
O evento tem como principal objetivo conscientizar as mulheres a cerca de seus direitos. Hoje (15), a Juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras, Drª. Larissa Rodrigues Tupinambá Castro, concedeu entrevista ao Blog sobre o evento que acontecerá na Praça do Goiabal, nos dias 25, 26 e 27 de julho.
Blog de Olho em Tudo – Como surgiu essa ideia da 3ª vara realizar esse mega evento em Pedreiras?
Drª Larissa Tupinambá – Na verdade, a gente tem percebido que a questão da violência de gênero, aqui, tem tomado uma proporção alarmante, e por mais que a gente tenha uma preocupação de priorizar esse tipo de processo, centrar e focar na missão, não tem sido suficiente, então, a gente começa perceber que talvez o combate a essa realidade, passe também pra um olhar social, por uma ação social que conscientize os homens e resgate a auto estima dessas mulheres. E, pensando nesta situação, nós começamos a movimentar; a trazer a expedição de documento, trazer os exames médicos, a questão da mamografia, do preventivo, organizar a sociedade civil em prol dessa ação, nesse olhar pra mostrar pra mulher que ela não está sozinha e nem desamparada, que tem condições sim, de reagir.
Blog de Olho em Tudo – Como está o apoio para esta ação?
Drª Larissa Tupinambá – Nós procuramos as secretarias de Estado, a secretaria de Estado da Mulher, conseguimos o deslocamento da carreta. Ela já vem com palestras, mamografia, preventivo, prevenção de DST, HIV, medição de pressão arterial e de glicemia. Conseguimos também, através do VIVA, o deslocamento dos equipamentos e servidores pra emissão de documentos: RG, certidão de antecedente e CPF. Conseguimos ainda o caminhão da Cultura, por que a gente acha que é importante, também, trazer uma programação de entretenimento e lazer.
Blog de Olho em Tudo – Essa ação não é só em Pedreiras?
Drª Larissa Tupinambá – Depois que as comarcas conseguiram se mobilizar, surgiu a ideia de que a semana fosse estadual, então passou a ser uma semana estadual de Valorização da Mulher, de 20 a 27/07. Teremos uma programa de 21 a 24/07, na capital, com a visita a penitenciária, pra ver os direitos das mulheres encarceradas, com seminários com nomes que tem destaque no cenário nacional, como a secretária geral de assuntos relativos a raça da mulher, que é a Desembargadora aposentada Luislinda, a Hermínia, que foi a juíza criadora do Botão do Pânico, vamos ter panfletagem nos shoppings da capital, caminhada e 25 a 27, concentramos nas comarcas.
Blog de Olho em Tudo – As encarceradas de Pedreiras terão a oportunidade de participarem desse projeto?
Drª. Larissa Tupinambá – Nós não temos mulheres presas aqui na nossa unidade prisional, todas as mulheres detentas aqui de Pedreiras, estão na capital e serão assistidas no núcleo da defensoria, no dia 21.
Blog de Olho em Tudo – Em nível de município, como é que está o apoio?
Drª. Larissa Tupinambá – O apoio veio através das secretarias municipais, da Mulher, Cultura, de Administração de Pedreiras e de Trizidela do Vale, da sociedade civil e do empresariado. O que a gente quer fazer é uma programação bem diversificada. Na segunda-feira (25), a gente já começa com uma alvorada, conseguimos o apoio do Grupo Falcões do Asfalto, que são os motoqueiros, com bandeiraço vão sair pelas ruas. Teremos: atendimentos, palestras, roda de conversa, aulões de aeróbica, alongamento e conseguimos uma parceria muito forte com a FAESF, que está deslocando profissionais da área de nutrição e fisioterapia. Nós vamos oferecer pilates, orientação nutricional com reaproveitamento de alimentos; conseguimos os profissionais de enfermagem, e atendimento médico especializado. A gente teve uma preocupação e envolvemos todos os artistas da região, tanto de Pedreiras, quanto de Trizidela do Vale, por que todos esses dias, de 25 a 27/07, nós teremos noites culturais com show de calouros, show de talentos, apresentação de poesias, pois conseguimos envolver as escolas do município, os alunos apresentaram poesias envolvendo a temática, teremos repentistas e bandas; será bem interessante.
Blog de Olho em Tudo – como será a abertura?
Drª Larissa Tupinambá – No dia 25, nós vamos ter a abertura, nós resolvemos fazer na Praça do Goiabal, primeiro foi um sorteio, foi decidido de forma democrática entre Pedreiras e Trizidela do Vale. Como a gente pretende que o evento fique no calendário de Pedreiras, provavelmente no próximo ano será em Trizidela. E nessa abertura, que a gente vai fazer na escola Oscar Galvão, por que precisamos de um espaço fechado, com sonorização e com ventilação. Teremos a presença da desembargadora do Tribunal de Justiça do Maranhão, Ângela Salazar, que a presidente de coordenação do núcleo de combate à violência, e nós fomos agraciados com a surpresa de que ela vai lançar o projeto “Pela Paz Familiar”, aqui em Pedreiras, a princípio seria em são Luís, mas será lançado aqui, que consiste numa semana de 15 a 19/08, aí, já ligado pra parte processual; julgamentos de mulheres envolvendo mulheres como vítima, inclusive homicídios e feminicídios.
