Ícone do site Portal Sandro Vagner

Pedreiras: Leitura da Ata anterior terá resumo para evitar perda de tempo na sessão dos vereadores

Foto: Sandro Vagner

As sessões na Câmara de Vereadores “Vicente Benigno”, que acontecem todas as terças-feiras, sempre inicia com a leitura da Ata, que desgasta os próprios edis. Poucos se envolvem na leitura feita pela assistente de plenário, que gasta no mínimo 30 minutos em cada sessão. Hoje (18), por exemplo, o tempo foi de 45 minutos, mais que a metade do tempo que os vereadores se manifestam no pequeno expediente e, às vezes, no grande expediente, quando discutem assuntos relevantes em prol do Município. Diante dessa situação, segundo informou o presidente Gard Furtado, a partir da próxima sessão, a leitura terá um resumo, mas todo o conteúdo da reunião passada será entregue aos parlamentares em PDF, para que possam tirar alguma dúvida. Já era tempo!

Com aproximação do aniversário de Pedreiras, no dia 27 de abril, onde tradicionalmente são entregues Títulos de Cidadania e Moções de Congratulações e Aplausos, alguns vereadores apresentaram alguns projetos de lei que concedem essas honrarias.

Dois Projetos de Lei, de autoria do poder executivo, foram encaminhados à Câmara, um dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da Lei Orçamentária do Município de Pedreiras para o exercício 2024, outro, sobre a Constituição da Rede Pública Municipal de ensino e a criação dos polos dos estabelecimentos de ensino da zona rural de Pedreiras.

Foto: Sandro Vagner

Alguns parlamentares apresentaram várias indicações; Jamison Fernandes solicitou a construção de uma faixa elevada para a rua Rui Mesquita, e reforma e ampliação do Clube de Mães, no bairro Mutirão. A vereadora Valdete destacou a importância da construção de uma rampa no balneário Porto da Areia, que tem acesso pela rua da Boiada. E a construção de uma área da lazer com brinquedos infantis e uma academia ao lado do Igarapé São Francisco, no Parque das Palmeiras.

Da Mesa Diretora (Autoria do vereador Gard Furtado), que seja reformado o campo de futebol, pediu também a construção de uma área de lazer com vários locais para prática esportiva, como: futebol de areia, society e pista de atletismo no povoado Marianópolis. Totinho Sampaio sugere a gestão municipal camada asfáltica na rua São João (Engenho).

Zé Renato pediu camada asfáltica para a rua da Cerâmica, no bairro do Diogo. Neguim Silva sugeriu a construção de uma rotatória no Largo da rua Cantanhêde. O vereador pediu ainda que seja construído um muro no cemitério do povoado Barriguda do In Sono.

Katyane Leite apresentou duas sugestões: terraplanagem para um campo de futebol na Barriguda dos Ninas II (Barreirinhas) e revitalização em torno dos canteiros da Avenida Edilson Branco, no Goiabal, incluindo implantação de bancos.

Para a saúde, a vereadora Marly Tavares solicitou a presença de um pediatra plantonista aos fins de semana no Hospital Geral.  Jotinha Oliveira, líder do governo na câmara, sugeriu a construção de um muro em torno do cemitério do bairro do Diogo. E a revitalização das barracas no Balneário da Caema.

Iaciaria Rios quer que a prefeita proceda a construção de sarjetas em algumas ruas do bairro Mutirão. A parlamentar  solicitou ainda a aquisição de extintores para todas as escolas municipais, assim como treinamento para manuseio do equipamento, e como evacuar em situação de emergência e atendimento de primeiros socorros. Pra zona rural, a vereadora Anarjara Quineiro pede a construção de rede de esgoto para os povoados Marianópolis e Pacas.

Uma importante indicação dos parlamentares foi sobre a contratação de vigilantes, treinados e capacitados, para todas as escolas  municipais de Pedreiras.

O vereador Gard Furtado informou a todos que já se encontra na câmara as contas da prefeita Vanessa Maia, referente ao exercício financeiro de 2022, disse que todos os vereadores terão acesso para suas avaliações, através de pan drive, devido o grande volume.

Sair da versão mobile