
Foi apresentado e discutido nesta sexta-feira (13), em audiência pública, o Plano Municipal de Saneamento Básico de Pedreiras, que contou com a participação de integrantes da secretaria de meio ambiente, comitê de bacia hidrográfica do Rio Mearim, representantes de diversos segmentos da sociedade, servidores municipais e outros convidados.
Segundo Débora Dana, engenheira ambiental e técnica da Universidade Federal Fluminense, existem alguns projetos que são emergenciais, mas outros a longo prazo que poderão ser executados durante vinte anos.

“O Município só tem recurso financeiro pra saneamento se ele tiver o plano. Então, hoje a gente entrega esse plano de planejamento, e ainda esse documento de conseguir recurso junto à união. A gente informa quais as principais metas que tem que ser feitas nos próximos três anos.” Destacou a engenheira.
CONTINUA DEPOIS DOS COMERCIAIS
O planejamento teve início há três anos, onde Pedreiras recebeu por várias vezes a visita de uma equipe especializada que realizou um diagnóstico sobre a real situação do Município. Momento que foram descobertas as necessidades em Pedreiras, o que já tem ou o que não tem.

Débora Dana disse que, um dos projetos de urgência é o aterro sanitário, mas assim também, como o esgoto sanitário que é desaguado no Rio Mearim, fonte de consumo da população.