Logo

Governo amplia oferta de cursos de capacitação profissional no Polo Coureiro de Ribeirãozinho

Foto: Divulgalçao - Seinc - Governo-amplia-oferta-de-cursos-de-capacitação-profissional

(Foto: Divulgalçao) – Seinc – Governo amplia oferta de cursos de capacitação profissional

“Eu nunca vi nada assim aqui. Esses cursos vão ajudar no desempenho da cidade, principalmente na geração de emprego”. A declaração é da estudante Luziane Ramos Silva, durante a solenidade de abertura de cursos voltados para polo coureiro de Ribeirãozinho, um dos maiores do Norte/Nordeste e que fica a 35 km de Imperatriz.

A iniciativa faz parte das ações em prol do adensamento da cadeia produtiva do couro, que estão sendo executadas pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc). O objetivo é contribuir na formação de mão de obra qualificada que atenda as demandas do polo coureiro do município.

O Governo do Estado contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para ministrar os cursos, que vão acontecer na unidade móvel de couro e calçados, popularmente conhecida como caminhão escola, que está instalada as margens da BR-010.

“Com a oferta de mais cursos voltados para a cadeia do couro, estamos contribuindo para minimizar um problema antigo, que é a falta de qualificação profissional. O Governo Flávio Dino, não tem medido esforços, para que Ribeirãozinho possa aumentar a geração de postos de trabalho, que serão ocupados por gente da região, com qualificação para atender as demandas do mercado”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

Com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Senai, Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária (Faema), além do Sindicato das Indústrias de Curtimento de Couros e Peles do Estado do Maranhão (Sindicouro), somam esforços, juntos às ações do Governo do Estado, já em andamento, que visam o adensamento de toda a cadeia, promovendo produtividade e industrialização da produção.

Edilson Baldez das Neves, Presidente da Fiema, destacou o papel do Governador Flávio Dino, no desenvolvimentos dos municípios do estado, com ações de fomento. “Com esses resultados, Ribeirãozinho será outro, fiquem certos, dentro de pouco tempo. A gente começa por artefato de couros e depois por outros segmentos”.

O presidente do Sindicouros, Adão Oliveira, ressalta o papel do Governo na cidade. “O Governo tem sido um grande parceiro, nunca formos vistos como agora, e quem ganha é nossa região”.

Sobre os cursos

Neste mês, serão iniciados os cursos de modelista de cabedais de calçados e confeccionador de artefatos de couro e sintético. Cada um com carga horária de 160 horas, incluindo aulas teóricas e práticas, além de material didático, equipamentos, instrumentos, ferramentas e laboratório. Além de mais dois cursos, os de montador de calçados e costureiro de calçados, ambos com carga horária de 80 horas, que estão previstos para iniciar em dezembro.

A oferta de cursos complementa as ações em prol da capacitação da mão de obra local iniciada em julho deste ano, com a entrega da primeira escola voltada para a capacitação no ramo coureiro do estado, fundada como um Centro Vocacional do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Incentivos

Com os trabalhos executados pelo Governo, recentemente, a empresa paulista Tucson Boots, especializada na fabricação de botas e calçados infantis fabricados em couro, anunciou que pretende instalar uma fábrica em Ribeirãozinho. Com início das operações revistas para janeiro de 2017, o local terá capacidade de produção de 400 pares de calçados/dia, e vai gerar 120 empregos diretos.

Além disso, os curtumes que fazem parte do polo coureiro receberam incentivos por meio do Programa ‘Mais Empresas’. Atualmente, quatro curtumes estão instados em Ribeirãozinho e juntos, somam mais de 1.500 postos de trabalho.

Fonte: SEINC

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Clique no banner – FEMAF/Telefone: 4003-5395 E-mail: academico@femaf.com.br

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • Connect Pedreiras

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz