Lançado o Edital do Vestibular da FEMAF

FEMAF- Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco Credenciamento Portaria MEC nº 357/2016 DOU 17/02/2016 CNPJ: 97.522.659/0001-40 Av. Drº João Alberto, N° 100. Res. Mª Rita www.femaf.com.br  E-mail: femaf.educa@hotmail.com  (099) 3642-2129/98187-0220

Edital n.º 001/2016  


Comissão de Exame Vestibular  A Comissão de Exame Vestibular da Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco – FEMAF, designada pela Portaria n.º 001/2016, faz saber aos interessados que encontram-se abertas as inscrições para seu 1°(primeiro) Vestibular/2016.1, destinado a selecionar candidatos ao preenchimento das vagas existentes nos cursos de graduação da FEMAF, conforme as normas constantes neste Edital, avaliando seu conhecimento nas diferentes formas pelas quais tenham concluído o ensino médio ou equivalente, para ingresso no 1.º SEMESTRE DE 2016, obedecendo às seguintes normas contidas neste edital: 1 – DAS VAGAS – cursos e turnos serão destinadas 200 vagas para dois cursos.  

1.1 INSCRIÇÕES 1.1.2 as inscrições para o presente Processo de Exames Vestibulares serão realizadas presenciais no prédio da FEMAF, até dia 02 de abril de 2016 das 8:00h as 12:00h das 14:00h as 18:00h e ainda pelo site (www.femaf.com.br) (inscrição e impressão do boleto bancário). 1.1.3 O valor da taxa de Inscrição será de R$ 50,00 (cinquenta reais), caso a impressão e o pagamento do boleto ocorram até o dia do vencimento impresso. Após essa data, caso a inscrição e a impressão do boleto ocorram na tesouraria da FEMAF, a taxa será de 60,00 (sessenta reais) e deverá ser paga até o dia da prova. 1.1.4 A realização da prova, será aplicada na FEMAF na avenida Dr. João Alberto, 100 Bairro Maria Rita, Pedreiras-MA. No dia 03 de abril de 2016 com início às 08h00 (oito) e término as 13h00 (treze).
    
CURSOS 
INGRESSO NO 1º SEMESTRE DE 2016 
Portaria de Autorização 
VAGAS POR TURNOS  VESPERTINO NOTURNO  SERVIÇO SOCIAL 50  50  Port. MEC nº 34 de 01/03/2016 PEDAGOGIA 50  50  Port. MEC nº 35 de 01/03/2016 TOTAL 100 100 
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1.1.4.1 não haverá isenção total ou parcial da taxa de inscrição prevista neste item. 1.1.5 A falta de pagamento da taxa de inscrição implica a não efetivação da inscrição do candidato. 1.1.6 O comprovante de pagamento da inscrição deverá ser mantido em poder do candidato, devendo ser apresentado quando solicitado. 1.1.7 no caso de mais de uma inscrição, será considerada apenas a última registrada no sistema e validada mediante respectivo pagamento. Serão desconsideradas as demais inscrições, independentemente de terem sidos pagas ou não. 1.1.8 em hipótese alguma haverá devolução de qualquer importância paga pela inscrição. 1.1.9 ao se inscrever, o candidato aceita, de forma irrestrita, as condições contidas neste edital e no site da Faculdade, podendo dele alegar desconhecimento. 1.2 Vagas para ampla concorrência sem considerar ProUni e Fies. 1.2.1 O número de alunos por turma dependerá da disciplina, curso, número de vagas ofertadas, quantidade de alunos que estejam cursando créditos adicionais e alunos de outra IES 1.2.2 para realização de estágio, adaptações, aulas teóricas e práticas, atividades extraclasse, aulas especiais, dependências e repetências, os alunos poderão ter atividades em turnos diferentes daqueles em que estão matriculados. 1.2.3 os turnos indicados são os predominantes e significam o turno de maior concentração das atividades acadêmicas, podendo haver alterações no transcorrer do curso para melhor adequação das atividades desenvolvidas. 2. ATENDIMENTO ESPECIAL 2.1 O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, no ato da inscrição, exclusivamente, o(s) recurso(s) especial(is) necessários a tal atendimento, enviando via e-mail (femaf.educa@hotmail.com), digitalizados (escaneados) no formato “PDF”, documentos (laudo médico/especialista) comprobatórios que justifiquem a solicitação, até antes das provas. Ressalta-se que sobre este item, ainda deverá ser protocolado na secretaria acadêmica da IES. 2.2 O candidato que necessitar de atendimento especial terá disponíveis os seguintes recursos: I. prova ampliada, impressa em fonte tipo “Arial”, letra tamanho “26”; II. auxílio à leitura e preenchimento de Cartão-Resposta; III. intérprete de LIBRAS; IV. acessibilidade; V. espaço adaptado para usuários de andadores/muletas e cadeira de rodas. 

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VI. correção adaptada para candidatos surdos/com deficiência auditiva ou disléxicos em que serão adotados, respectivamente, mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua, de acordo com o Decreto nº 5.626/05, e mecanismos de avaliação que considerem as características linguísticas desse transtorno específico. 2.3 candidatas gestantes, independentemente do período gestacional, e/ou em puerpério imediato de até 40 dias, podem indicar essa condição no ato da inscrição, como recurso especial de atendimento, para que a Comissão de Exames Vestibulares possa melhor acomodá-las. 2.4 A candidata que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas deverá levar um acompanhante, maior de idade, que ficará em local reservado e que será o responsável pelos cuidados e pela guarda da criança, não sendo necessário solicitar no ato da inscrição atendimento especial. A candidata que comparecer no local de prova acompanhada de lactante e não levar acompanhante não realizará a prova. O tempo de amamentação não será acrescentado ao tempo total de realização da prova. 2.5 A solicitação de quaisquer condições especiais para a realização das provas será atendida obedecendo aos critérios de legalidade, viabilidade e de razoabilidade, mediante apreciação da Comissão de Exame Vestibular. 2.6 O deferimento ou indeferimento de atendimento especial será disponibilizado via e-mail cadastrado no ato da inscrição. 3. PROVAS DO PROCESSO SELETIVO 3.1 A prova aplicada no presente Processo Seletivo limitar-se-á aos conteúdos integrantes do currículo do Ensino Médio e não ultrapassará a complexidade desse nível de escolaridade, intuindo aferir a formação recebida pelo candidato e a sua aptidão para estudos superiores. A prova será constituída da seguinte forma:   
DISCIPLINA 
Quantidade de questões 
Pontuação por questão 
Pontuação total Língua Portuguesa 15 1 15 Ling. estrangeira: Ing. /Esp. 5 1 5 Matemática 10 1 10 Ciências da Natureza 10 1 10 História 10 1 10 Geografia 10 1 10 Total da prova objetiva 60  60 Prova de redação 40  40 Total Prova + Redação   100 
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3.2. As questões serão de múltipla escolha e serão constituídas com 05 (cinco) respostas alternativas cada uma, devendo o candidato assinalar apenas uma delas. Quanto aos conteúdos, estes encontram-se no (Apêndice C) página 11 deste Edital. 3.3. A prova de múltipla escolha terá 60 (sessenta) questões e cada resposta certa equivalerá a 1,0 ponto, totalizando nota 60 (sessenta). A prova de redação consistirá de 1 (um) texto, na modalidade padrão formal da Língua Portuguesa, com no mínimo 20 (vinte) e, no máximo, 25 (vinte e cinco) linhas, cuja nota variará de 0 (zero) a 40 (quarenta) pontos. 4.3.1. A nota final será igual a: (nota da prova objetiva x 0,60) + (nota da redação x 0,40) = 100. 4. DAS NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DAS PROVAS 4.1. O candidato somente poderá ausentar-se do recinto das provas depois de decorrida 1 (uma) hora do seu início, sendo que poderá levar o caderno de prova após 2 (duas) horas do seu início. 4.1.1. O ingresso na sala de prova somente será permitido ao candidato munido de Carteira de Identidade Civil (RG) ou um dos documentos com foto, apresentado de forma legível e em via original: identidade expedida pelas Forças Armadas e/ou pela Polícia Militar; identidade Expedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil;  identidade para Estrangeiros emitida no Brasil;  identidades fornecidas por Órgãos ou Conselhos de Representação de Classe;  certificado de reservista ou certificado de dispensa de incorporação; passaporte brasileiro válido;  Carteira de Trabalho e Previdência Social;  Carteira Nacional de Habilitação válida. 4.1.2. Não serão aceitos como documentos de identificação para ingresso na sala de prova: cartão de CPF; certidão de nascimento; certidão de casamento; título eleitoral; carteira de estudante; carteira funcional sem valor de identidade; documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados, cópias autenticadas ou qualquer outro documento não listado no caput deste artigo. 4.1.3. O candidato impossibilitado de apresentar, no dia da aplicação da prova, os documentos descritos no caput deste artigo, por motivo de perda, furto ou roubo, será submetido à identificação especial e deverá apresentar documento oficial que ateste o registro de ocorrência (Boletim de Ocorrência), expedido por órgão oficial no máximo em 30 (trinta) dias anteriores à realização da prova, apresentar outro documento que contenha fotografia e comparecer no local de seu ensalamento com maior antecedência para verificação de seus dados junto à Comissão de Exame Vestibular. 4.2. Para realização da prova, somente será permitido ao candidato o uso de caneta esferográfica, com tinta azul ou preta. 
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4.2.1. O candidato que, durante a realização da prova escrita, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, Ipod, gravadores, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bip, agenda eletrônica, notebook, palmtop, pendrive, receptor, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, relógio de qualquer espécie etc., em funcionamento ou não, bem como óculos escuros, protetor auricular ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro, ou similares, terá sua prova anulada e, com isso, será automaticamente eliminado do Concurso Vestibular. 4.2.2. Os aparelhos eletrônicos dos candidatos deverão ser desligados pelo candidato e acondicionados em embalagem específica a ser fornecida para tal fim, antes de iniciar a prova, devendo a embalagem permanecer fechada e fora do alcance dos candidatos até a saída do candidato do local de realização da prova. 4.2.3. Os demais pertences pessoais dos candidatos, tais como bolsas, sacolas, bonés, chapéus, gorros ou similares, óculos escuros e protetores auriculares serão acomodados em local a ser indicado pelos fiscais de sala, onde deverão permanecer até o término da prova. 4.2.4. Não será permitida, durante a realização da prova, a comunicação entre os candidatos nem a utilização de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, revistas, apostilas, resumos, dicionários, cadernos, anotações, ou qualquer outro material de consulta, réguas de cálculo, etc. 4.2.5. É proibido o porte de arma de fogo ou de qualquer outro tipo durante a realização das provas, exceto para os candidatos que, por força da atividade profissional que exerçam e da legislação, tenham autorização para tal. Esses candidatos deverão procurar a Comissão de Processos Seletivos, antes do início da prova, para o desmuniciamento da arma. 4.2.6. A Comissão de Exame Vestibular não se responsabilizará por perda ou extravio de documentos, objetos ou equipamentos eletrônicos ocorridos no local de realização das provas, nem por danos a eles causados. 4.3. O candidato que necessitar ausentar-se da sala de prova, a qualquer tempo durante sua realização, somente poderá fazê-lo acompanhado de um fiscal. Não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização da prova em virtude de afastamento do candidato da sala de prova. 5. DA CORREÇÃO DO CARTÃO-RESPOSTA E DA REDAÇÃO 5.1. Os cartões-resposta deverão ser preenchidos com caneta esferográfica, com ponta grossa e tinta preta ou azul.  5.1.1. O gabarito será divulgado a partir das 18h00 do dia 03 de abril de 2016. 
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5.2. As redações deverão ser redigidas em língua portuguesa e de forma legível, com caneta esferográfica, com ponta grossa e tinta preta ou azul.  5.2.1. As redações dos candidatos classificados na prova objetiva serão avaliadas duas vezes, por professores diferentes, de forma individual e sigilosa, sem identificação do candidato. 6. DA CLASSIFICAÇÃO E DO RESULTADO 6.1 O candidato será classificado para a vaga do curso a que concorrer, por ordem decrescente da pontuação dos escores, para preenchimento das vagas relacionadas no item 1. 6.1.1 Em caso de empate, serão adotados como critérios de desempate: I. o maior escore da redação; II. o maior escore da prova objetiva; III. persistindo o empate, a maior nota nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia, nesta ordem; 6.2 A FEMAF divulgará a partir das 15h00 do dia 06 de abril de 2016, no mural da Instituição, o resultado dos aprovados para o preenchimento das vagas em primeira chamada, bem como disponibilizará a matrícula dos candidatos aprovados no período de 06 a 11 de 2016. 7. MATRÍCULA 7.1. Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá efetuar o pagamento do boleto referente à primeira parcela da semestralidade do curso, aceitar as condições do Contrato de Prestação de Serviços educacionais e apresentar a documentação a seguir relacionada, dentro dos períodos estabelecidos em edital específico: a) Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente (fotocópia autenticada); b) Certidão de Nascimento ou de Casamento passada por Oficial de Registro Civil (fotocópia autenticada); c) Carteira de Identidade (fotocópia autenticada); d) CPF (fotocópia autenticada); e) Prova de que está em dia com o Serviço Militar (fotocópia autenticada), para os candidatos do sexo masculino; f) Título de Eleitor (fotocópia autenticada); g) 2 (duas) fotografias 3×4 recentes; h) Comprovante de endereço atualizado. 7.2 Caso o candidato não possua o comprovante de escolaridade do Ensino Médio no ato da matrícula, poderá apresentá-lo em até 10 (dez) dias antes do início das aulas previsto no Calendário Acadêmico da FEMAF. Descumprido esse prazo, a matrícula poderá ser cancelada. 
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7.3 Em caso de candidato menor de idade, os pais ou responsáveis (credenciados por procuração com assinatura reconhecida em cartório), deverão estar presentes na efetivação da matrícula; 8. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 8.1. O planejamento, a execução e a coordenação de todos os trabalhos referentes ao presente Processo Seletivo são de exclusiva responsabilidade da Comissão de Processos Seletivos designada para essa finalidade, não se admitindo revisão de provas, nem recursos contra qualquer decisão. 8.2 A Comissão, ou quem esta delegar, resolverá os casos omissos deste Edital, podendo, inclusive, modificar suas disposições para melhor adequá-lo ao fim a que se destina e também decidirá sobre casos excepcionais que venham a ocorrer durante o Processo Seletivo. 8.3 Este Edital entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.  
Pedreiras – Ma: 04 de abril de 2016   
_______________________________________ Michael Hudson Rodrigues Guimarães Sousa Presidente da Comissão  
_______________________________________ Francisco Rodrigues da Silva Diretor Presidente              
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FICHA DE INSCRIÇÃO – VESTIBULAR  OBS: Preencha cuidadosamente todos os campos, em letra de forma e legível. Isso facilitará a compreensão dos dados  
DADOS PESSOAIS: 
NOME: 
Data de Nascimento: Identidade RG nº: Informações de emissão do RG Órgão: Data: 
CPF/MF Telefone (DDD e número) Sexo Estado civil M  F  C  S  D  Out.  Naturalidade: Nacionalidade: Reservista: Eleitor: Zona Seção 
Endereço:  
Bairro:  
Cidade:  
UF  
Cep:  
Nome do Pai: 
Nome da Mãe: 
Curso escolhido Opção de Língua E-mail do candidato: Serviço Social  Língua Inglesa  Pedagogia  Língua Espanhola  
Deficiência:   
Física   
Auditiva     
Visual   
Nenhuma 
REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO – VESTIBULAR REQUIRO A MINHA INSCRIÇÃO NO CONCURSO VESTIBULAR, PARA O QUAL DECLARO: TER LIDO O EDITAL SIMPLIFICADO DO CONCURSO VESTIBULAR E O MANUAL DO CANDIDATO, ESTOU CIENTE E DE ACORDO COM AS NORMAS NELAS CONSTANTES. Pedreiras – MA ______/________________/_________ 
________________________________________ Assinatura do candidato  
Comprovante da inscrição do candidato 
Nome: Identidade RG nº Opção de Língua: Curso Escolhido: Informações da Prova Data: Horário: Local: Atenção: trazer caneta esferográfica transparente – Tinta de cor: preta ou azul Assinatura do candidato  Assinatura do funcionário  
APÊNDICE – A 
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FEMAF- Faculdade de Educação Memorial Adelaide Franco Credenciamento Portaria MEC nº 357/2016 DOU 17/02/2016 CNPJ: 97.522.659/0001-40 Av. Drº João Alberto, N° 100. Res. Mª Rita www.femaf.com.br  E-mail: femaf.educa@hotmail.com  (099) 3642-2129/98187-0220  
PERFIL DOS CURSOS  
Pedagogia Licenciatura  Duração: 8 (oito) semestres    O que se exige do Licenciado em Pedagogia é que ele seja capaz de exercer a docência com competência, sentir os desafios, de pensar as suas ações, propor mudanças, participar criticamente na construção de uma escola de forma que atenda às exigências dos diversos grupos sociais. Tal demanda requer deste profissional as capacidades de saber conhecer, saber fazer, saber ser, saber conviver e saber empreender, necessários ao dinamismo da realidade social.  O Curso de Licenciatura em Pedagogia está estruturado para possibilitar ao futuro pedagogo ser capaz de: atuar na docência da educação básica de maneira competente e com compromisso profissional; desenvolver atividades profissionais em assessoria técnicopedagógica nas escolas de educação básica; atuar na seleção e qualificação de recursos humanos para entidades governamentais, não-governamentais e empresas privadas; desenvolver trabalhos de pesquisa nas diversas áreas da educação básica; compreender o entorno utilizandose dos conhecimentos relativos aos aspectos sociais, econômicos e políticos; compreender as diversas concepções de desenvolvimento humano e aprendizagem, com foco na abordagem sociocultural de educação e ensino; atuar, de forma interdisciplinar, nos processos de planejamento, execução de atividades didáticas e implementação das políticas educacionais; utilizar a tecnologia da comunicação e informação para resolver problemas provenientes dos diferentes contextos; articular as atividades de ensino, pesquisa e extensão no combate às desigualdades sociais, considerando os princípios éticos, estéticos e políticos; participar ativamente da gestão, desenvolvimento e avaliação dos projetos educativos da escola; optar por procedimentos metodológicos adequados às especificidades das diversas áreas do conhecimento e características dos alunos; socializar as produções e reflexões da prática pedagógica.   
Serviço Social Bacharelado Duração: 8 (oito) semestres  O que se exige do Bacharel em Serviço Social é que seja um profissional capaz de decifrar a realidade e, a partir disto, construir propostas de trabalho, criando respostas. Trabalha na esfera da execução, formulação e gestão das políticas sociais. O bacharel em Serviço Social é um profissional que atua nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas para seu enfrentamento, por meio de políticas sociais públicas, empresariais, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Deve ainda ter um amplo conhecimento das expressões da questão social, sendo capaz de detectar, propor, intervir e produzir conhecimento acerca da realidade regional, sem segregá-la das questões conjunturais e/ou estruturais próprias da questão social em si. Profissional generalista, com competências teórica, metodológica e política, referenciado no conhecimento das Ciências Sociais e da teoria social de Marx, com capacidade de análise crítica e propositiva nos diversos espaços sócio institucionais; profissional que procure responder as demandas sócio históricas dos usuários dos serviços sociais, respeitando e comprometendo-se com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social. Campos de Atuação  Instituições Públicas ou privadas que implementem as Políticas Sociais nas áreas de Seguridade Social (previdência, assistência social e saúde);  Instituições que implementem as Políticas Públicas nas áreas de Educação, Meio Ambiente e Sócio jurídica, Políticas Urbanas e Políticas Rurais;  Movimentos Sociais Urbanos e Rurais;  Instituições do Terceiro Setor (organizações sociais, organizações não-governamentais, entidades filantrópicas);  Diversos setores organizacionais das Instituições Privadas. 
    
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CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS 
LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA   
O HOMEM, A LINGUAGEM E A COMUNICAÇÃO  Linguagem, língua e fala. O signo linguístico. Níveis da linguagem. Norma padrão escrita da língua portuguesa e variações linguísticas. Funções da linguagem. Sistema ortográfico vigente. Acentuação gráfica.    SENTIDO DE PALAVRAS E EXPRESSÕES NO TEXTO  Denotação e conotação. Sinonímia e antonímia; polissemia e ambiguidade. Recursos estilísticos: figuras de linguagem.    MORFOSSINTAXE  Estrutura das palavras. Processo de formação das palavras. Classes de palavras (variáveis e invariáveis). Pontuação: emprego dos sinais de pontuação; valor relativo dos sinais; substituição por outros sinais. Concordâncias verbal e nominal. Regências verbal e nominal. Emprego do acento indicativo de crase.  Estrutura de período: coordenação e subordinação. Emprego de nexos coesivos oracionais (conjunções e pronomes). Transformação de termos em orações e vice-versa; transformação de orações desenvolvidas em reduzidas e vice-versa. Colocação pronominal.    PRODUÇÃO DE TEXTO  Texto e textualidade. Tipologia textual. Gênero textual. Modalidades de estrutura textual: dissertação, narração e descrição. Coerência e coesão textual. Caracterização e emprego dos tipos de discurso: direto, indireto e indireto-livre.  A polifonia discursiva na construção do texto.    TEORIA LITERÁRIA E LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA  Gêneros Literários: Lírico, Dramático e Narrativo. Estilos de época da Literatura de Língua Portuguesa: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Barroco Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas. Literatura Maranhense: a produção literária nos séculos XIX e XX.     
APÊNDICE – C 
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LÍNGUA INGLESA    Habilidade em leitura:  
Identificar ideias gerais, principais e secundárias de texto (técnica de “SKIMMING”); identificar ideias específicas (técnica de “SCANNING”); sintetizar ideias; inferir significado de palavras; distinguir gêneros textuais; identificar cognatos e/ou falsos cognatos; extrair informações do texto; ordenar informações; descrever etapas; completar diagrama e/ou textos; selecionar informações falsas e/ou verdadeiras; associar palavras aos textos, selecionar, distinguir, comparar, identificar, relacionar, ordenar, analisar, aplicar, definir, correlacionar, descrever, ilustrar, associar, explicar, listar, classificar, caracterizar, interpretar, resumir, determinar o essencial, reproduzir, valorar, transferir, justificar, deduzir, substituir e sintetizar.  
Gramática contextualizada com ênfase em:  Artigo (definido e indefinido). Substantivo (gênero, número, caso genitivo). Adjetivo (noções gerais). Numerais. Pronomes (pessoais, adjetivos, possessivos, reflexivos, relativos, indefinidos, interrogativos e demonstrativos). Verbos (presente simples e presente contínuo; passado simples e passado contínuo; futuro simples, futuro com “going to” future continuous; imperativo; auxiliares; modais). Advérbios. Preposições. Conjunções coordenadas e subordinadas. Orações coordenadas e subordinadas, sujeito, predicado, objeto direto e indireto, adjuntos.  Adjetivo. Emprego do substantivo. Formação de palavras (Processo de derivação; prefixo e sufixo. Processo de composição). Tempos verbais (presente perfeito e presente perfeito contínuo; passado perfeito e passado perfeito contínuo). Verbos frasais e preposicionados. Orações condicionais.  Uso do infinito, gerúndio e particípio. Questionar. Discursos: direto e indireto. Voz ativa e passiva. Conjunções. Sinonímia e antonímia
  
LÍNGUA ESPANHOLA 
Habilidade em leitura:  
Identificar ideias gerais, principais e secundárias de texto; identificar ideias específicas; sintetizar ideias; inferir significado de palavras; distinguir gêneros textuais; identificar cognatos e/ou falsos cognatos; extrair informações do texto; ordenar informações; descrever etapas; completar diagrama e/ou textos; selecionar informações falsas e/ou verdadeiras; associar palavras aos textos, selecionar, distinguir, comparar, identificar, relacionar, ordenar, analisar, aplicar, definir, correlacionar, descrever, ilustrar, associar, explicar, listar, classificar, caracterizar, interpretar, resumir, determinar o essencial, reproduzir, valorar, transferir, justificar, deduzir, substituir e sintetizar.  
Gramática contextualizada com ênfase em:  
El artículo: empleo. La regla de eufonía. El artículo neutro. Los numerales: empleo. El sustantivo: empleo. El adjetivo: género y grado; (relaciones de concordancia del adjetivo y del sustantivo en el texto). Los antónimos y los sinónimos. Acentuación ortográfica.  Los pronombres: personal sujeto, posesivos, demostrativos, indefinidos, interrogativos, exclamativos, relativos, complementos: empleo). La apócope: empleo. Las palabras invariables 
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(el adverbio: empleo; la preposición: empleo; las conjunciones: coordinante y  subordinante: empleo). Las divergencias léxicas: los heterográficos, los heterogenéricos, los heterosemánticos e los heterotónicos. Las palabras invariables (el adverbio: empleo; la preposición: empleo; las conjunciones: coordinantes y  subordinantes: empleo). El verbo en los tiempos simple y compuesto. Regulares en el modo indicativo (presente, pasado, futuro), subjuntivo (presente, pasado y futuro) e imperativo (afirmativo y negativo). Auxiliares: ser y haber (presente, pasado y futuro y en los tres modos). De irregularidad común de 1ª,  2ª, 3ª y 4ª  clases; (presente, pasado y futuro y en los tres modos). De irregularidad propia: estar, hacer, decir, dar, haber, poner, saber, ir, venir, poder, querer, (presente, pasado, futuro y en los tres modos). Las formas reflexivas de los verbos: empleo. Las formas no personales del verbo (infinitivo, gerundio y participio). Las perífrasis verbales.   
MATEMÁTICA    Tópicos de Matemática do Ensino Fundamental  Sistemas de numeração. Números naturais e operações fundamentais. Divisibilidade (M.D.C. e M.M.C; decomposição em fatores primos). Números racionais e operações fundamentais. Números reais: propriedades e operações. Média aritmética simples e composta; Razão e proporção. Regra de três: simples e composta. Porcentagem e juros (simples e composto). Sistema de medidas: unidades de comprimento, superfície, volume, capacidade, massa e tempo. Cálculos algébricos (expressão algébrica: valor numérico e operações; produtos notáveis e fatoração de expressão algébrica). Noções básicas de conjuntos  Pertinência, inclusão e igualdade. Operações e propriedades. A reta numérica (intervalos e operações). O plano cartesiano. Produto cartesiano (conceito e representação gráfica). Sistema de coordenadas cartesianas. Relações binárias.  Função  Conceito de função, domínio e imagem. Função composta. Função crescente, função decrescente, função constante, função par e função ímpar. Função injetora, função sobrejetora e função bijetora. Função inversa. Gráfico de uma função. Função polinomial do 1º grau: zeros, variação do sinal e representação gráfica. Função polinomial do 2º grau: zeros, vértice, forma fatorada, variação do sinal, máximo, mínimo e representação gráfica. Inequação do 1º grau e inequação do 2º grau; inequação produto e inequação quociente. Função definida por várias sentenças: gráficos. Função modular: propriedades e gráficos; equações e inequações modulares. Funções exponenciais: propriedades, equações, inequações e representação gráfica. Funções logarítmicas: propriedades, equações, inequações e representação gráfica.   Matrizes  Conceito e notação. Tipos de matrizes. Operações e propriedades. Matriz inversa.  Estatística  Noções de Estatística: médias, distribuição de frequências e gráficos. Interpretação de gráficos estatísticos.  Sequências  Conceitos básicos e notações. Progressões aritméticas (estudo completo). Progressões geométricas (estudo completo).  Análise combinatória e binômio de Newton  Princípio fundamental de contagem. Fatorial de um número natural. Números binominais e propriedades. Arranjo, permutação e combinação. Binômio de Newton.  Números complexos 
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Conceitos, representação gráfica, operações e propriedades. Forma trigonométrica ou polar de um número complexo. Potências e raízes enésimas de um número complexo.  Polinômios  Definição e operações. Polinômios identicamente nulos. Dispositivo prático de Briot-Ruffini. Decomposição de um polinômio: raízes e relações entre coeficientes e raízes.    CIÊNCIAS DA NATUREZA   Parte 01 Conceito, importância e divisão da Biologia; Características gerais dos seres vivos; Origem da vida (biogênese e abiogênese); Teoria de Oparin; Hipóteses: autotrófica e heterotrófica; Níveis de organização em Biologia (células; tecidos; órgãos; sistemas; organismo; população; comunidades biológicas; ecossistemas e biosfera).  Biologia molecular (Composição química dos seres vivos: componentes inorgânicos (água e sais minerais); Compostos orgânicos (carboidratos, lipídios, proteínas, ácidos nucleicos e vitaminas)). Citologia (Teoria celular; Células procariontes e eucariontes; Microscópio; Organização celular (membrana plasmática, citoplasma e núcleo); Divisão celular).  Embriologia (Gametogênese e fecundação; Desenvolvimento embrionário (tipos de óvulos e de segmentação); Formação dos folhetos embrionários e seu destino; Anexos embrionários).  Histologia animal (Tecido epitelial; Tecido conjuntivo; Tecido muscular e Tecido nervoso).  Reprodução (Reprodução assexuada e sexuada).  Ecologia (Conceitos e importância; Ecossistemas (conceitos, componentes, estrutura e ciclos); Dinâmica de populações; Sucessão ecológica; Relações ecológicas; Biosfera e suas divisões;  Biomas terrestres; Biomas aquáticos; Ecossistemas regionais (manguezais, mata de cocais, campos inundados, cerrados, dunas, amazônia maranhense); Adaptações dos organismos aos ambientes; Problemas ambientais (queimadas, desmatamentos, aterros, lixo, poluição do ar e poluição da água).  
Parte 02 Grandezas físicas e unidades (Sistema Internacional de Unidades. Grandezas escalares e vetoriais. Operações com vetores: adição, subtração, multiplicação por escala, decomposição. Ordem de grandeza. Notação científica). Cinemática da partícula (Sistema de referência, movimento e repouso. Cinemática escalar e vetorial dos movimentos em uma e duas dimensões. MU. MUV. Queda livre. Composição dos movimentos. Lançamento horizontal e oblíquo. MCU. Período. Frequência. Velocidade e aceleração angular. Aceleração tangencial e centrípeta. Polias).  Dinâmica da partícula (Força e massa. Leis de Newton. Força peso, força normal, força de atrito, força elástica, força centrípeta e plano inclinado). Trabalho e energia (Trabalho, energia, potência e rendimento. Trabalho da força peso, da força elástica e da força de atrito. Energia cinética e teorema do trabalho; energia potencial. Energia mecânica e conservação da energia).  Centro de massa (Centro de massa. Quantidade de movimento, velocidade e aceleração. Teorema da conservação da quantidade de movimento). Impulso (Definições: impulso de uma força; teorema do impulso; quantidade de movimento; sistema isolado). Colisões (Colisão. Choques elásticos e inelásticos em uma e duas direções).  Termodinâmica (Trabalho numa transformação: isométrica, isocórica, isobárica, adiabática e cíclica. Energia interna. Primeira Lei da Termodinâmica. Segunda Lei da Termodinâmica. Máquinas térmicas e ciclos de Carnot. Terceira Lei de Termodinâmica: Entropia).  Movimento harmônico simples (Cinemática do MHS. Período, frequência, energia do oscilador harmônico, pêndulo simples e ressonância).  
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Fenômenos ondulatórios (Classificação das ondas. Ondas periódicas (período, frequência, amplitude, comprimento de onda e velocidade de propagação). Fenômenos ondulatórios (difração, reflexão, refração, interferência e polarização). Acústica (qualidades fisiológicas do som, potência e intensidade do som). Efeito Doppler).  Óptica (Princípios da óptica geométrica: noções das leis preliminares; princípio geométrico e suas aplicações; câmara escura e suas aplicações. Reflexão regular da luz (espelho plano): deslocamento e velocidade da imagem; translação de um espelho plano; associação de dois espelhos planos. Reflexão regular da luz (espelho esférico): conceitos de espelhos côncavos e convexos; elementos geométricos; raios particulares. Determinação das imagens; equações matemáticas. Refração da luz: fenômenos de refração; índice de refração; ângulo limite; dioptro plano; prisma. Miragem e arcoíris. Lentes esféricas: definição, elementos geométricos e nomenclatura. Raios particulares.  
Parte 03  Princípios elementares da Química: Ciência e Química: importância e atividades. Aspectos da Química: conceitos, objetivos e aplicações. Matéria e energia. Fenômenos físicos e químicos. Estados físicos da matéria. Substâncias (puras e misturas, substância simples e compostas, alotropia). Misturas homogêneas e heterogêneas. Processos básicos de separação. Reconhecimento de materiais básicos de laboratório.  Teoria Atômica da matéria: Evolução do modelo do átomo. Partículas atômicas fundamentais. Número atômico e de massa. Isótopos, isóbaros, isótonos. Princípios da teoria quântica moderna. Números quânticos e orbitais atômicos. Configuração eletrônica.  Classificação Periódica dos elementos químicos: Lei periódica. Tabela periódica atual e sua estrutura. Período, grupo e subgrupo. Propriedades periódicas e aperiódicas.  Ligações Químicas: Ligação iônica: conceitos e propriedades. Ligação covalente: conceitos e propriedades. Polaridade das ligações e das moléculas. Geometria molecular. Forças intermoleculares. Ligações metálicas.  Transformações Químicas: Reação e equação química. Tipos de reações químicas. Conceitos de reações químicas. Variação do número de oxidação. Balanceamento. Previsão de ocorrência das reações;  Funções Inorgânicas: Ácidos, bases, sais e óxidos: conceitos, classificação e nomenclatura. Propriedades e fórmulas. Conceitos de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis para ácidos e bases.    
HISTÓRIA    Introdução à História (Conceitos de História. A periodização histórica e seus significados. As fontes históricas e a construção do conhecimento da História. O papel do historiador na produção histórica).   Os primeiros habitantes do Brasil e do Maranhão: formas de organização social; a conquista do Brasil e o confronto interétnico; a estrutura política e administrativa: capitanias hereditárias e governos gerais; a conquista do Maranhão e a disputa pelo território; o domínio político na América Portuguesa e no Maranhão).  O Brasil e o Maranhão colonial (As relações sociais e de trabalho. O tráfico negreiro em suas relações com a África. As atividades econômicas e a formação e expansão do território brasileiro e maranhense. Cultura e vida colonial. União Ibérica. Entradas e Bandeiras).   Liberalismo e revolução (Iluminismo e revoluções liberais: Revoluções Inglesas e Revolução Francesa. Era napoleônica. Burguesia e Revolução industrial. Formação da Classe Operária. 
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Crise do sistema colonial e processos de emancipação das colônias inglesas e hispanoamericanas).  O processo de emancipação do Brasil (Os movimentos de contestação ao domínio colonial. O processo de separação brasileira de Portugal (1808-1822). O Maranhão e o processo de Independência do Brasil).  Formação e consolidação do Estado brasileiro (Elaboração da base legal. Disputa pelo poder, contestação à ordem e busca de estabilidade do regime (1822-1848). As instituições políticas do Império. Hegemonia britânica, economia cafeeira e o processo de modernização do Brasil. Cultura e cotidiano no Brasil Imperial).  O Maranhão no Império (Movimento de contestação à ordem: revoltas no 1º (Primeiro) Reinado e nas Regências; a resistência escrava. As atividades econômicas. Sociedade e Cultura).  Correntes de pensamento e lutas sociais do século XIX (Liberalismo, Socialismo, Anarquismo, Catolicismo Social e Nacionalismo. As lutas operárias de contestação à ordem burguesa. As revoluções liberais de 1820, 1830 e 1848).  O Maranhão no período do regime militar brasileiro (O Sarneísmo. A penetração do grande capital e suas consequências sociais. Os conflitos agrários).  Tendências, problemas e perspectivas no mundo atual (A desagregação do bloco soviético e a nova ordem mundial. O processo de globalização e o neoliberalismo. A inserção do Brasil na nova ordem mundial: da Nova República aos dias atuais. Problemas e desafios no Brasil e no Maranhão: a situação das minorias: os índios, os negros, as mulheres e os homossexuais; a luta pela terra e a Reforma Agrária; violência, desemprego e miséria; a construção da cidadania; problemas do meio ambiente e os movimentos ecológicos; cultura e cotidiano nos dias atuais; preservação do patrimônio histórico-cultural).      GEOGRAFIA    Rotação e translação da Terra (ocorrência, consequências e relações com eventos cotidianos).  Litosfera e estrutura interna da Terra – constituição e características principais.  Continentes e hidrosfera – distribuição dos continentes e oceanos; principais rios, bacias hidrográficas e formações lacustres; importância da hidrosfera para a vida humana.  Orientação (contextualizada e convencional) e meios de orientação.  Coordenadas Geográficas – localização absoluta.  Fusos horários: hora legal, hora do Brasil e hora solar.  Cartografia: projeções cartográficas – escala – convenções cartográficas – legenda.  Clima – elementos do clima; fatores climáticos; massas de ar; os grandes conjuntos climáticos; o clima e suas influências. Principais classificações.  Paisagens vegetais – fatores da distribuição da vegetação; as grandes paisagens vegetais.  Relevo terrestre – principais formas de relevo; dinâmica de origem interna e de origem externa. O processo demográfico no mundo atual – distribuição geográfica da população; crescimento demográfico; movimentos migratórios; composição da população: por idade, por sexo e por atividade; condições alimentares e sanitárias.  Atividades econômicas:  Uso da terra (agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e animal);  Indústria (tipos e fatores: indústria moderna; fontes de energia, matérias-primas, grandes áreas industriais); Comércio externo. Transportes e comunicações.  A Geopolítica mundial (relações internacionais – formação de megablocos e organizações contemporâneas do mundo). 
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Urbanização – as cidades nos países centrais e periféricos; evolução; metropolização; problemas urbanos.  Questão ambiental no mundo.  Questões naturais do Brasil e do Maranhão (localização – clima – vegetação – relevo – hidrografia) Regiões brasileiras e suas características físicas, humanas e econômicas.  População brasileira – distribuição da população; crescimento demográfico; movimentos migratórios; composição da população: por idade, por sexo e por atividade; condições alimentares e sanitárias.  Economia brasileira:  Agricultura, pecuária e extrativismo vegetal e mineral;  Indústria – evolução; indústria moderna; matérias-primas; áreas industriais; Comércio interno e externo.  Transportes e comunicações.  Urbanização – evolução das cidades; metropolização; problemas urbanos referentes ao Brasil e regionais. Paisagens culturais brasileiras e do Maranhão.  

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