Logo

Cerca de 80% dos Garimpeiros já Deixaram Área ilegal em MT, diz PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) estima que cerca de 80% dos garimpeiros que se encontravam explorando ilegalmente a jazida de ouro na área da Serra da Borda, na região de Pontes e Lacerda (município a 483 km de Cuiabá), já deixaram o garimpo voluntariamente desde a notificação a respeito de decisão da Justiça Federal que determina a evacuação da área. Notícias sobre o potencial de ouro na serra chegaram a levar até sete mil pessoas ao local, explorado por garimpeiros profissionais e ocasionais há cerca de um mês.

Garimpo ilegal tem funcionado há cerca de um mês em Pontes e Lacerda (Foto: Reprodução / TVCA)
Garimpo ilegal tem funcionado há cerca de
um mês (Foto: Reprodução / TVCA)
 
De acordo com a PRF, o setor de inteligência está monitorando a movimentação dos garimpeiros na região da serra e identificou a diminuição significativa do contingente ainda explorando a área. O monitoramento tem sido feito desde que a Justiça Federal, provocada pelo Ministério Público Federal (MPF), decidiu que os garimpeiros deveriam deixar o local voluntariamente ou mediante uso de forças policiais porque não existe autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para exploração da jazida.

Cerca de 80% dos garimpeiros já deixaram a Serra da Borda voluntariamente, segundo a PRF (Foto: Reprodução / TVCA)Cerca de 80% dos garimpeiros já deixaram a Serra da Borda voluntariamente, segundo a PRF (Foto: Reprodução / TVCA)
 
Na última segunda-feira a PRF esteve na área de garimpo e informou os trabalhadores a respeito da decisão judicial e da necessidade de deixarem o local voluntariamente – caso contrário, seriam obrigados a sair mediante uso da força tanto da PRF quanto da Polícia Federal (PF), do Exército e da Força Nacional de Segurança. No dia, a PRF deu prazo até esta quarta-feira para os garimpeiros saírem da área.

pontes e lacerda, mt

No mesmo dia, seis garimpeiros acabaram soterrados em uma galeria que estava sendo explorada no alto da serra. Eles sofreram apenas ferimentos leves, mas o acidente serviu de alerta sobre os riscos na área para os trabalhadores.
 
No dia seguinte, entretanto, ainda havia garimpeiros na região e parte deles, motivada por novos boatos de extração de ouro, também passaram a escavar o pé da serra, uma segunda frente de trabalho.

Garimpeiros se reuniram na tarde desta quarta-feira e pediram regularização da área ilegal em Pontes e Lacerda (Foto: Reprodução / TVCA)Garimpeiros se reuniram na tarde desta quarta-feira e pediram regularização da área ilegal em Pontes e Lacerda (Foto: Reprodução / TVCA)
 
Nesta quarta-feira, data em que expirou o prazo dado pela PRF, cerca de mil garimpeiros se reuniram na área de um posto de combustíveis no acesso à região do garimpo. Entre as autoridades presentes estava o prefeito de Pontes e Lacerda, Donizete Barbosa (PSDB), que apelou para que os trabalhadores deixassem a área pacificamente e que deixassem de escavar na área do pé da serra, utilizada em parte para pasto.

Garimpeiros exploraram partes superior e inferior da serra (Foto: Reprodução / TVCA)
Garimpeiros exploraram partes superior e inferior
da serra (Foto: Reprodução / TVCA)
 
Do outro lado, os garimpeiros pediram a implementação de alguma medida que regularize a exploração de ouro na Serra da Borda. E, após a reunião, parte deles voltou às escavações no garimpo, contrariando as orientações dadas até então.
Segundo a PRF, estava agendada para esta quarta-feira uma reunião com a PF para a definição do plano de ação na Serra da Borda, mas o encontro não aconteceu.
As forças policiais só deverão atuar na retirada dos garimpeiros após o alinhamento deste plano, cuja responsabilidade é da PF – cuja assessoria de imprensa não atendeu aos telefonemas da reportagem nesta quarta-feira.
 
Fonte: g1.matogrosso.com.br

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz