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80% das indenizações do DPVAT são por acidentes com motos

Motos e motonetas respondem por mais de 10 mil acidentes indenizados em 2016 (Foto: Biaman Prado / O ESTADO)

SÃO LUÍS – Acidentes envolvendo motocicletas representaram mais de 80% das quase 12 mil indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) no Maranhão ao longo do ano de 2016, de acordo com dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda. As motocicletas representam a maioria dos veículos em circulação no estado, superando metade da frota total.

Foram solicitadas mais de 20 mil indenizações do Seguro DPVAT no estado do Maranhão e indenizados quase 12 mil sinistros. Os dados se referem ao período de janeiro a novembro de 2016, uma vez que as informações do mês de dezembro do ano passado ainda não foram recebidas, informou a Susep. Também não foi informado se a maioria das solicitações foi feita por condutores, demais ocupantes dos veículos ou pedestres vítima de atropelamentos, pois estas informações não constam no banco de dados da Susep. Da mesma forma, não é possível saber se as indenizações foram pagas a condutores, demais ocupantes dos veículos ou pedestres.

Os dados da Susep mostram ainda que motocicletas e motonetas respondem por mais de 10 mil acidentes indenizados em 2016, representando 86,3% do total. O ranking de acidentes apurado no estado do Maranhão mostra que os automóveis aparecem em segundo lugar no envolvimento com sinistros no trânsito, sendo pagas, em 2016, 823 indenizações. Em terceiro lugar aparecem caminhos, tratores, reboques e outros veículos do tipo, com 235 indenizações. Veículos de transporte coletivo como ônibus e microônibus vem em seguida com 110 indenizações. Já táxis e carros de aluguel responderam por apenas 5 acidentes. Foram ainda pagas 462 indenizações por acidentes cujo tipo do veículo envolvido não foi identificado.

Motocicletas
Não foi possível obter a frota atual de motocicletas no Maranhão devido a problemas técnicos no site do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran). Mas até março de 2016, em 214 dos 217 municípios maranhenses o número de motocicletas ultrapassava a quantidade de carros. Os dados não devem ter mudado desde então. Imperatriz era a cidade com a maior frota de motos em comparação à de carros; Caxias aparecia em segundo lugar no ranking, seguida de Timon e Balsas.

Codó figurava na quinta colocação no ranking das cidades onde há mais motocicletas que carros e com uma peculiaridade. Além da frota de motocicletas ser maior, a de automóveis era apenas a terceira da cidade, representando apenas 9,49% do total de veículos que circulavam pelo município.

Os únicos três municípios em que a frota de carros ainda era maior que a de motos ficam na Região Metropolitana de São Luís. Além da capital, São José de Ribamar e Paço do Lumiar tinham mais automóveis. São Luís é a maior frota do estado, representando cerca de 25% do total de veículos que circulam pelo Maranhão. A capital tem ainda a maior frota de motocicletas, eram quase 94 mil até março de 2016. De cada quatro veículos que trafegam pelas ruas e avenidas da capital, um já era motocicleta.
Comparando as duas frotas, as motocicletas representavam 48,62% do total de carros de São Luís.

Crescimento
O crescimento da frota de motocicletas está diretamente ligado à facilidade de crédito que o brasileiro viveu nos últimos anos e ao aumento do salário mínimo, que deram um impulso para que várias famílias passassem a utilizar a moto como meio de transporte principal. Outro motivo é a praticidade de deslocamento em comparação aos carros de passeio. Com a moto, o condutor pode deslocar-se mais facilmente entre carros, evitando ficar preso em longas filas que se formam em avenidas.

Em 2012, um relatório do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já apontava o Maranhão como o estado brasileiro com o maior percentual proporcional de motocicletas em circulação em relação à proporção do país. Naquele ano, no Maranhão, essa proporção chegava a 49,57% do total da frota de veículos.

SAIBA MAIS

Dados do Detran mostram que pelo menos desde 2007 as motocicletas representam a maioria dos veículos novos que entraram em circulação no estado. Somente de janeiro a março de 2016, 3.251 novos veículos chegaram às ruas e avenidas do Maranhão, a maioria, 41,06%, foram motocicletas. No ano de 2015, mais de 30 mil novas motos entraram em circulação.

MAIS

O valor do seguro DPVAT de 2017 foi reduzido em 37% para todos os veículos. Para carros de passeio, os proprietários vão pagar R$ 63,69, contra R$ 101,10 em 2016. Para motocicletas o valor caiu de R$ 286,75 para R$ 180,65. Nas outras categorias, os valores de 2017 agora vão variar de R$ 66,66 a R$ 246,23, de acordo com informações publicadas dia 21 de dezembro de 2016 no Diário Oficial da União.

A resolução da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda que regula o DPVAT, também alterou a distribuição dos recursos que são arrecadados com este seguro obrigatório, administrado por um consórcio de seguradoras nacionais, denominado Seguradora Líder, que recebe uma remuneração de até 2% do faturamento pelo serviço.

A queda dos valores ocorre depois que o Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que os recursos arrecadados dos proprietários de veículos estavam pagando despesas suspeitas e a administração tinha baixa eficiência, fazendo o custo ficar mais caro de que deveria.

Em 2015, o DPVAT arrecadou R$ 8,6 bilhões, segundo o TCU. Com esses recursos são pagas indenizações para quem sofre acidentes de trânsito, além de recursos que são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao Denatran.

Números
20.696 solicitações foram feitas do Seguro DPVAT
11.944 indenizações foram pagas pelo Seguro DPVAT
10.309 indenizações pagas foram por acidentes envolvendo motocicletas e motonetas

Fonte: imirante

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