esclarecimento, Sr. Allan Roberto!

Entendo, perfeitamente, que governar não é fácil, há de se ter muita habilidade, e sei que em determinados momentos a necessidade de redução de gastos se impõe, especialmente quando existe contingenciamento orçamentário.

Está configurado que o projeto momesco é um conjunto de ações, estando incluída, dentre essas, o Festival de Marchinhas, disso não tenho dúvida.

Assim como gestora pública, igualmente, sei que a administração deverá rever seus atos quando eivado de erros. Logo, há de se inferir que o lançamento do Edital do Festival, inclusive prorrogado e amplamente divulgado, foi um grave erro.

Não questiono a deliberação, priorizando o interesse público e a coletividade, segundo a Nota de Esclarecimento, mas sim a forma intempestiva, que a meu ver, constrangeu os autores das marchinhas que se dispuseram concorrer.

Ora, ora, se já haviam indícios de dificuldades financeiras nos cofres públicos, desde o ano passado, o mais salutar, e prudente, seria a não publicação do edital, evitando falsa expectativa e a exposição desnecessária da imagem da Presidente da FUP, que tem se esmerado em ações para resgate e consolidação das manifestações populares.

Sim, é lamentável!

Enquanto filha de Pedreiras, e mesmo à distância, eu acompanho e torço pelo progresso da minha terra; embora decepcionada, e tenho minhas razões, por direito de cidadã.

A decisão está tomada, resta-me desejar boa sorte!

Ainda, que tênue, teimo em guardar um fio de confiança no Governo “Honra e Trabalho”.
Paz e luz!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Vice-prefeito de Pedreiras. Acesse nossa página no Facebook. Clique no Flyer

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Gráfica e Editora Mearim – (99) 3642-8006/98189-0190 – Pedreiars – MA

  • Acesse nossa página. Clique no banner

  • Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Óticas Diniz

  • Venha nos visitar!

  • Connect Pedreiras

  • LOJA DOIS PAPELARIA – Avenida Rio Branco – Centro – Pedreiras

  • Especialista em aplicativos, cartões digitais interativos e redes sociais. Clique no Banner e tenha mais informações

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • Clique Aqui

  • Traficc