Ícone do site Portal Sandro Vagner

Pedreiras: 1ª Promotoria de Justiça realiza I Fórum de Discussão e Regulação em Saúde

Foto: Sandro Vagner

O evento foi realizado hoje (27), no Auditório do Campus da UEMA de Pedreiras, e contou com as presenças dos gestores municipais de Pedreiras, Antônio França, e de Trizidela do Vale, Fred Maia; secretárias de saúde, Karen Cynthia (Pedreiras) e Arilene Bezerra (Trizidela do Vale); assessores das pastas; servidores municipais dos dois Municípios; Agentes Comunitário de Saúde e outros profissionais.

Karen Cynthia – Secretária Municipal de Saúde de Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

As secretárias apresentaram à Promotora de Justiça, Marina Carneiro, através de uma transparência, as atividades, dados e a situação de cada secretaria, quando se trata dos hospitais, assim, também, como prestaram informações sobre outras atividades desenvolvidas pela saúde.

O I Fórum de Discussão – Regulação em Saúde – Desafios à Governança das Redes de Atenção à Saúde, foi promovido pelo Ministério Público, 1ª Promotoria de Justiça, através da promotora Marina Carneiro. Segundo ela, algumas demandas chegaram ao Ministério Público, que evidenciaram dificuldades na regulação das redes de atenção à saúde, citou como exemplo questões sobre uma paciente que deu entrada no Hospital de Pedreiras, estava grávida, não tinha ambulância, e quem teria a responsabilidade de fazer o transporte da paciente, além de outras situações.

Prefeito Antonio França, Prefeito Fred Maia; Marina Carneiro (Promotora de Justiça); Arilene Bezerra (Secretária de Saúde de Trizidela do Vale); e Karen Cynthia (Secretária de Saúde de Pedreiras)Foto: ASCOM do Ministério Público de Pedreiras

Essas situações pontuais que nos chegaram, essa que se refere à rede cegonha, e uma outra a que se refere à Rede de Atenção Psicossocial, me fizeram refletir sobre a necessidade da gente reunir os dois Municípios, reunir os profissionais de saúde que atuam na área e discutir a regulação. Discutir quais são as dificuldades, quais são os desafios que as pessoas que atuam nas redes de atenção à saúde têm enfrentado, pra que a gente possa pensar em medidas, em ações, que aperfeiçoem esse sistema.” Declarou a Promotora de Justiça , Marina Carneiro.

Segundo a Promotora Marina Carneiro, o Ministério Público quer estar junto da sociedade, conversando sobre essas problemáticas, para que possa pensar em medidas que venham para aperfeiçoar.

Foto: Sandro Vagner

Debates e opiniões também fizeram parte do I Fórum de Discussão – Regulação em Saúde.

Fotos: Sandro Vagner
Sair da versão mobile