
O Santuário de São Benedito no seu sétimo ano de desfile Cívico, realizou a Marcha da Família.
Não poderia deixar de registrar meu agradecimento a todas as pastorais e com destaque a Coordenação da Pastoral da Família apresentando a Família como a única instituição em que se preserva valores, cuidados e princípios.
Demonstro alegria e gratidão por todo esforço e apoio. Saibam que Pedreiras ficou encantada com a Evolução do Desfile.
É com esse nobre sentimento que o Santuário juntamente com suas Pastorais e Movimentos realizou a Festa da Pátria. Não somente comemorando a Proclamação da Independência em 1822, mas para mostrar que os filhos desta terra Mãe Gentil também vivem o sonho de múltiplas independências.
Nós não pretendemos enaltecer aqui a Família de Dom Pedro I e sim a Família real, cotidiana desta Terra Centenária que luta todos os dias pela felicidade de seus Filhos.
O Santuário Comemorou uma Nova Consciência das Famílias e por meio da Pastoral da Familia, pais, mães e filhos Marcharam e sensibilizaram para o valor desta instituição que permanece viva em nosso dia a dia!
Perguntaram-me porque o Santuário há Sete anos toma Conta da Avenida Rio Branco e eu logo respondi: para que o grito do Ipiranga continue no Grito de Pedreiras contra a mentira, contra o comodismo, contra a espera, contra o aborto, a depressão, o Suicídio, contra a Eutanásia, o negativismo, a Lei do Menor esforço. GRITAMOS SIM SEM PRECISAR ELEVAR O SOM DA VOZ: que somos a favor da Vida, da Liberdade de Pensamento, pela mudança de vida das pessoas, por novas atitudes, pela habilidade respeitosa.
Esta MARCHA fica na História de Pedreiras porque marchamos para entender que a pátria é de todos e não privilegio de alguns.
A nossa marcha é para que sejamos mais irmãos sem precisar de desigualdade sociais, sem discriminar ou ter preconceitos com os outros.
Sei que lembrar a história do 7 de setembro é ótimo, mas queremos evidenciar a história de cada um com sua capacidade, potencialidade e criatividade.
Marchamos embalados pela Banda Santa Cecília com os nossos Jovens, regida pelo Diretor de Juventude do Santuário para dizer que nunca queremos parar, pois somos uma Instituição Religiosa que a exemplo de Cristo, enxergamos os negligenciados, e dizemos não a tudo que leva a violência e a perversidade.
Marchamos com diversos Simbolos com temas diversos refletindo a Familia, e demonstrando que sonhamos e temos esperança que os valores, os sentimentos cristãos brotem na Terra de Benedito que é se tornou cidade das Procissões e a Grande Capital da Fé.
Nosso Brado Retumbante acontece quando não aceitamos injustiças! Nosso heroísmo acontece quando nos preocupamos com as crianças e jovens, com os idosos e deficientes. Não há como não evidenciar o Pelotão de Crianças com Pães e o Grupo de Santa Rita com Flores para demostrar que a exemplo do Padroeiro desta terra, quem partilha o Pão está partilhando o Milagre das Flores, Pois a Caridade é o Perfume de Cristo.
O hino do País ecoou nos corações e deu-se para notar que em seu estribilho vem por primeiro o Sonho, nossa Marcha aspira pão casa e Trabalho para que a dignidade assuma o comando. Vislumbro o terço dos Homens com o majestoso andor do Santo Negro Mostrando nossos 156 anos de Fé, nossos 141 anos de Festejo, nossos oitenta anos de Paróquia e nossos seis anos de Santuário.
Marchamos com nossas bandeiras, evidenciando nosso Santuário que cultiva um sonho bom de romper o preconceito entre as pessoas e que se viva nessa terra Mãe gentil, a gentileza.
Marchamos não por ser uma data comemorativa, pelo contrário, em pleno momento em que A paróquia octogenária passava na Avenida, foi Declamando Um poema enaltecendo a história de Fé, e envolvidos pela faixa que com letras Garrafais a vislumbramos uma das Frases do Poeta Joaquim Filho que dizia: “Quando chega o mês de Novembro a minha cidade entra em Festa.!
Dedicamos Novembro à Benedito e com os suaves traços de nossas balizas adentramos no universo Religioso, com nossas Bíblias, nossos livros de Cantos, nossas bandeiras mostrando os Trinta e Um (31) festejos de nossa Igreja e ao mesmo tempo o nosso Compromisso com os DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES quando parabenizamos os 16 candidatos ao Conselho Tutelar evidenciando seus nomes e seus números, esse foi o proposito de amadurecer nossa Ação e a nossa responsabilidade com este IMENSO PAÍS.
Marchamos e com as cores da nossa ternura e disponibilidade, dissemos por meio de nossas faixas: “A vida se manifesta na Família e uma gestante desfilava para Proclamar Vida!, Com nossos Adolescentes gritamos que: “ Família é árvore que dá frutos.” Com os Jovens mostramos que: “ Juventude é a expressão do cuidado da Família.” Com Arte e beleza foi apresentada que: “A Família reluz na terra o amor de Deus.” Por oportuno ficou claro que Combatemos tudo o que danifica a Família. Não esquecemos que: “ A Família é Santuário da vida”. Com Palavras de Ordem dissemos: “A transformação da sociedade passa pela Família.” Frisamos : a Família como defensora da vida”. E como um Hino Nacional melodiamos que: “ Acreditamos na Família.” Assim acrescentamos que: “A Família é fonte de princípios e valores e que é construída pela sabedoria dos idosos.”
Ao mesmo tempo, denunciamos como Igreja as queimadas que secam a esperança de nossa terra amada.
Marchamos para dizer que não estamos prontos e que precisamos somar forças e ideais para manter este País de Pé.
Marchamos pelo Coletivo, pela ética, pelo o que é correto, pelo descente, pelo coerente.
Marchamos para romper a hipocrisia e o medo que destroem nossa clareza e convicção a ponto de fragilizar o ser humano com indecisões.
Marchamos porque não podemos deixar que a incoerência nos leve a desonestidade.
Marchamos para romper a ingenuidade e corrigir os vícios sem apequenar as pessoas.
“Tenho certeza que o Santuário viu o Sol da liberdade em raios fulgidos brilhando em Pedreiras Centenária a cada instante… Quero em nome do Conselho de Pastoral e Econômico, da Pastoral da Família que se trata de serviço de Evangelização e Promoção da Vida agradecer a todos que somaram esforços, juntaram os passos na mesma Direção.”
