
A sessão ordinária, desta segunda-feira (27), na Câmara de Vereadores de Pedreiras, presidida pela vereadora Ceiça (PSDB), foi marcada com homenagens, música de boa qualidade, cobrança sem resposta, projetos de Lei e requerimentos.
Em pauta, logo no início, o blogueiro e apresentador Joaquim Filho, acompanhado do locutor Klayrton Sousa, e da presidente da FUP, Francinete Braga, recebeu uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador Filemon Neto, ao programa “Canto da Princesa”, que vai ao ar todos os sábados, das 08h às 09h, pela Rádio Cidade FM, com o melhor da Música Popular Maranhense, em destaque, os artistas de Pedreiras. Na tribuna, Joaquim Filho, enfatizou sobre a criação do programa, que segundo ele, surgiu após sua participação no Fórum de Cultura, promovido pela FUP, no dia 14 de julho.
Após a entrega da honraria, o Coral João Menezes presenteou os expectadores com uma belíssima apresentação, sob a regência do maestro Francinaldo Rodrigues.
O mototaxista Nicolau, presidente da associação dos Mototaxistas de Pedreiras e Trizidela do Vale, a convite da presidente vereadora Ceiça, usou a Tribuna, solicitando que o projeto de Lei da categoria fosse aprovado pelos edis. Dezenas de profissionais lotaram a galeria, mas terão que esperar o projeto de Lei voltar das comissões, para que seja apreciado e votado. Todos os vereadores que participaram da sessão, disseram que o projeto será aprovado na próxima semana.
O vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude de Pedreiras, Felipe Alves de França, que faz parte, também, da Ordem Demolay (Capítulo Cavaleiros do Mearim) questionou sobre uma Lei que foi aprovada em agosto de 2015, mas nunca saiu do papel. Nenhum dos vereadores presentes se manifestou. Não sabemos se os parlamentares não entenderam a mensagem ou fizeram questão de ficar calados sobre o assunto.
Em relação a aprovação ou não das contas do ex-prefeito de Pedreiras, Lenoílson Passos da Silva (PV), referente ao exercício financeiro de 2009, desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), foram lidos os ofícios destinados à presidência da Câmara, pelo conselheiro do TCE, José de Ribamar Caldas Furtado. A matéria foi encaminhada às comissões competentes.
Uma Moção de Congratulações e Aplausos a imprensa de Pedreiras, de autoria do vereador Adonias Quineiro, foi aprovada pelos demais parlamentares que participaram da sessão de ontem.
Líder do governo na Câmara, o vereador Filemon Neto fez uma avaliação dos principais assuntos em plenário.
Dois vereadores, apenas, usaram a Tribuna; Ceiça e Sérgio Profiro, que se manifestaram a favor da aprovação do projeto de Lei dos mototaxistas.

