
A Academia Pedreirense de Letras e a Academia Poética Brasileira, promoveram ontem (12), na Câmara Municipal de Vereadores de Pedreiras “Vicente Benigno”, o lançamento do segundo livro da Poeta Maria do Socorro Menezes, “Relicário de Maria”. Semente de Samuel Barrêto, como a autora se auto intitula, ela se emocionou com o evento.
Com merecido reconhecimento, Maria do Socorro Menezes foi contemplada com uma grande noite cultural, que contou com a participação de membros da Academia Pedreirense de Letras e da Academia Poética Brasileira, com a presença do presidente da entidade, Mhario Lincoln.
Durante o evento, dois grandes nomes da literatura pedreirense, Samuel Barrêto e Maria do Socorro foram reverenciados, por terem ultrapassado as fronteiras literárias e por serem queridos. “Esse momento é esse marco, que pessoas vem de longe homenagear Maria e divulgar quem vai ocupar a cadeira de Samuel Barrêto, em uma Academia a nível nacional, que foi o pedreirense competente pra fazer jus e a ter como Patrono Samuel Barrêto, que foi Wescley Brito. Aqui, hoje, foram vários sonhos que se encontraram.” Disse a Poeta e escritora Ana Neres.
Wescley Brito, presidente da Academia Pedreirense de Letras, que a partir de agora ocupará a cadeira de Samuel Barrêto, tendo o mesmo como Patrono, na Academia Poética Brasileira, teve seu nome anunciado pelo presidente da entidade, Mhario Lincoln, momento de muita emoção para o Poeta e dramaturgo. “Eu vejo de novo Samuel me encontrando, me convidando para o mundo da Poesia, para o mundo poético. Entregando nas minhas mãos essa responsabilidade e este chamamento, a continuar pelos caminhos da poesia. A gente sabe que a memória de Samuel é muito forte, muito atuante por tudo que ele fez pela poesia de Pedreiras, que a gente recebe com muita responsabilidade, e com muito orgulho também. Vamos cuidar com zelo desta vaga que agora é nossa, somos também membro desta Academia Poética Brasileira e vamos representar com muito esmero a cidade de Pedreiras.”
Valéria Leite, esposa de Samuel Barrêto, agradeceu à APL e APB, pela homenagem, definindo em poucas palavras, que o Poeta Samuel Barrêto vive. “Ele está vivo, quando estamos aqui falando de sua obra e o homenageando pelo seu feito. Samuel vive e se faz presente entre nós a cada vez que pensamos e precisamos dele aqui entre nós.”
Ainda no evento, pessoas que apoiam a carreira da Poeta Maria do Menezes, como o Projeto Cultural “Sonhos de Maria” foram agraciadas com o troféu “Mãos de Maria”, obra de arte esculpida pela artista brasileira Ana Godoy.
Foram convidados a compor a Mesa de Honra: Diego Siqueira (representando a UEMA polo Pedreiras); Valéria Leite (esposa de Samuel Barrêto); Maria do Socorro Menezes (Poeta e escritora); Wescley Brito (Presidente da APL); Mhario Lincoln (Presidente da APB); Luíza Cantanhede (Presidente da Academia Piauiense de Poesia); Sharlene Serra (Vice-presidente da Associação de jornalistas e Escritores do Brasil/seccional Maranhão) e o instrumentista e membro da Academia Poética Brasileira, Chiquinho França.

