
Natural de Lago da Onça, zona rural de Pedreiras, João Batista Vale nasceu no dia 11 de outubro de 1933, ele completaria 89 anos, se ainda estivesse fisicamente entre nós, mas suas músicas que se espalharam pelo mundo continuam presentes, inúmeras gravadas e regravadas por artistas nacionais que conviveram com o Maranhense do século XX.
Ontem (11), o filho do cantor, João Aurélio (Diretor do Parque João do Vale), com a ativista e defensora cultural, Francinete Braga resolveram fazer uma homenagem a João do Vale, momento que serviu para alguns que ainda não conheciam a obra de João, como os jovens que compareceram, saber um pouco mais desse ícone da música popular brasileira.
Cantores, campositores, poetas e outros artistas fizeeram a noite mais alegre, e quem estava no Parque João do Vale parou para acompanhar mais uma movimentação cultural na cidade de Pedreiras. O secretário de cultura, Maurício Monteiro, a secretária de esportes Ray Brito e o ex-vereador Filemon Neto, autor da Lei do Dia Municipal da Cultura, 11 de outubro, estiveram presentes.
“Não tinha nada programado, como minha mãe dizia, quem tem amigos às vezes é melhor que ter dinheiro. Ter amigos artistas melhor ainda. Foi como se eu estivesse aniversariando e ninguém lembrasse da data e, de repente, chega teus amigos; foi assim que aconteceu. Estou muito feliz com a homenagem ao meu pai.” Disse João Aurélio.
Um stand com recortes de jornais lembrou um pouco da tragetória de João do Vale, até sua partida.

