Presidente da Apac Pedreiras, Enoque Barreto, recebeu homenagem como demonstração dos relevantes trabalhos realizados na unidade. Foto: Clayton Monteles |
A política do governo do estado em adotar ações para reestruturar o sistema penitenciário e seus bons resultados foram alguns dos temas tratados durante a reunião que apresentou o balanço anual de atividades das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs).
A reunião aconteceu na última quarta-feira (27), quando foram mostradas a eficácia do método no processo de ressocialização de recuperandos do sistema prisional. Os trabalhos foram iniciados pela APAC de São Luís. Na oportunidade, o supervisor administrativo da instituição, Thiego Allan de Souza Monteles, falou dos avanços e êxito obtidos ano passado. Formada por 36 recuperandos, a Apac da capital maranhense tem implementado oficinas de trabalhos aos internos e oferecido assistências jurídica, odontológica, psicológica, dentre outras.
Por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), as Apacs desenvolvem ações com intuito de evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reinserção ao convívio social.
Outras Associações, como a de Imperatriz e Viana também apresentaram algumas atividades desempenhadas em 2015. O presidente da APAC de Imperatriz, Aluísio Melo, destacou os cursos de computação e as aulas de música, nas quais os recuperandos aprendem a tocar violão, teclado e flauta, como sendo importantes no processo de humanização.
Já a auxiliar administrativa da Apac de Viana, Claudiane Nascimento Rodrigues, além de citar as aulas de violão, destacou o artesanato, momentos de espiritualidade, o curso de computação e aulas de culinária, nos quais os internos aprendem a fazer bombons, pizzas e sorvetes, como ações eficazes de humanização e reintegração social.
Homenagem
Na oportunidade, o secretário adjunto de Atendimento e Humanização Penitenciária, José Ribamar Cardoso Lima, recebeu das mãos da supervisora de Metodologia APAC e Cogestão (Sumac), Rayanna Araújo, duas placas, uma delas representando o secretário Murilo Andrade de Oliveira, em reconhecimento ao significativo trabalho feito em prol do avanço e fortalecimento da metodologia Apaqueana no estado.
Também foi entregue uma placa ao presidente da APAC de Pedreiras, Enoque Barreto, como demonstração do relevante trabalho realizado, ano passado, sendo, assim, a APAC destaque de 2015. Para se ter ideia, a instituição recebeu, ao longo do último ano, inúmeras visitas de autoridades que queriam conhecer os trabalhos executados ali.
Em todo o estado existem 7 Apacs, localizadas nos municípios de São Luís, Pedreiras, Viana, Imperatriz, Coroatá, Timon e Itapecuru-Mirim, que deve funcionar, de forma efetiva, em março. Está previsto ainda o funcionamento das APAC´s de Balsas e Bacabal.
Fonte: ASCOM/Gov. do Marahão