
Dez casas foram atngidas pelo início de um deslizamento de terra, na rua José Ribeiro, bairro São Benedito, em Pedreiras, devido as fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Uma delas foi dada como perda total.
Na manhã desta terça-feira (05), a Defesa Civil do Estado do Maranhão, Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros iniciaram um trabalho de contenção sobre o morro que fica por trás das residências. Eles derrubaram ávores e colocaram lonas para conter o deslizamento de terra, evitando mais danos no local.
Segundo o sargento do Corpo de Bombeiros do Maranhão, Conrado, todo trabalho técnico e uma vistoria no local, é para auxiliar a Defesa Civil municipal. A preocupação das equipes é evitar duas situações: que o morro continue desmoronando e, também, que a grande de terra acumulada chegue a transpor à rua, em função do número de terra armazenada, devido a queda da barreira.
“No município de Pedreiras já foi decretado estado de calamidade pública, vinculado ao governo do estado e ao governo federal. Com esse trabalho, ele pode agregar esse evento ao relatório dele e, sim, conseguir algum tipo de ajuda ou recurso junto ao governo federal ou governo do estado, para que seja feito um trabalho posterior a esse primeiro momento.” Disse o Sargento.
Wermerson de Lima, da Defesa Civil de Pedreiras, que estava representando o coordenador Rai Brito, reforçou as informações, ao dizer que apesar de não ser um trabalho 100%, mas vai amenizar a situação, evitando que as casas possam desmoronar. Quanto as famílias que foram afetadas pelo deslizamento da terra, ele disse que algumas foram para abrigos e outras para casa de parentes, mas com todo apoio do Município.

