Mensagem do ex-padre Lula aos amigos e amigas do CRESMAM

                    sem-titulo

Amigas e amigos do CRESMAM,

Luís Mario Lula - fundador do CRESMAM/Pedreiras/Foto: arquivo pessoal
Luís Mário Lula – Fundador do CRESMAM/Pedreiras/Foto: arquivo pessoal

Estamos a findar mais um outro ano de caminhada, de procura e de desejos, de sonhos e de realizações. Quem diria em 1963, não distante da época de Natal, que uma pequena semente plantada num solo árido da indiferença, do desprezo e da exclusão chegaria a brotar e a se tornar uma árvore frondosa, celebrando em 2016 o seu quinquagésimo quarto Natal. Como explicar a duração do CRESMAM em meio a tantas dificuldades, em seus avanços e recuos, em sua procura de adaptação à diferentes circunstâncias? Seria um milagre? Sim! É o milagre do Amor! Amor que, no decorrer dos anos, se manifesta na dedicação, na paciência e no acolhimento. É o milagre do resgate! Resgate de centenas e centenas de mulheres que se sentiam marginalizadas, sem apoio, sem meios, desencorajadas e exploradas. É o milagre da esperança! Esperança que abriu caminho lá onde não havia caminho gerando na vida de muitas mulheres a coragem e a determinação de irem em busca de seus sonhos mesmo quando todos diziam que eles seriam impossíveis.

É o milagre do reconhecimento! Reconhecimento de todas as pessoas. Pouco importa quem ela seja. Pouco importa os horizontes de onde ela surge. O importante é reconhecê-la. Eliane Brum no seu livro “A vida que ninguém vê” nos afirma que “o mundo é salvo pelo avesso da importância. Pelo antônimo da evidência. O mundo é salvo por um olhar. Que envolve e afaga. Abarca. Resgata. Reconhece. Salva. Inclui“.

É o milagre da solidariedade! Solidariedade de muitas mulheres e de muitos homens desta comunidade de Pedreiras e de outros lugares. Foram estas pessoas que juntas, com muita garra e muita energia, projetaram o CRESMAM no que ele foi no passado e no que ele é no presente. Aproveito da oportunidade para agradecer à todos os amigos e amigas do CRESMAM pelo apoio, o acompanhamento e a dedicação. Um agradecimento especial às pessoas que atualmente participam da vida do CRESMAM (a atual diretoria e todas as pessoas que procuram dar uma maior visibilidade ao trabalho).

O CRESMAM tem procurado ser uma parcela de luz não só na vida de muitas mulheres mas também no coração e na mente de todos os seus amigos e amigas. Desejo que, neste NATAL 2016, outras luzes, pouco importa de onde elas virão, se unam à luz do CRESMAM afim de que possamos juntos indicar e clarear novos caminhos na conquista do respeito à liberdade e à dignidade humana. Carinhosamente,

Luis Mario Lula e Francisca Alencar Sousa

c

Deixe uma resposta