Ícone do site Portal Sandro Vagner

Morre no Rio o cantor Luizito, intérprete oficial da Mangueira

Morreu, na madrugada deste domingo (06), o cantor Luizito, intérprete oficial da Estação Primeira de Mangueira. Segundo informações da assessoria da escola de samba, José Luís Couto Pereira da Silva tinha 61 anos, e faleceu em decorrência de um infarto.
 
Na noite de sábado (5), Luizito havia participado do samba, na quadra da escola. Na casa da namorada, na comunidade da Mangueira, Zona Norte do Rio. Ele levantou por volta de 5h para ir ao banheiro, quando passou mal.
 
Ainda de acordo com a escola, ele já tinha histórico de problemas no coração e, em 2007, havia sofrido um infarto há 15 dias do carnaval, durante um ensaio técnico. Luizito também sofria de diabetes.

“Luizito cumpriu de forma genial a possivelmente mais complicada missão de todo o carnaval: estabelecer-se no imaginário das pessoas como a voz da Mangueira depois da morte do maior cantor de samba da história: Jamelão. E conseguiu ir além. A Mangueira já tinha há algum tempo aquele poderoso timbre como uma de suas características contemporâneas consagradas”, diz o jornalista e escritor Fábio Fabato, que vai lançar em janeiro “As matriarcas da Avenida”, biografia da Mangueira ao lado de Portela, Salgueiro e Império Serrano.

 
Enterro


 O sambista será enterrado nesta segunda-feira (7), às 11h30, no Cemitério do Catumbi, na Zona Norte. O velório será neste domingo, no Palácio do Samba, a partir das 19h. O intérprete deixa um filho, Lucas, de 20 anos.
 
Luizito chegou na Mangueira em 1997, para o carnaval de 1998, quando a escola foi campeã com o enredo “Chico Buarque da Mangueira”. E se tornou intérprete oficial da escola no carnaval de 2007.
Na página do Facebook, a Mangueira fez uma homenagem a Luizito. “Luizito chegou a Mangueira em 1997 para defender um samba-enredo e deu certo. Estrou na Sapucaí em 1998 ao lado do Mestre Jamelão e pé quente, já sendo campeão com o enredo: Chico Buarque da Mangueira”.
 
“Como a “emoção” era a sua marca, 15 dias antes do desfile, Luizito levou um susto no nosso último ensaio técnico, que poderia ter adiado a sua estréia. Confiou em Santa Rita de Cássia e chamou a sapucaí para cantar com ele e com a Mangueira. “Que emoção!”. Neste ano de 2015, nosso canário saiu consagrado da sapucaí e recebeu o maior prêmio do carnaval carioca o Estandarte de Ouro do Jornal O Globo”.
 
“Luizito eternizou o seu nome no carnaval e aqui fica a homenagem da diretoria da Estação Primeira de Mangueira, dos seus componentes, do presidente Chiquinho da Mangueira e a enorme gratidão da “Maior Escola de Samba do Planeta!”.
Interprete da Mangueira, Luizito, morreu aos 61 anos (Foto: Káthia Melo/ G1)

fonte: g1.com.br

Sair da versão mobile