O professor Dácio Alves Viana, foi um dos contemplados com o título de Cidadão Pedreirense na sessão solene na Câmara de Vereadores de Pedreiras, realizada ontem (27), em comemoração aos 96 anos de emancipação política do Município.
Durante a solenidade o professor foi condecorado com a medalha Tiradentes, como um membro da ONU, Dácio recebeu a Comenda das mãos de sua mãe Maria de Jesus Alves Viana. O senhor Albertino Rodrigues Pereira, agente da ONU, disse que o título de humanitário, outorgado ao professor Dácio, o fez o primeiro maranhense a receber a honraria através da Associação Brasileira das Forças Internacionais da Paz no Brasil. O professor recebeu ainda o diploma ABFIPB, que foi entregue pelo pai do homenageado o Pr. José Ribamar Alves Viana.
A medalha Tiradentes tem uma grande importância, inclusive foi dada a pessoas nobres no mundo inteiro, como por exemplo: ao Bispo Desmond Tuto, Madre Teresa de Caucutá, Bill Clinton, Bil Gates, Bebeto, Ronaldo Fenômeno, Maradona, Xuxa, Lula e outros. Dácio foi reconhecido pela ONU pelo trabalho prestado como educador, que ajuda pessoas carentes, doando várias bolsas de estudos e por fazer um trabalho humanitário nos municípios mais necessitados do Estado do Maranhão, por isso, Dácio, que é proprietário do IPEDE, foi definitivamente integrado como membro permanente das Forças Internacional da PAZ da ONU.
Em seu discurso Dácio fez questão de agradecer a equipe do IPEDE, que faz parte desse trabalho humanitário. Sobre o início de tudo o professor destacou o valor que iniciou o projeto, que foi de R$ 500,00 (quinhentos reais) e lembrou a todos que isso é que faz um ser humano a romper barreiras e chegar a ter um título muito importante como o da ONU (Organizações das Nações Unidas). Quanto ao reconhecimento através da ONU, teria sido um trabalho realizado na cidade de Belagua do Maranhão, onde as famílias vivem em extrema pobreza, ao ponto de sobreviver com uma renda mensal de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). E durante uma visita ao município, Dácio teria testemunhado uma cena comovente, onde uma criança estava morrendo, por que a família não tinha condições de levá-la para um tratamento em outro local. Todo processo de salvação foi feito pelo professor e sua mãe, que levaram a criança a São Luís, foi tratada e hoje vive bem com os pais, graças a essa ação humanitária do professor Dácio. Amar o próximo como a si mesmo, isso sim é ser humano, finalizou o professor durante seu discurso. Logo em seguida, a plateia o aplaudiu por alguns minutos.
Finalizando, Dácio chamou todos os integrantes para registrar em foto esse momento que ficará marcado para sempre em sua vida, dos amigos e de seus familiares.
O Blog parabeniza Dácio e sua equipe pela brilhante conquista.