
Essa é a primeira de muitas outras campanhas de doação de sangue e medula óssea, que o Hospital Regional de Pedreiras – Dr. Kleber Carvalho Branco, realizou em parceria com o Hemonúcleo Dr. Josélio Carvalho Branco.
Segundo a coordenadora do Hemonúcleo, Luciana Amorim, o objetivo é aumentar o estoque de sangue que atende mais de vinte e cinco Municípios. “Toda parceria e toda campanha serão sempre bem-vindas”.
O mais importante foi que muitos voluntários experimentaram pela primeira vez esse dom de solidariedade que ajuda salvar muitas vidas.
Vieram doadores e voluntários de vários Municípios, como por exemplo, de Peritoró. Joedna doou para um amigo, mas disse que se for preciso vai continuar fazendo esse gesto magnífico. Bruna Gonçalves, também de Peritoró, disse que foi sua primeira doação. Disse que foi importante e vai continuar fazendo a doação de sangue.
O advogado Fernando Formiga disse que foi muito gratificante participar da campanha, como outros voluntários, foi a primeira vez que doou sangue. “Foi tranquilo, sem nenhum problema, o pessoal com o atendimento bem diferenciado e bem dedicado ao que está fazendo. A gente voltará sempre.” Concluiu.
Doador desde 2014, Humberto Oliveira, fez questão de falar sobre o apoio que todos deverão ter com as campanhas. Ele faz doação três vezes durante o ano. “Somos saudáveis e as pessoas precisam da gente.” Ressaltou o jovem doador.
É importante enfatizar, que o Hemonúcleo está fazendo cadastro para quem quiser fazer a doação de medula óssea. Os interessados, segundo a assistente Social, Sílvia Cristina, devem levar documento de identificação e o cartão do SUS. “São recolhidos apenas 5ml de sangue, que serão direcionados ao banco de dados do Redome. Todas as informações do cadastrante ficarão no banco de dados nacional.”
O Hemonúcleo Dr. Josélio Carvalho Branco está situado no bairro do Goiabal, ao lado do Ginásio de Esportes.
Seja você também um doadão de sangue ou de medula óssea e, ajude a salvar vidas.
Continua após a PUBLICIDADE
ORIENTAÇÕES PARA A DOAÇÃO DE SANGUE
Antes de ir doar sangue:
- Não vá em jejum e alimente-se com alimentos leves
- Evite alimentos gordurosos no dia da doação
- Hidrate-se
Requisitos básicos
- Estar em boas condições de saúde.
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização. Consulte também este procedimento no Hemocentro de sua região)
- Pesar no mínimo 50kg.
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Respeitar os intervalos para doação
- Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).
- Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).
Continua após a PUBLICIDADE
Honestidade também salva vidas. Ao doar sangue, seja sincero na entrevista. (fonte: Instituto Gabriel – gabriel.org.br
