Caros Paroquianos com votos de uma Feliz Páscoa venho agradecer a todos os que participaram da semana Santa 2019 na cidade de Pedreiras Maranhão, que por meio das múltiplas atividades se tornou esta Capital da Fé e Cidade das Procissões!
Falando de Pedreiras Terra de Benedito como assim chamavam os antigos, quero falar do Círio Pascal, a grande vela que encontramos acesa ao lado do altar durante as celebrações dos cinquenta dias do Tempo da Páscoa.
Verdade! Esta grande vela é um dos símbolos mais importantes deste tempo litúrgico, pois representa o Cristo Ressuscitado. A morte não venceu. Cristo nos oferece vida nova. O túmulo está vazio. Isso tudo é vivenciado durante a celebração da vigília pascal ocorrida no sábado passado 20 de abril.
A palavra Círio, quer dizer “cera”, ou seja, Círio Pascal: cera da páscoa. Esta vela, que é maior do que as que costumeiramente acendemos, traz as marcas do ano em curso, afirmando que Jesus é o Senhor do tempo e da história, os cravos, que simbolizam as chagas de Jesus na cruz (Ele está ressuscitado, mas traz consigo as marcas da cruz), o alfa e o ômega (letras do alfabeto grego, o nosso A e Z), para dizer que Jesus é o princípio e o fim.
Após os cinquenta dias da Páscoa, ao acabar este tempo litúrgico o círio deve ser colocado ao lado da pia batismal, para ser utilizado durante as celebrações do batismo representando a luz de Cristo que quer tocar as nossas vidas.
O Círio Pascal é o verdadeiro símbolo litúrgico para representar o Cristo ressuscitado.
A Confecção do Círio de Pedreiras o Maior do Estado do Maranhão é feito pelo artesão Pedreirense sob a minha orientação. Gostaria muito de divulgar este trabalho que há seis anos vem sendo desenvolvido.

O Artesão Gilvan já se prepara todos os anos para este grande momento.
Os tempos atuais estão pedindo de nossa VIDA uma resposta firme e decidida a respeito do sentido profundo da Páscoa. A maior festa cristã não pode ser reduzida a uma celebração apenas cultural, repetida todos os anos e precedida de ritos penitenciais sem que em tudo perpasse a mensagem cristalina do AMOR .
É por amor que Jesus, livremente, se entrega. É por amor ao Pai e pela salvação e libertação dos irmãos. Esse é o conteúdo central do mistério pascal.
A Páscoa renova nossa vida na certeza da vitória de CRISTO. O amor incondicional que atravessa o Calvário e conduz à manhã do domingo feliz em que os discípulos reconhecem que não se pode procurar no meio dos mortos, aquele que está vivo e arde em nosso coração e faz de cada Pedreirense um comunicador desse amor.
Padre José Geraldo – Reitor do Santuário de Benedito