Logo

Pedreiras: Em grande estilo artistas participam da última noite da “I Semana Cultura Samuel Barrêto”

Foto: Sandro Vagner

Foram três dias de muita festa literária, teatro, música, festivais de música e de poesias, e um grande show de humor com o cantor e humorista João Cláudio Moreno, que foi a atração principal no encerramento da “I Semana Cultural Samuel Barrêto”, em Pedreiras, no Bar do Índio, a Casa da Cultura Pedreirense.

Padre José Geraldo/Ester Barrêto e Ruth Barrêto/Foto: Sandro Vagner

Logo na abertura, do dia do aniversário de Samuel Barrêto (08), o Padre José Geraldo, Reitor do Santuário de São Benedito, fez questão de lembrar dos bons momentos que conviveu com Samuel Barrêto, lembrou de grandes encontros e finalizou agradecendo a todos, declamou um dos poemas de Samuel Barrêto, que estava inacabado, o Padre o concluiu e entregou à irmã do Poeta, Ester Barrêto.

“Que saudade meu Poeta

Lias até meu pensamento

Sabias em todo o momento

Sobre o ser, poder e querer

Mas veja aí no céu, e diga sou Samuel

O homem que sabe LER”

Atrações Musicais

Luís Carlos Dias

Luís Carslos dias – Cantor/Foto: Sandro Vagner

Luís Carlos Dias, parceiro em composições com Samuel, foi o primeiro a se apresentar. Músicas maransenhes e do poeta, que deixou o público satisfeito com a apresentação.

Chagas Melo

Chagas Melo – Cantor/Foto: Sandro Vagner

Chagas Melo, que sempre frisou ser não só amigo, mas irmão de Samuel Barrêto, lembrou do aniversário do Poeta. Lembrando outro compositor que viajou fora do combinado, Chagas Melo iniciou o repertório com uma música de Damião Sousa, em homenagem a João do Vale. Chagas encerrou com um conto, coisa que ele faz muito bem.

Paula Giovana e Vinícius Pereira

Paula Geovana e Vinícius Pereira/Foto: Sandro Vagner

A dupla formada por Paula Giovana e Vinícius Pereira, que já cantou muitas composições de Samuel Barrêto, de entrada, Paula Giovana cantou uma música que venceu um festival, intitulada “Separação”. Vinícius cantou “Salvemos o Mearim” (Samuel Barrêto, Manuel Santana e Brandinho). Juntos eles finalizaram com a música “Quimera” (Samuel Barrêto e Manuel Santana), vencedora do festival de Pinheiro.

Antes da outra atração musical, algumas autoridades que estavam presentes no local, deixaram suas mensagens sobre a “I Semana Cultural Samuel Barrêto”.

Anderson Lindoso – Secretário de Cultura do Maranhão/Foto: Sandro Vagner

Anderson Lindoso, secretário de estado de cultura do Maranhão, iniciou seu discurso falando sobre projetos que tinha planejado com Samuel Barrêto, quando após sua posse como secretáio de cultura, foi Pedreiras o primeiro Município a ser visitado por ele, mas, infelizmente, devido o acontecido com Samuel, só resta fazer grandes homenagens ao grande Poeta, pela importância que teve em Pedreiras e no Maranhão.

Luis Henrique Lula da Silva – Deputado Estadual (PT)/Foto: Sandro Vagner

Luis Henrique Lula da Silva, deputado estadual (PT), expressou sua satisfação em poder celebrar, mesmo com a ausência de Samuel, a vida e o legado do Poeta. Disse que Samuel faz muita falta, mas pelo pouco tempo que ficou entre nós, ficou marcado no coraçao e mente de todos. Filho adotivo de Pedreiras, Luis Henrique lembrou que agora é Cidadão Pedreirense, título através de um projeto do vereador Jotinha Oliveira e concedido pela presidência da Câmara. Como um dos aguerridos para que a “I Semana Cultural Samuel Barrêto” fosse realizada, Henrique pediu aos secretários Lindoso e Simplício, que levassem ao goveernador Flávio Dino, os agradecimentos dele, por possibilitar que Pedreiras pudesse reverenciar um dos maiores homens, um dos mais ilustres, um dos mais nobres, um dos mais queridos filhos de Pedreiras, Samuel Barrêto.

Marly Tavares – Presidente da Câmara de Vereadores de Pedreiras/Foto: Sandro Vagner

A presidente da Câmara de Vereadores de Pedreiras, Marly Tavares (Solidariedade), que representou todas as autoridades do Municipio, disse que acompanhou a história da família Barrêto, tão grandiosa, tão guerreira e tão cheia de fé, por valorizar a cultura de Pedreiras. Lembrou da luta de Ester Barrêto, que foi em busca de várias autoridades, incluindo o governador Flávio Dino, Simplício Araújo, a prefeita Vanessa Maia e a Câmara, para que fosse aprovada a Lei Municipal do Dia do Poeta Samuel Barrêto. Finalizou dizendo que, a partir da I Semana Cultural Samuel Barrêto, a cultura de Pedreiras se torna mais valorosa e mais digna.

Anderson Lindoso (Sec. de Cultura), Simplício Araújo (Sec. Indústria, Comércio e Energia), Luís Henrique (Deputado Estadual) e Marly Tavares (Pres. da Câmara)/Foto: Sandro Vagner

Simplício Araújo, Secretário de Indústria, Comércio e Energia, que no ato representou o governador Flávio Dino, destacou como fantástico o grande evento, e que agora todos irão voltar a valorizar, pra valer, o que é de Pedreiras. Lembrou que Samuel é um ícone na cultura de Pedreiras e do Maranhão. Relatou a luta da família para que Samuel estivesse vivo. Segundo Simplício, Samuel está mais vivo do que nunca. Se comprometeu com sua contribuição para o próximo ano, para que o evento seja maior. Agradeceu a família Barrêto pelo evento em homenagem a Samuel Barrêto. “Aqui eu aplaudo pelo que vocês estão fazendo pelo Samuel. E, agradeço em nome do governador Flávio Dino, em nome de cada pedreirense, por que agora o Maranhão vai saber, o Maranhão precisa conhecer quem é Samuel Barrêto, quem é a família Barrêto e, acima de tudo, quem é Pedreiras, o berço da cultura, da poesia e da luta, por que é isso que nós somos.”

Mais atrações musicais

Daffé

Foto: Sandro Vagner

Daffé, outro parceiro de Samuel Barrêto, o cantor levantou o público ao entrar no palco. Cantou música autoral, como Ave de Aribação. Lembrou de Samuel com um beijo e disse que está junto com o Poeta. Pra finalizar sua apresentação, a cultura maranhense, bumba-boi não faltou no repertório de Carlos Daffé.

Garrincha do Vale

Sandro Alex e Garrincha do Vale/Foto: Sandro Vagner

Garrincha do Vale lembrou que sempre chamava Samuel de Samuca. Deus o levou, mas ele deixou um grande legado na cultura de Pedreiras. Linha Imaginária foi a música de entrada; cantou João do Vale, de Tresina a São Luís. Grande fã de Zé ramalho e considerado o couver do cantor, Batendo na Porta do Céu, fez parte do repertório. Revelação, que teve a participação do produtor do show, Sandro Alex, encerrou a apresentação de Garrincha do Vale, que fará um grande show no próximo dia 16, no Anfiteatro Dom Jacito Brito, com a participação especial do Trio Nordestino.

Elisa Lago

Elisa Lago – Cantora/Foto: Sandro Vagner

Pedreirense, da família Lago, a cantora, poetisa e compositora Elisa Lago, se emocionou ao lembrar que, se hoje ela é artista, tudo isso deve a Samuel Barrêto. Com as  composições de Elisa Lago/Samuel Barrêto/Netto Kwako) Flauteando, foi um samba que mexeu com o público, que já vinha dançando todos os ritmos. Lado ‘A’ ,de Samuel Barrêto e Paulo Piratta, foi a segunda cantada pela intérprete, que finazilou sua apresentação cantando “Canção de Rio e Mar” (Chico Viola e Samuel Barrêto).

Fernando Pessoa

Fotos: Sandro Vagner

Músico da Cia. de Teatro de Bonecos Beto Bittencourt, Fernando Pessoa interpretou, de Samuel Barrêto e Neto Kwako, a canção ” O Rio”. Disse que foi uma honra cantar a música de Samuel. Ainda contou com a participação de Nila Bittencourt, finalizando a apresentação com mais uma música de Samuel Barrêto e Neto Kwaco,”‘Aceita Mama”.

Joãozinho Ribeiro

Jãozinho Ribeiro – Cantor/Foto: Sandro Vagner

O cantor e compositor, Joãozinho Ribeiro, entrou logo de primeira com uma ‘pedra’, ‘Erva Santa” (Betto Pereira e Joãozinho Ribeiro), reggae que embalou alguns ludovisenses presentes na platéria. Antes da segunda apresentação, Joãozinho Ribeiro disse que não tinha muito pra falar de Samuel Barrêto, por que já disseram tanto, mas o importante é a construção da obra prima coletiva cultural, que é a “I Semana Cultural Samuel Barrêto”, segundo Joãozinho Ribeiro, se é a primeira, terá a segunda, a terceira e muito mais. “Samba 100”, foi a segunda, uma homenagem aos 100 anos do samba. “Frevo desaforado” foi a música que fechou a apresentação do Poeta Joãozinho Ribeiro.

Josias Sobrinho  

Josias Sobrinho – Cantor/Foto: Sandro Vagner

Maranhense, o cantor e compositor, Josias Sobrinho, também veio participar da “I Semana Cultural Samuel Barrêto”. A música ‘Dente de Ouro’, comoposição de Josias Sobrinho, trouxe as recordações de grandes intérpretes, como Papete, que também viajou há alguns anos fora do combinado. ‘Rosa Maria’ (Josias Sobrinho/Israel Dantas/Papete e Zé Américo Bastos) fez parte do repertório do cantor. Com as música ‘Sarapó’, ‘Engenho de Flores’ e ‘Catirina’, Josias Sobrinho encerrou sua apresentação agradecendo a todos.

Final do Festival de Música ‘Samuel Barrêto’

O festival de música foi realizado online. Ontem (08), foram anunciados os vencedores, que além do troféu ‘Samuca’ troféu confeccionado por Ana Paula Barrêto, filha do cantor Vigário, que fazem parte da família Barrêto, teve a premiação em dinheiro.

Foto: Sandro Vagner

Joãozinho Ribeiro, um dos jurados, foi quem anunciou os nomes dos vencedores que tiveram suas músicas exibidas no telão.

1º lugar –  Mano Lopes (São Luís – MA) – De Pedra, Água, Barro e Poesia

Foto: Sandro Vagner

2ª lugar – Tony Soubler (São Luís) – ‘Fim das Contas’

Foto: Sandro Vagner

3º lugar – Alberto Trabulsi (São Luís), com a música ‘Eu vou embora pra o Sertão’

Foto: Sandro Vagner

Mais atrações artísticas 

Raimundinho e Forró Pé no Chão/Foto: Sandro Vagner

A penúltima atração do encerrmento da “I Semana Cultural Samuel Barrêto”, o grupo “Seu Raimudinho e Forró Pé no Chão”, com muito forró pé de serra, incuindo composições de Samuel Barrêto, contagiou o público. Antes da apresentação, Alberto, intérprete do grupo, disse que Samuel Barrêto merece todas as homenagens. ‘Mala de Saudade’ (Samuel e Paulo Piratta), um xote, trouxe boas lembranças do Poeta.  ‘Labareda’ (Samuel Barrêto/Josivam Pereira e Wescley Brito), também fez parte da homenagem pelo grupo. Encerrando a apresentação, o trio cantou uma música de autoria do Poeta Edvaldo Santos ‘Castelo de Sonhos’.

Show de Humor

Fotos: Sandro Vagner

Artista internacionalmente conhecido, João Cláudio Moreno cantou e fez o público cair na gargalhada, com suas piadas e imitações, como, Caetano Veloso, Dona Canô, João do Vale e outros. Caracterizado como Luiz Gonzaga, o humorista lembrou do Rei do Baião, cantando alguns dos seus grandes e inesquecíveis sucessos. Disse que ficou satisfeito por ter participado da “I Semana Cultura Samuel Barrêto”. Durante uma entrevista ao Blog, disse que gostaria de ser adotado pela família Barrêto.

Apresentação à parte, o Maestro Luciano Santos, que acompanha o humorista, fez uma bela apresentação, com seu violão, tocando ‘Asa Branca’ (Luiz Gonzaga).

Foi tudo maravailhoso. Mais uma vez queremos agradecer a todos que fizeram esse projeto acontecer. No ano que vem, esperamos contar com mais parceiros, para que essa I Semana Cultural Samuel Barrêto seja multiplicada.

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

Fotos: Keylon (drone)/Sandro Vagner

Fotos: Sandro Vagner

1 Comentário

  1. Chagas Melo disse:

    Realmente uma festa a altura do aniversariante,o poeta Samuel Barreto, e logo no bar do índio , o berço da nossa cultura , a onde , tantas vezes a gente se reunia para tratar dos nossos projetos culturais . Quero aqui parabenizar a família Barreto, pela belíssima iniciativa, e toda comissão organizadora pela conclusão da primeira semana cultural Samuel Barreto, de muitas e muitas que viram, saiu tudo perfeito , e no palco , do primeiro ao última dia , Samuel trouxe muita inspiração . A princesa do Mearim , se enriqueceu culturalmente .

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz