Ícone do site Portal Sandro Vagner

Pedreiras: O homem mais velho de Pedreiras completa 107 anos e recebe homenagem da família

Por Mayrla Lima

José Antônio de Lima “Zezinho”/Foto: Arquivo de família

Sempre ao lado da família, ensinando grandes lições aos filhos, netos , bisnetos e tataranetos, assim é a vida de José Antonio de Lima, carinhosamente conhecido como seu Zezinho. O cearense de coração maranhense completa no próximo dia 10 de Março, 107 anos. Com essa idade é o homem mais velho a viver na cidade de Pedreiras, Maranhão.

Com a proximidade da data, familiares e amigos organizam as comemorações, já que o aniversariante faz questão de festejar o dia do seu nascimento. Afinal, chegar aos 107 anos com lucidez, saúde e cercado de carinho é para poucos. Seu Zezinho nasceu na cidade de Missão Velha, Ceará, em março de 1912. Filho de José Antonio de Lima e Maria Gomes de Lima.

Ao longo da vida e ao lado da companheira Adalgisa Bento de Lima (falecida em 2001) teve seis filhos: Expedito Evaldo, Maria Eunice, José Edinaldo, Edivaldo Bento, Antonio Gomes e Valdirene, que faleceu com seis meses de vida.Seu Zezinho também tem 19 netos, 11 bisnetos e uma tataraneta.

Das muitas histórias que ouvimos o centenário contar, a que mais se orgulha e tem satisfação em repetir quantas vezes lhe perguntam é sobre a sua trajetória de vida. Ele ressalta que deixou o Ceará em busca de melhores condições para a família, passando por estados como a Paraíba e São Paulo, chegando ao Maranhão em novembro de 1956, onde trabalhou de agricultor no Porto da Madeira, bairro Transwall, atualmente município de Trizidela do Vale.

Seu Zezinho e Antônio do Terço/Foto: Self

Apesar da idade, seu Zezinho ainda é um homem vaidoso, gosta de estar arrumado, e aos 107 anos ainda tem o hábito de ler, conversar com os amigos que estão sempre à sua porta no Alto São Raimundo, onde reside com o filho, Antonio Gomes, conhecido por Antonio do Terço. Bem próximo também vive a filha Maria Eunice, ambos compartilham os cuidados com o pai que também recebe a atenção dos demais filhos e netos que estão sempre presentes. “Ele é o patriarca da nossa família, nosso alicerce. Cuidar de quem se dedicou completamente a nós não é tarefa, é um prazer imensurável”, assim se referiu ao pai, Antonio do Terço.

Maria Eunice, também fala com carinho dos cuidados diários que tem com o pai. “Não é trabalho, para mim é uma satisfação. Ele sempre esteve ao meu lado e da minha mãe. Nós que somos gratos à sua dedicação” disse.

Mesmo os familiares que não poderão estar presentes às comemorações, festejam a data e lembram com carinho de seu Zezinho. “Infelizmente não estarei ao seu lado fisicamente, mas meu coração sempre estará com ele. Além de avô , ele também é meu padrinho e só tenho boas recordações de tudo que vivi e aprendi com ele. Ensinamentos que me ajudaram a moldar a pessoa que sou hoje” falou com orgulho a neta, Mayrla Lima.

Seu Zezinho/Foto: Arquivo da família

Com tantos anos e experiências vividas, seu Zezinho diz ser um homem feliz e realizado, por tudo que conquistou e pela família que tem. Para ele, o segredo para viver tanto é simples: basta viver com honestidade e sem vícios.

Sair da versão mobile