
Hoje (29), Pedreiras e Trizidela do Vale voltam a se unir em uma das maiores procissões fluviais do Maranhão. O encerramento do festejo em honra ao padroeiro dos pescadores, São Pedro, realizado pela Colônia Z-28, de Pedreiras, como apoio do Santuário de São Benedito, apesar desse momento sombrio, que é a pandemia, será celebrado com todo cuidado.
A programação do festejo está assim: Saída com a imagem de São Pedro e outros andores da capela de Nossa Senhora, na rua do Campo em Trizidela do Vale, segundo o Padre José Geraldo será para evitar aglomeração, até o Parque Maratá, outro ponto tradicional onde os devotos se encontram. Depois, a procissão segue com destino a Pedreiras, onde na rampa, que foi pavimentada pela prefeita Vanessa Maia, será celebrada a Missa de encerramento.
Estrutura
Uma estrutura metálica, trabalho da FUP e da prefeitura de Pedreiras, diferente do palcos tradicionais do festejo que eram erguidos pelos próprios pescadores, está em fase de conclusão. O objetivo é garantir a segurança dos participantes, apesar que, nenhum incidente jamais foi registrado durante o momento final do festejo.
Trizidela do Vale
No balneário da Serraria foi realizada uma reforma através da prefeitura de Trizidela do Vale. O prefeito Deibson Balé, com apoio de algumas secretarias revitalizou o local com mais iluminação, já que ali ficam centenas de devotos que acompanham o encerramento do festejo de São Pedro.

