Ícone do site Portal Sandro Vagner

Apacs do Maranhão Apresentam Balanço de Ações Desenvolvidas em 2015

Presidente da Apac Pedreiras, Enoque Barreto, recebeu homenagem como demonstração dos relevantes trabalhos realizados na unidade. Foto: Clayton Monteles
A política do governo do estado em adotar ações para reestruturar o sistema penitenciário e seus bons resultados foram alguns dos temas tratados durante a reunião que apresentou o balanço anual de atividades das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs).
A reunião aconteceu na última quarta-feira (27), quando foram mostradas a eficácia do método no processo de ressocialização de recuperandos do sistema prisional. Os trabalhos foram iniciados pela APAC de São Luís. Na oportunidade, o supervisor administrativo da instituição, Thiego Allan de Souza Monteles, falou dos avanços e êxito obtidos ano passado. Formada por 36 recuperandos, a Apac da capital maranhense tem implementado oficinas de trabalhos aos internos e oferecido assistências jurídica, odontológica, psicológica, dentre outras.
Por meio de convênio com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), as Apacs desenvolvem ações com intuito de evitar a reincidência no crime e proporcionar condições para que o condenado se recupere e consiga a reinserção ao convívio social.
Outras Associações, como a de Imperatriz e Viana também apresentaram algumas atividades desempenhadas em 2015. O presidente da APAC de Imperatriz, Aluísio Melo, destacou os cursos de computação e as aulas de música, nas quais os recuperandos aprendem a tocar violão, teclado e flauta, como sendo importantes no processo de humanização.
Já a auxiliar administrativa da Apac de Viana, Claudiane Nascimento Rodrigues, além de citar as aulas de violão, destacou o artesanato, momentos de espiritualidade, o curso de computação e aulas de culinária, nos quais os internos aprendem a fazer bombons, pizzas e sorvetes, como ações eficazes de humanização e reintegração social.
Homenagem
Na oportunidade, o secretário adjunto de Atendimento e Humanização Penitenciária, José Ribamar Cardoso Lima, recebeu das mãos da supervisora de Metodologia APAC e Cogestão (Sumac), Rayanna Araújo, duas placas, uma delas representando o secretário Murilo Andrade de Oliveira, em reconhecimento ao significativo trabalho feito em prol do avanço e fortalecimento da metodologia Apaqueana no estado.

Também foi entregue uma placa ao presidente da APAC de Pedreiras, Enoque Barreto, como demonstração do relevante trabalho realizado, ano passado, sendo, assim, a APAC destaque de 2015. Para se ter ideia, a instituição recebeu, ao longo do último ano, inúmeras visitas de autoridades que queriam conhecer os trabalhos executados ali.
Em todo o estado existem 7 Apacs, localizadas nos municípios de São Luís, Pedreiras, Viana, Imperatriz, Coroatá, Timon e Itapecuru-Mirim, que deve funcionar, de forma efetiva, em março. Está previsto ainda o funcionamento das APAC´s de Balsas e Bacabal.
Fonte: ASCOM/Gov. do Marahão
Sair da versão mobile