Logo

Pedreiras: FUP vai comemorar o Dia de Santos Reis

A FUP – Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo, vai realizar hoje (6), um cortejo pela Avenida Rio Branco,em homenagem ao dia dos Santos Reis. Segundo os organizadores, a concentração acontecerá no Palácio Municipal, antiga prefeitura, a partir das 16h. A iniciativa da Secretária Francinete Braga, visa fazer um resgate dessa festa cultural, popularmente conhecida como  “A Folia de Reis”, que foi herdada por colonizadores portugueses, mas em nosso país, é desenvolvida com características locais.

O que chamam à atenção nessa manifestação cultural, são os versos preservados, que passam  de geração em geração.

Minhas lembranças das festas de Reis

Estação em que eu esperava o trem que vinha de São Luís a Teresina. Passava sempre às 14h, quando não atrasava/Foto: Estações Ferroviárias

Lembro-me quando jovem, estudante, e, ao sair em férias, costumava deixar a cidade de Codó, com destino à zona rural. E o povoado “Côcos” era minha parada preferida; ia de trem ou de trolho (meio de transporte sobre trilho, que era conduzido manualmente com varas).

Trolho – imagem ilustrativa

Minhas férias coincidia com a data, onde na casa do senhor que era conhecido como João Buriti (in memoriam), um amante dessa tradição, realizava anualmente a festa de Santos Reis. Eu, acompanhava a caminhada dos “Caretas” em número de três, homens com suas vestes confeccionadas a partir da folha das carnaubeiras, que ganhavam às noites cantando de porta em porta, os versos com suas vozes como se estivessem equalizadas, (afônicas), enquanto outras pessoas levavam as imagens dos reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar. Era tudo muito simples, mas divertido, principalmente para mim, que sem saber, participava de uma das festas populares da nossa cultura.

Ao tomar conhecimento desse regaste, revivi minhas lembranças de menino, que acompanhava tudo sem medo de nada, nem dos “Caretas”, e principalmente dessa violência, por que, não existia. E, hoje, está podando nossos desejos.

Significado da data

O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis” comemorado em 06 de janeiro é o dia que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de três Reis Magos, vindos do oriente.

A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como “Noite de Reis”.

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos BelchiorGaspar e Baltazar. A Bíblia diz que os Reis Magos chegaram à casa e viram o Menino Jesus com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor. (Fonte: Raízes Espirituais).

Louvável e plausível a iniciativa do Governo Antônio França, em resgatar essa tradição, no início de sua gestão.

Parabéns aos idealizadores.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Vitorino Net

  • Gráfica e Editora Mearim – Pedreiras

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Connect Pedreiras

  • Venha nos visitar!

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz