Ícone do site Portal Sandro Vagner

Pedreiras: II Semana Cultural Samuel Barrêto proporcionou Cultura e Entretenimento à população

Renato Teixeira/Foto: Sandro Vagner

A “II Semana Cultural Samuel Barrêto”, realizada no Anfiteatro Dom Jacinto Brito, palco da música e da Poesia, encerrou ontem (09), com a final do Festival de Música “Samuel Barrêto”, participações do Trio Carcará, Garrincha do Vale, e o cantor e compositor Renato Teixeira, que disse ter ficado encatado com Pedreiras, seu povo e com toda organização do evento, considerando um dos melhores shows já realizado por ele nos últimos meses.

Mas a “II Semana Cultura Samuel Barrêto” não se reduz somente à música. Tivemos Oficinas de Pintura, na Unidade de Ensino, São Miguel, em Trizidela do Vale, ministrada pelo artista plástico Álvaro Pacheco “Pachequinho”. Oficina de Literatura de Cordel, com o Mestre Moizés Nobre, no IFMA Campus Pedreiras. Roda de Conversa, com o poeta, cantor e compositor Joãozinho Ribeiro e convidados, entre eles, os Poetas Joaquim Filho e Edivaldo Santos. E a oficina de Confecção de Bonecos, idealizado e realizado pelo Instituto Artístico e Cultural Beto Bittencourt, que aconteceu na FEMAF – Faculdade de Educação Maria Adelaíde Franco.

07/10

Paulo Piratta e Dizla Siqueira/Fotos: Sandro Vagner

No palco do Anfiteatro Dom Jacinto Brito, no dia 07, os artistas pedreirenses Paulo Piratta e Dilza Siqueira proporcionaram um grande show, com músicas autorais e em parcerias com Samuel Barrêto.

Foto: Sandro Vagner

A comissão organizadora do evento fez a entrega dos livros da “I Coletânea Poeta Samuel Barrêto”, que incluíram todos os poemas apresentados na “I Semana Cultura Samuel Barrêto”.

Foto: Sandro Vagner

Alunos da Escola Janoca Maciel, acompanhados da professora Rita Pereira, mostraram ao público o que eles aprenderam, em termo de literatura poética, quando tiveram a oportunida de ter como um grande Mestre, o Poeta Samuel Barrêto e a professora Rita Pereira, que incentivou nos alunos o gosto e o prazeer de escrever seus Poemas.

Foto: Sandro Vagner

Com maestria, o Mestre Moizés Nobre e o seu filho Pedro Nobre, foram os protagonistas de um Sarau Poético, com o tema “15 vezes Operário da Canção”, que culminou no lançamento de mais um livro inédito do Poeta Samuel Barrêto, intitulado “Operário da Cançao”.

O Festival de Poesia foi outra atração cultural, com a participação de Poetas de vários estados. Prêmios em dinheiro e o troféu “Samuca”, aos participantes que conquistaram com sapiência suas colocações, incluíndo melhor performance, que teve como vencedor o Poeta Wescley Brito, também conquistando o segundo lugar.

Fotos: Sandro Vagner

Os vencedores foram:

1- Luiza Cantanhêde – Abaporu (Santa Inês – MA)
2- Wescley Brito – Carrossel (Pedreiras – MA)
3- Evilazio – Pétalas de Pedra (Santa Inés – MA)
Melhor Performance – Wescley Brito

Foto: Sandro Vagner

Atrações musicais da noite, a cantora Elisa Lago, lembrou grandes parcerias com o “Poeta Menino”, como chama carinhosamente Samuel Barrêto, muita música e boas recordações.

Foto: Sandro Vagner

O cantor e compositor Josias Sobrinho, encerrou a noite musical, lembrando seus grandes sucessos e música recentes, com grande parceria, inclusive com o maranhense Zeca Baleiro.

08/10

Foto: Sandro Vagner

A noite começou com o show do cantor e compositor Chagas Melo (Secretário de cultura de Trizidela do Vale), levando o som da Jamaíca Brasileira, com os reggaes maranhenses. Lembrou alguns momentos que conviveu com Samuel Barrêto.

Foto: Sandro Vagner

A Banda Pedra Grand animou o público com rock nacional, sucessos do passado e música de Samuel Barrêto, com parceiros como Brandinho e outros.

O evento teve como um grande momento a realização do “II Festival de Música Samuel Barrêto”, com apresentação das dez músicas classificadas para a grande final, com participações de cantores de Pedreiras e de São Luís.

Fotos: Sandro Vagner

Fecharam à noite os cantores e compositores Joãozinho Ribeiro e Gildomar Marinho, esse esteve participando pela primeira vez, sendo ele, um parceiro de Samuel Barrêto, com as músicas “Dora” e “Silêncio” .

09/10  

Foto: Sandro Vagner

Trio Carcará, que teve como intérprete a jovem Ana Alice e no violão o jovem Ariel, interpretou músicas de João do Vale e de Samuel Barrêto, um show dos futuros grandes artistas, que, assim como outros, querem chegar ao topo do sucesso.

Foto: Sandro Vagner

Garricnhado Vale foi a segunda atração musical, o cantor e compositor, durante a apresentação, agradeceu ao convite da família Barrêto, e disse que jamais poderia recusar, já que “Samuca”, fez e faz parte de sua história artística. Músicas do pedreirense Itaiguara, que hoje reside em Brasília, foram cantadas por Garrincha do Vale.

Fotos: Sandro Vagner

Os cinco classificados para a final do Festival de Música, fizeram suas apresentações para o corpo de jurados, formado por: Elisa Lago, Josias Sobrinho, Francinaldo Rodrigues, Jr. Menezes e Gildomar Marinho.

Fotos: Sandro Vagner

Antes de anuncicar os vencedores do “II Festival de Música Samuel Barrêto”, o cantor e compositor Renato Teixeira, com toda sua simplicidade, encantou o público com suas belas canções. Renato Teixeira agradeceu a mãe de Samuel Barrêto, dona Ceci Ana e toda a família, pelo convite. Sentiu-se entre amigos, assim conquistados ao longo dos anos de carreira musical. Em sua fala, perguntou se em Pedreiras ainda tinha a rua da Golada, uma referência à música de João do Vale, que convidou o público a cantar “Pisa na fulô”. Reanto Teixeira falou sobre a participação da família, ele, a filha Isabel Teixeira, e o filho Chico Teixeira, na novela global, “Pantanal”, que terminou no fim de semana. Levou de Pedreiras a certeza que a Poesia e a boa música são valorizadas por gente simples e cultural.

Foto: Sandro Vagner

Finalizando a “II Semana Cultural Samuel Barrêto”, Raira Maria (irmã de Samuel Barrêto) e Elisa Lago, divulgaram os vencedores do Festival de Música, ficando a assim:

1- Ivandro Coelho e Celso Borges – O futuro tem um coração antigo
2- Tiago Máci- A cruz e a maçã
3- Clara Madeira/Amorim – Sede
Melhor intérprete- Ivandro Coelho

Os nossos agradecimentos a todos os envolvidos direta e indiretamente nesse evento, que já é considerado em nível nacional, por fazer parte do calendário estadual e municipal, e por consagrar o “Dia Municipal do Poeta Samuel Barrêto”, 08 de outubro, projeto do vereador Jotinha Oliveira, aprovado pelos demais parlamentares e sancionado pela prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia.

Fotos: Sandro Vagner

Aos patrocinadores e apoiadores culturais, à banda e seus grandes músicos, os agradecimentos da família Barrêto.

Foto: Sandro Vagner

A II Semana Cultural Samuel Barrêto teve como apresentadores a locutora Lucilene Veras e o locutor Jackson Borges, também secretário de cultura de Lima Campos, que ficam satisfeitos com o evento, na certeza que essa parceria foi firmada para futuros eventos culturais.

Enfim, obrigado a Deus! Ao público, que continua acreditando que a cultura popular é a porta do sucesso e a realidade de transmitir a arte musical, poética e literária para esse povo que merece momentos de felicidade proporcionados durante a “II Semana Cultural Sameule Barrêto”.

Fotos: Sandro Vagner

Em 2023 teremos muito mais. Aguardem com muita expectativa a “III Semana Cultural Samuel Barrêto”!

Esse foi mais um presente para Pedreiras.

Obrigado!

Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner
Fotos: Sandro Vagner

 

Sair da versão mobile