Pedreiras: Prefeito participa de encontro para impulsionar produção com sustentabilidade

Foto: ASCOM da Prefeitura de Pedreiras – MA

Impulsionar a agricultura local e criar fomento à economia com políticas de preservação ao meio ambiente. O prefeito Antônio França e equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente; e de Agricultura Pecuária e Pesca, participaram, ontem (06) do lançamento de um programa com esta finalidade, promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, realizado no auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA – Campus Pedreiras).

Na oportunidade foi realizada palestra proferida pelo professor, engenheiro agrônomo, doutor em desenvolvimento econômico e presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e o Desenvolvimento Agropecuário e Florestal da Amazônia, Francisco Benedito da Costa Barbosa, abordando a produção sustentável com foco na melhoria da produção de alimentos sem prejudicar o meio ambiente. O trabalho foi direcionado a alunos de biologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), agricultores, representantes dos poderes executivo e legislativo.

De acordo com o professor Francisco Barbosa, nesta região há baixa produtividade com grande degradação ambiental, então é necessário a implementação de ações de reflorestamento. Reflorestar com ênfase nas atividades econômicas e ambientais e fomentar os demais setores da produção.

Francisco Benedito da Costa Barbosa – Foto: ASCOM da Prefeitura de Pedreiras – MA

A população tem que tomar consciência que não se vive isolado, mas em comunidade, embora eu não seja um homem do campo, me beneficio com o Meio Ambiente, a partir do campo, então a ideia é melhorar a economia com sustentabilidade”, disse professor Barbosa.

Produção de Mandioca com foco de venda para Cerveja Magnífica

Outro assunto abordado foi a produção de mandioca para que seja fornecida a matéria-prima para a fabricação da cerveja Magnífica.

A Ambev lançou ainda em 2018, a cerveja Magnífica”, genuinamente maranhense, tendo como principal ingrediente a mandioca, produzida pela Cervejaria Equatorial, localizada em São Luís. O produto utiliza em sua receita mandioca cultivada por famílias de agricultores no interior do Maranhão. A expectativa inicial dos fabricantes é chegar a 500 famílias atendidas no projeto.

Em Pedreiras, a expectativa é beneficiar os produtores rurais, que já estão, inclusive devidamente organizados em associações, já são partícipes da Feira da Agricultura Familiar e fornecem ainda para o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Com a reorganização focando especificamente os produtores de mandioca, o trabalho agora é preparar a logística de venda e entrega do produto, que deverá ser tratado com o assessoramento da Prefeitura de Pedreiras.

Foto: ASCOM da prefeitura de Pedreiras – MA

Segundo José Filho, presidente do Comitê de Bacia, está tendo uma grande procura e pouca produção no Maranhão, o que seria um grande benefício para os agricultores pedreirenses.

“Estamos trabalhando em parceria com a Secretaria do Estado para que possamos incentivar o plantio de mandioca em nossa região, de forma organizada e assim buscarmos os caminhos mais viáveis para melhorar a economia de nosso município. Os fabricantes da cerveja Magnífica estão interessados e a gestão fará o que puder para contribuir com os produtores, para que possam ter renda com a produção de mandioca”, afirmou o prefeito Antônio França.

Participaram do encontro, o prefeito Antônio França, os secretários municipais Francisco Flávio “Cacimbão” (Meio Ambiente), Antônio Simplício “Didi Motos” (Agricultura); produtores rurais de Pedreiras; secretários de Agricultura de Poção de Pedras, Trizidela do Vale e de outros municípios vizinhos; acadêmicos do curso de Biologia da UEMA; presidente do Comitê de Bacia, José Filho; vereadores José Wilson “Fifa” e Elcinho Gírio, além de servidores municipais.

fonte: pedreirasoficial.blogspot.com

Deixe uma resposta