- Construção e aparelhamento de uma Casa de Passagem Regional de acolhimento temporário de adolescentes, jovens e mulheres.
- Construção de Centros de Referência Assistencial da Mulher.
- Melhoria da infraestrutura física das escolas contemplando mobília, equipamentos, climatização, construção de quadras, auditórios, bibliotecas, laboratórios por área e acesso a banda larga.
Laurinda Pinto, ex-secretária de Estado da Mulher, atual assessora especial do Governador Flávio Dino, destacou de forma positiva, a realização das Escutas Territoriais em Pedreiras.
“É muito importante nosso programa de orçamento participativo. A estratégia para participação popular e efetiva, da população Maranhense no planejamento financeiro da gestão. Estamos aqui com sociedade civil organizada e servidores públicos. Estamos fazendo um trabalho de priorização. As três propostas aprovadas vão para um sistema de votação, até dezembro, onde teremos o sistema de voto pelos Correios, pela plataforma de internet ou seja, várias formas para a população se posicionar. A prioridade mais votada vai pra o orçamento. Aproveitamos e apresentamos a nossa prestação de contas, que ao longo desse ciclo, foram apresentadas“. Disse.
Segundo Laurinda Pinto, o objetivo maior é ter um orçamento que reflete a necessidade da população. Afirmou ainda, que, esse é o esforço e compromisso do Governador Flávio Dino
As Escutas Territoriais são coordenadas por duas equipes: Secretaria de Direitos Humanos e Secretaria de Planejamento.
No dia 11 mais três Municípios irão receber as Escutas Territoriais: Nunes Freire, Pinheiro e Bacabal.

