Brasília – Senado aciona PF e governo do MA para adotar medidas contra boatos sobre crianças desaparecidas

Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4,desapareceram no dia 4 de janeiro. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Nessa quarta-feira (13) a presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), enviou ofícios à Polícia Federal e à Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) para cobrar explicações sobre vídeos publicados nas redes sociais com informações falsas sobre o desaparecimento de duas crianças em Bacabal, a 250 km de São Luís.

O caso envolve os irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, que desapareceram no dia 4 de janeiro de 2026, na comunidade quilombola de São Sebastião dos Pretos. Um terceiro menino que estava com eles e foi encontrado com vida em uma área de mata logo após o desaparecimento.

Segundo levantamento da comissão, perfis com milhares de seguidores nas redes sociais têm espalhado a versão de que as crianças teriam sido encontradas. As publicações também afirmam, sem comprovação, que elas seriam vítimas de uma rede internacional de tráfico de órgãos. O conteúdo cita, ainda, falsos confrontos armados entre policiais e criminosos e mortes de bombeiros.

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (14), Damares afirmou que a comissão quer uma resposta oficial do governo do Maranhão e da polícia para pedir a remoção dos conteúdos às plataformas digitais.

“Nós queremos oficialmente uma resposta das autoridades para que a gente possa pedir à Meta e às outras plataformas a retirada imediata desses vídeos, que estão trazendo uma informação que não só assusta a sociedade como não é verdadeira, conforme conversa com o Maranhão. E detalhe: atrapalha na busca dessas crianças, que podem estar em qualquer lugar do Brasil”, declarou a senadora.

Questionamentos

No ofício enviado ao superintendente regional da Polícia Federal no Maranhão, Guilherme Augusto Nunes, e à secretária de Segurança Pública do estado, a coronel Maria Augusta Ribeiro, a senadora faz alguns questionamentos sobre o caso.

Damares pede que as autoridades informem se houve alguma operação policial com localização de cativeiro, se existe investigação formal sobre tráfico internacional de órgãos e se ocorreu a morte de agentes públicos envolvidos nas buscas.

A parlamentar também questiona se o governo e a polícia estão monitorando, no âmbito das investigações, os perfis responsáveis pela divulgação dos conteúdos.

Segundo a comissão, as publicações podem representar risco de “desinformação, alarmismo social, interferência em investigações ou possível divulgação de informações falsas”.

A Comissão de Direitos Humanos ressalta que as informações citadas nos ofícios têm como base conteúdos que circulam publicamente na internet. O colegiado afirma que isso não significa que o Senado reconheça a veracidade das publicações.

Caso monitorado

Segundo o Senado, o desaparecimento das crianças em Bacabal é acompanhado pela Comissão de Direitos Humanos desde o início do ano. Em 2 de março, o colegiado realizou uma audiência pública para discutir protocolos de busca imediata.

Além disso, foi aprovado recentemente um requerimento, de autoria da senadora Damares Alves, para a realização de uma diligência externa no Maranhão. O objetivo é acompanhar as investigações no local, visitar a área onde o caso ocorreu e fazer reuniões com a cúpula da segurança pública do estado.

Desaparecimento de crianças completa 4 meses sem respostas

Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4,desapareceram no dia 4 de janeiro após saírem para brincar no Quilombo São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, no Maranhão. Quatro meses depois o caso ainda segue sem respostas. 

Desde então, a família vive a angústia da falta de notícias, como relatou a mãe das crianças, que afirma não ter qualquer informação sobre o paradeiro dos filhos.

fonte: imirante.com

São Luís – PF apreende cerca de R$ 500 mil em operação no Maranhão

Ação, com apoio da CGU, investiga contratos de R$ 34 milhões na área educacional e apura origem e destino de valores em espécie.

Foto/PF do Maranhão

São Luís/MA- A Polícia Federal apreendeu, na terça-feira (12/5), aproximadamente R$ 500 mil reais, em espécie, sacados em agência da Caixa Econômica Federal.

A ação decorre de investigação em curso, com o apoio da Controladoria-Geral da União-CGU, que apura a celebração de contratos administrativos entre empresa com aparente ausência de capacidade operacional e diversos entes públicos vinculados ao setor educacional com atuação no Estado do Maranhão. Os contratos investigados, firmados entre os anos de 2022 e 2026, somam aproximadamente R$ 34 milhões.

No momento da abordagem, os indivíduos responsáveis pelo transporte do numerário, que se encontravam acompanhados por seguranças particulares, foram conduzidos à unidade da Polícia Federal para prestarem esclarecimentos, sendo posteriormente liberados.

As investigações prosseguem com o objetivo de apurar a efetiva origem, destinação e eventual vinculação do numerário a práticas ilícitas, bem como identificar possíveis irregularidades relacionadas aos contratos sob análise.

Fonte – Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão

Violência – Secretário de Educação de Pedreiras, David Ximenes, e duas professoras foram vítimas de assalto em São Luís. Um bandido foi preso

David Ximenes – Secretário de Educação de Pedreiras/Foto – Site da Prefeitura de Pedreiras

O secretário de Educação de Pedreiras, David Ximenes, que estava acompanhado das professoras Fátima e Ana Leide, foi vítima de assalto durante um almoço em um restaurante na Avenida Litorânea, em São Luís, na tarde desta sexta-feira (08). Segundo informações, os elementos que chegaram em uma motocicleta estavam armados e efetuaram alguns disparos contra os clientes, o secretário saiu correndo e foi perseguido por um dos  bandidos, que efetuou três disparos contra ele, usando um revólver calibre .38, mas apenas uma munição foi deflagrada, não o acertando. No susto ele caiu, já no chão, um dos bandidos tomou uma aliança e um cordão que estavam em poder de David Ximenes.

Prisão 

Reprodução do vídeo da PM de São Luís – MA

No momento do crime, uma viatura da polícia militar passava pelo local e entrou em confronto com os bandidos. Um foi alvejado no braço, mas o segundo conseguiu fugir. Os pertences do secretário David Ximenes foram recuperados pela polícia. O bandido alvejado foi encaminhado ao hospital, sendo preso após o atendimento. O secretário e outras vítimas foram a uma delegacia, onde prestaram depoimento sobre o crime.

Reprodução do vídeo da PM de São Luís – MA

A notícia repercutiu em Pedreiras e em toda região. David Ximenes é uma pessoa tranquila, mas diante a situação tentou evadir-se do local, assim como os demais que estavam no restaurante, por isso, teria ficado na mira do bandido.

Maranhão – CPI sobre Felipe Camarão tem presidência definida e avança na Assembleia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga movimentações financeiras ligadas ao vice-governador Felipe Camarão avançou na Assembleia Legislativa do Maranhão com a definição da presidência e vice-presidência do colegiado. A deputada Ana do Gás foi eleita presidente, enquanto Adelmo Soares assumiu a vice-presidência.

O deputado Yglésio Moyses foi indicado para a relatoria, mas a eleição formal do cargo deve ocorrer apenas na próxima semana.

CPI sobre Felipe Camarão define comando

A instalação da CPI ocorre após adiamento da primeira reunião por conflito regimental e falta de quórum. Com a definição inicial da mesa, os trabalhos devem ganhar ritmo nos próximos dias.

Segundo a presidente Ana do Gás, a condução seguirá o regimento interno da Casa e terá como foco a apuração responsável dos fatos.

Nosso objetivo é buscar esclarecimentos e trazer respostas à população, com tranquilidade, responsabilidade e respeito a todas as partes”, afirmou.

Próximos passos da comissão

De acordo com a presidência e a vice-presidência, a CPI sobre Felipe Camarão deve iniciar, já nas próximas reuniões, a fase de organização dos trabalhos e definição de requerimentos.

Entre as primeiras medidas previstas estão:

  • Apresentação de pedidos de documentos;
  • Convocação ou convite de pessoas para prestar esclarecimentos;
  • Definição do cronograma de atividades;
  • Delimitação inicial da linha de investigação.

O deputado Adelmo Soares destacou que os integrantes terão espaço para sugerir diligências e que o andamento será construído em conjunto com o relator.

Relatoria ainda será oficializada

Apesar da indicação de Yglésio Moyses para relator, a escolha definitiva será feita na próxima semana. A função é considerada estratégica, pois caberá ao relator organizar os trabalhos e apresentar o relatório final.

Investigação e contexto da CPI

A CPI foi criada para apurar supostas irregularidades envolvendo a estrutura da vice-governadoria e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), anteriormente comandada por Felipe Camarão.

O requerimento aponta indícios de:

  • Movimentações financeiras consideradas atípicas;
  • Possíveis repasses a terceiros;
  • Relações com pessoas ligadas ao vice-governador.

O prazo inicial para conclusão dos trabalhos é de 120 dias, podendo ser prorrogado.

Divergências e críticas

Durante a fase inicial, o deputado Yglésio Moyses chegou a apontar possível tentativa de obstrução dos trabalhos por parte da oposição. Até o momento, os parlamentares oposicionistas não se manifestaram sobre as declarações.

Já a presidência da CPI reforçou que os trabalhos serão conduzidos com imparcialidade e foco no esclarecimento dos fatos, sem caráter de perseguição política.

A próxima reunião do colegiado deve ocorrer na próxima semana, quando será definida oficialmente a relatoria e iniciado o cronograma de atividades.

fonte: imirante.com

São Luís – Patroa que agrediu doméstica: OAB pede prisão preventiva no Maranhão

OAB pede prisão de patroa que agrediu doméstica grávida no MA; entidade classificou crime como tortura. (Foto: Reprodução/Redes sociais/TV Mirante)

O caso da patroa que agrediu doméstica no Maranhão ganhou novos desdobramentos nesta quarta-feira (6), após a Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA solicitar a prisão preventiva da empresária Carolina Sthela Ferreira dos Anjos. A mulher é investigada por tortura e violência contra uma empregada doméstica de 19 anos, que estava grávida no momento das agressões.

O crime ocorreu no dia 17 de abril, na residência onde a vítima trabalhava, em Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. A gravidade da situação e os detalhes revelados pelas investigações têm gerado forte repercussão no estado.

Relatório aponta tortura física e psicológica

Segundo a OAB-MA, a patroa que agrediu doméstica submeteu a vítima a uma série de agressões após acusá-la de furtar um anel. Mesmo com a negativa da jovem, as violências começaram e se prolongaram por cerca de uma hora.

Entre os atos descritos no relatório estão:

  • Socos, tapas e murros repetidos
  • Puxões de cabelo e queda ao chão
  • Ameaças com arma de fogo
  • Colocação da arma na boca da vítima
  • Intimidação psicológica constante

Mesmo após o anel ter sido encontrado dentro da própria casa, as agressões continuaram, o que reforça a caracterização de tortura, segundo a entidade.

Vítima grávida tentou proteger o bebê durante agressões

A jovem relatou que, durante o ataque, tentou proteger a barriga o tempo todo. Na época, ela estava com cerca de cinco a seis meses de gestação.

De acordo com o depoimento, a patroa que agrediu doméstica não demonstrou preocupação com o estado da vítima, que sofreu diversos hematomas pelo corpo e segue em recuperação emocional semanas após o ocorrido.

O caso é considerado ainda mais grave devido à vulnerabilidade da vítima.

Leia também:

PMs são afastados após envolvimento na ocorrência de agressão envolvendo empresária e empregada doméstica grávida

fonte: imirante.com

Maranhão – Suspeito de matar estudante no Paraguai se entrega em São Luís

Suspeito de matar estudante no Paraguai se entrega (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O suspeito de matar a estudante de medicina Julia Vitória Sobierai Cardoso, de 22 anos, no Paraguai, se entregou à polícia na manhã desta segunda-feira (4), em São Luís. Vitor Rangel Aguiar, de 27 anos, se apresentou na Casa da Mulher Brasileira.

Natural do Maranhão, ele era ex-namorado da vítima e também cursava medicina no Paraguai. Vitor era considerado foragido desde o dia 24 de abril, data em que o crime aconteceu, e tinha contra si um pedido de captura internacional.

Entrega à polícia

De acordo com a Polícia Civil do Maranhão, o suspeito se apresentou espontaneamente na sede da SHPP. Até o momento, a defesa dele não se manifestou sobre o caso.

O pedido de captura havia sido expedido pelas autoridades paraguaias após o crime, ocorrido na cidade de Ciudad del Este, na fronteira com o Brasil.

Como ocorreu o crime

O assassinato aconteceu no apartamento em que a estudante morava com uma amiga. Segundo a investigação do Ministério Público do Paraguai, Vitor foi até o local para conversar com a vítima.

As investigações apontam que o crime foi motivado pelo fim do relacionamento. De acordo com os investigadores, o suspeito não aceitava o término e continuava tentando manter contato com a estudante.

Detalhes da investigação

Segundo o promotor Osvaldo Zaracho Romero, Julia foi morta com 58 golpes de tesoura de unha e outros sete de faca. A autópsia também confirmou que houve estrangulamento.

“Este homem provavelmente não tinha aceitado [o fim do relacionamento] e ele estava se aproximando dela novamente como amigo. Na sexta-feira, ele foi ao apartamento onde ela morava, supostamente para conversar”, disse o promotor.

Fuga e provas

Ainda de acordo com os investigadores, o suspeito permaneceu por horas no apartamento após o crime antes de fugir. Ele também teria levado o celular da vítima.

As armas utilizadas no crime foram apreendidas pelas autoridades, que seguem investigando o caso.

Quem era a vítima

Julia Vitória Sobierai Cardoso era natural de Chapecó, em Santa Catarina, e morava em Navegantes com a família antes de se mudar para o Paraguai. Desde 2025, ela cursava medicina na Universidad de la Integración de las Américas (Unida).

Segundo amigos, o objetivo da estudante era se tornar pediatra. Ela era descrita como dedicada e estudiosa.

Relato de amiga

A amiga Sara Cazarotto contou que conheceu Julia ainda na adolescência e que as duas chegaram a viajar juntas para a Europa no início de 2026.

“A Julia foi um dos seres humanos mais lindos que eu já conheci, um coração puro e de uma bondade genuína! Realizamos nosso sonho juntas, por apoio dela, uma menina que inspirava qualquer pessoa ao seu redor”, relatou.

fonte: imirante.com

Caxias – Polícia Civil prende um homem suspeito de matar a própria sogra

Um homem de 43 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso nessa quarta-feira (29), suspeito de matar a própria sogra, Raimunda Maria da Silva Oliveira, de 59 anos, em Caxias, no leste do Maranhão.

Segundo a polícia, contra ele foram cumpridos dois mandados judiciais: um de prisão preventiva e outro de busca e apreensão domiciliar.

De acordo com as investigações, o homem é apontado como o principal suspeito do crime, ocorrido na noite de 9 de fevereiro deste ano, no bairro Tamarineiro.

Motivação do crime teria sido ameaças

Ainda conforme a polícia, a motivação do crime estaria relacionada ao fato de a vítima ter ameaçado denunciar o suspeito por possíveis crimes cometidos anteriormente por ele.

Após a prisão, o homem foi levado para a delegacia, onde prestou depoimento. Em seguida, foi encaminhado para uma unidade prisional da região, onde permanecerá à disposição da Justiça.

fonte: imirante.com

Vitorino Freire – ‘Fogoió’: quem era o prefeito de Vitorino Freire que morreu após passar mal durante evento em igreja

O prefeito de Vitorino Freire, Ademar Alves Magalhães (União), conhecido como Fogoió, morreu na noite de segunda-feira (27), após passar mal durante um evento da Secretaria Municipal de Educação realizado em uma igreja. A informação foi confirmada pela prefeitura do município.

Fogoió tinha 61 anos, era natural de Vitorino Freire e estava no primeiro mandato como chefe do Executivo municipal. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele declarou ocupação como empresário e disputou pela primeira vez um cargo eletivo em 2024, quando foi eleito com 62,69% dos votos válidos.

Trajetória política e carreira

Antes de entrar para a política, Ademar Magalhães trabalhou como motorista e, posteriormente, atuou como assessor parlamentar do deputado federal Juscelino Filho entre 2015 e 2019. Em 2023, assumiu o cargo de secretário municipal de Infraestrutura e Obras de Vitorino Freire, função que antecedeu sua candidatura à prefeitura.

Com a morte do gestor, a vice-prefeita Gabi Viana assume o comando do município.

Velório e despedida

O velório ocorre ao longo desta terça-feira (28), na Igreja Assembleia de Deus, em Vitorino Freire. Já na quarta-feira (29), às 7h, será celebrada uma missa em uma igreja católica. Em seguida, o corpo será levado em cortejo até o Cemitério Municipal, onde será realizado o sepultamento.

Ademar Magalhães deixa a esposa, Leda, e as filhas Jackeline e Larissa.

Causa da morte

Informações preliminares apontam que o prefeito foi vítima de um infarto. Ele chegou a receber manobras de reanimação cardiopulmonar realizadas pela ex-prefeita Luanna Rezende, que é médica e estava presente no momento em que ele passou mal.

O gestor também foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Francisco Ribeiro, mas não resistiu.

Cidade decreta luto oficial de três dias

A Prefeitura de Vitorino Freire destacou a trajetória de Fogoió e decretou luto oficial de três dias. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, lamentou a morte nas redes sociais e ressaltou a parceria com o gestor.

Já o prefeito de Bacabal e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa, destacou a atuação política ativa de Fogoió durante o primeiro mandato.

O deputado federal Juscelino Filho também relembrou a atuação do prefeito e sua contribuição à política local.

“Com imensa tristeza e dor, recebi a notícia do falecimento do amigo Fogoió, prefeito de Vitorino Freire/MA. Ele, que é parte da nossa família há mais de 30 anos, deixa um eterno legado de trabalho, humildade e cuidado com as pessoas. E, claro, muitas saudades! Que Deus o receba de braços abertos no Reino e conforte os corações de todos nós – familiares, amigos e admiradores, que sofremos neste momento tão difícil. Sintam-se abraçadas, de forma especial, a esposa Leda e as filhas Jackeline e Larissa. Descanse em paz, @fogoiovf!🖤😭”, lamentou o deputado.

Nota da Prefeitura de Vitorino Freire

“A Prefeitura de Vitorino Freire comunica, com profundo pesar, o falecimento do prefeito Ademar Alves Magalhães.

Gestor dedicado, exerceu sua trajetória com compromisso, responsabilidade e zelo pelo povo vitorinense, deixando um legado de trabalho e dedicação ao município.

Neste momento de dor, a Prefeitura se solidariza com familiares, amigos e toda a população, rogando a Deus que conceda conforto e força a todos.

Em reconhecimento à sua trajetória marcada pelo compromisso com o serviço público e dedicação ao município, fica decretado luto oficial de três dias”.

Nota da FAMEM

“É com profundo pesar que a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) recebe a notícia do falecimento do prefeito de Vitorino Freire, Ademar Alves Magalhães, o querido Fogoió.

Homem público dedicado e com forte presença na comunidade, Ademar nos deixa um legado de atuação política ativa em seu primeiro mandato. Neste momento de imensa dor, a FAMEM se solidariza com sua esposa, suas duas filhas, amigos e todos os cidadãos vitorinenses.

fonte: imirante.com

Bernardo do Mearim – Três suspeitos são presos pela Polícia Militar após um homicídio

Reprodução

O crime aconteceu quinta-feira (23), em Bernardo do Mearim. Segundo informações, três homens teriam participado o crime, que tirou a vida do cigano Cícero Neves da Silva, 41 anos, natural de Ouricuri (PE). Ele foi assassinado com vários disparos de arma de fogo. Chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

A prisão dos suspeitos foi feita por policiais militares que fazem parte do 19º BPM de Pedreiras. Após a prisão, todos os envolvidos foram levados para a 14ª DRPC, em seguida foram encaminhados para o presídio.

Quanto a arma usada no crime, ela poderia pertencer a outra pessoa, foi o que disse um dos suspeitos, que um motoqueiro levou a arma até eles, após o homicídio, teria levado de volta. Essa informação Inclui um quarto elemento na ação criminosa.

Não foram repassadas as informações sobre a motivação do homicídio, nem a identificação dos suspeitos. A Polícia Civil segue com as investigações.

Um carro foi apreendido, o veículo estaria em poder dos suspeitos de tirar a vida de Cícero Neves, eles tentavam fugir após o crime.

Santa Luzia do Paruá – PF prende investigado por produção e armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantil

Foto/Polícia Federal do Maranhão

São Luís – A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Red Card no município de Santa Luzia do Paruá/MA, com a finalidade de cumprir mandado de prisão preventiva contra investigado pela prática do crime de produção de conteúdo de abuso sexual infantil.

No âmbito da operação, também foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência do suspeito. Durante as diligências, foram apreendidos dispositivos eletrônicos e mídias digitais, que serão encaminhados para perícia especializada.

Ainda no local, os policiais constataram o armazenamento recente de arquivos contendo material ilícito da mesma natureza, o que resultou na lavratura de auto de prisão em flagrante pelo crime de armazenamento de conteúdo de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Nomenclatura e alerta
Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota, preferencialmente, as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

fonte: Assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal do Maranhão