Fundado no ano de 1963, no dia 27 de maio, o CRESMAM – Centro de Recuperação Santa Maria Madalena, completou no último dia 27 (sábado) 54 anos anos de muito trabalho social voltado exclusivo para mulheres que tem pela frente uma oportunidade de aprender uma profissão.
O fundador da instituição, Luís Mário Lula, mesmo distante, não esqueceu de homenagear essa data tão importante para todos. Direto de Canadá, cidade de Gatineau, Província de Québec, ao Blog, enviou sua mensagem pelos 54 anos de fundação do CRESMAM.
O que dizer à população de Pedreiras, neste dia em que o CRESMAM completa seus 54 anos de caminhada? O meu desejo e acredito que também esse seja o desejo de todos os pedreirenses é que o CRESMAM continue sempre na sua trajetória ainda por muitos anos. Por isso, nesta ocasião quero, em primeiro lugar, expressar o meu eterno reconhecimento à todas as pessoas ( mulheres, homens e jovens) que contribuem à sua evolução, investindo através dos anos sua dose de otimismo, de esperança e de amor.
Aproveito deste aniversário, para juntos, renovarmos nossa fé nesta intituição que é o CRESMAM e destacarmos sua importância e o seu papel na comunidade de Pedreiras, através dos anos. Acredito que com suas realizações o CRESMAM tem sido um exemplo de engajamento, de dedicão, de paciência, e de coragem assim como um modelo de tenacidade e desafio.
Acredito que o CRESMAM continua sendo para as mulheres marginalizadas de Pedreiras um instrumento válido de reapropriação de sua estima de si mesma, de reconquista de sua dignidade e de luta pelos seus direitos fundamentais, como o direito à vida, à liberdade e à segurança.
Suponho também que será reunindo todas as forças vivas da comunidade, sejam elas públicas ou privadas, que poderemos juntos realizar vários projetos no interesse do bem comum, provocando assim uma grande solidariedade na comunidade de Pedreiras.
Reitero mais uma vez que o CRESMAM continuará engajado na sua luta histórica de todos os dias :
1. combater toda forma de escravidão, de discriminação e de exclusão econômica e social 2. promover os direitos inalienáveis das mulheres 3. contribuir para uma sociedade mais justa e humana.
Concluindo, o CRESMAM não seria o que ele foi e o que ele é hoje sem a participação, sem a colaboração, sem a energia e a solidariedade de muitas mulheres e de muitos homens desta comunidade. Com toda esta energia e força humana, tudo foi possível . Pois foi este conjunto de forças encarnadas por pessoas e organizações que fizeram nascer un novo dia, uma nova terra e um novo horizonte para todas as mulheres de Pedreiras que se sentiam marginalizadas, sem apoio, sem meios, desencorajadas e exploradas. Foram elas também que num esforço coletivo, fizeram caminho lá onde não havia caminho. PARABÉNS CRESMAM! MUITOS ANOS DE VIDA!
Luis Mário Lula