Logo

Com a Palavra: 100 anos da revolução Russa: Um dos principais acontecimentos do século XX

Por Ricardo Costa Gonçalves

Ricardo Costa Gonçalves/Professor

No inicio do século XX, a Rússia era um país de base econômica atrasada e agrícola. As condições de vida dos Camponeses russos eram de extrema pobreza e miséria. Além disso, os camponeses pagavam exorbitantes impostos para sustentar o sistema czarista de Nicolau II. No ano de 1905, no domingo sangrento, Nicolau II manda seu exército massacrar milhares de manifestantes. Também, os marinheiros do encouraçado Potenkim foram reprimidos. Nesse período, inicia-se a organização dos operários russos e a formação dos sovietes.

Os opositores do regime czarista formaram o Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Apesar de lutarem pelo fim do czarismo, os social-democratas russos não abraçavam um único caminho de reconstrução do país. Foi nesse contexto que surgiram as duas correntes políticas fundamentais: os mencheviques e os bolcheviques.

O termo menchevique – do russo menshe, que significa “minoria” – caracterizava a corrente que tinha uma análise mais ortodoxa do pensamento marxista. Liderados por Georgy plekanov e Yuly Martov, os mencheviques defendiam que a burguesia deveria liderar o novo governo a ser constituído após a queda do Czar.

Enquanto, os bolcheviques – do russo bolshe, que significa “maioria”- liderados por Vladimir Ylych Lênin, defendiam que o novo governo fosse liderado pela classe operária. Nesse sentindo, a revolução proletária seria a responsável imediata pelas transformações que modernizariam a base econômica russa e daria fim às desigualdades sociais que marcavam o país.

Em 1917, a disputa entre mencheviques e bolcheviques atingiu o seu ápice. Em fevereiro, os Mencheviques tomaram o poder na Rússia e tinham como finalidade estabelecer o desenvolvimento da economia capitalista no país. No entanto, o fracasso das ações políticas tomadas e a permanência da Rússia na I Guerra Mundial acabaram gerando duras críticas. Nesse contexto, Vladimir Ylych Lênin – com a publicação das “Teses de Abril”- denunciou o limite do novo governo no atendimento das reivindicações das causas operárias.

No começo de novembro, os bolcheviques derrubaram o governo menchevique. A partir desse momento, Lênin e outros líderes do partido realizaram mudanças nas estruturas políticas e econômicas da Rússia. Concomitantemente, foi organizado um exército proletário para conter as forças reacionárias que se opunham à experiência revolucionária. Banqueiros e latifundiários foram expropriados, o país saiu da I Guerra Mundial, e o novo governo garantiu as mulheres direitos, etc.

Assim, foi originada a União das Repúblicas Soviéticas, o primeiro país socialista do mundo, que existiu até 1991. Essa foi uma das grandes revoluções da história, talvez comparada somente à francesa.

Ricardo Costa Gonçalves: Professor, graduando em Matemática, mestrando em Estado e Políticas Públicas FPA/FLACSO, ex-diretor do C.E. M Olindina Nunes Freire, ex-secretário de Educação do município de Pedreiras, ex-assessor especial da prefeitura de Pedreiras, ex-superintendente adjunto do INCRA, técnico do Núcleo de Extensão e Desenvolvimento LABEX/UEMA e militante do Partido dos Trabalhadores – PT.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Vitorino Net

  • Gráfica e Editora Mearim – Pedreiras

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz