
A APL – Academia Pedreirense de Letras, completou ontem (27), seu 17º aniversário de fundação no município pedreirense. Para comemorar a data, foi realizada uma Sessão Solene no Plenário da Câmara de Vereadores, que contou com as presenças de alguns acadêmicos, convidados e representantes da sociedade civil.
Como parte da programação alusiva aos 17º aniversário, todos acadêmicos receberam das mãos dos amigos ou familiares a Pelerine Acadêmica, veste usada durante a sessão, que deu um tom de nobreza, por ser uma peça simples, mas de grande valor pra quem a usa.
Atualmente a APL – Academia Pedreirense de Letras, que foi fundada no dia 30 de maio de 2006, pelos Poetas Filemon Krause, Joaquim Filho, Samuel Barrêto, Nonato Matos, Darlan Pereira, Edivaldo Santos, Florisa Lima, João Barrêto, Expedito Costa, Wescley Brito, Kleber Lago, Allan Roberto, Kleber Branco, Obdias Batista, Moisés Abílio, Geraldo Melo, José Luiz, Railton Mesquita; membros da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras (APOESP); Desembargador Joaquim Feitosa, da Academia de Letras da Magistratura Piauiense; Promotor de Justiça Whashington Cantanhêde (Academia Arariense-Vitoriense de Letras); Desembargador Milson Coutinho e o jornalista José Chagas, da Academia Maranhense de letras, tem hoje em atividade 24 membros, sendo 20 (vinte) homens e 04 (quatro) mulheres.
O primeiro Presidente eleito foi o Poeta Filemon Krause, com mandato de 31 de maio de 2006 a 31 de dezembro de 2008.
Ontem, durante a Solenidade, mais um filho de Pedreiras foi empossado como o mais novo imortal da APL, Dr. Érico Brito Cantanhêde, que ocupou a cadeira de nº 32, tendo como patrono o médico e ex-prefeito de Pedreiras, Dr. Pedro Barroso de Carvalho Neto. A indicação do novo imortal foi feita através do médico Allan Roberto.
“Dr. Érico Cantanhêde é um dos médicos mais renomados de São Luís, membro da Academia Ateniense de Letras, membro da Sociedade de Médicos Escritores, filho de Pedreiras, que foi por indicação minha. Isso mostra que a Academia Pedreirense de Letras de Pedreiras está viva, e como disse o presidente em seu discurso, cumprindo sua função social, de promover letras, promover cultura e melhorar o homem no seu aspecto social, humano e melhorar a sociedade.” Finalizou Dr. Allan Roberto.
Filho do patrono, Roberth Barroso esteve presente e destacou a importância de Dr. Érico em assumir a cadeira de nº 32, o patrono Dr. Pedro Barroso. “Ficamos muito honrados pela escolha de Dr. Érico, e queremos desejar boa sorte.” Destacou.
Dr. Érico saiu de Pedreiras ainda criança. Voltar à sua terra natal, foi uma alegria imensurável, disse o acadêmico. “Nesse momento, recebendo essa confraria no lugar de um médico do parto que eu nasci, Dr. Pedro Barroso. A minha entrada na Academia vai somar, engrandecer cada vez mais Pedreiras no cenário Nacional, de grande Poetas, escritores e médicos.” Finalizou.
Quanto a chegada do novo acadêmico, o presidente da APL, o advogado Wescley Brito, disse que Dr. Érico vem somar com todos os integrantes, pelo seu trabalho literário já reconhecido em todo o Estado do Maranhão, como participação em várias antologias. O presidente disse que no prazo de 60 dias, será lançada uma antologia. Quanto a construção do prédio da APL, Wescley disse o seguinte: “Hoje nós temos uma linha de diálogo com o Município em busca do nosso terreno, da nossa sede, e nós temos planejamentos de vários projetos que acontecem hoje, como as nossas conferências.”
Participaram da Mesa de Honra: Wescley Brito (Presidente da APL); Marcus Krause (Vice-presidente da APL); Manoel Santana (Tesoureiro da APL); Iaciaria Rios (Vereadora, representando o Legislativo); Isanir Gardênia Silva Sousa (Professora de Literatura) Floriza Lima (Acadêmica da APL) e Érico Brito Cantanhêde (Novo membro da APL).
Fotos do evento

