Ícone do site Portal Sandro Vagner

Pedreiras: Presidente da Câmara aplica punição ao vereador Emanuel Nascimento e cria Comissão de Ética

Mesa Diretora/Foto: Sandro Vagner

As sessões ordinárias na Câmara de Vereadores de Pedreiras, que acontecem todas as quartas-feiras, ultimamente foram marcadas por episódios que deixa a população a se perguntar: “O que estaria acontecendo com parte do Legislativo?”

No dia 06, os vereadores Emanuel Nascimento (PL), e a vereadora Katyane Leite (PTB), foram protagonistas de uma cena lamentável, que circulou o mundo, nas imagens que mostram o vereador Emanuel Nascimento intimidando sua colega, Katyane Leite, quando tentava falar, já nas considerações finais, e teve seu microfine arracando pelo parlamentar.

Foto: Sandro Vagner

Na sessão de hoje (20), o episódio voltou a ser o ponto principal nas falas dos vereadores e vereadores em plenário, principalmente após a leitura de uma Representação de autoria da vereadora Katyane Leite, que segundo ela, por quebra de Decoro Parlamentar e  prática de Atos de Improbidade Administrativa. Sendo que, a Representação, após colocada em votação foi arquivada por maioria, dando o assunto como encerrado.

Já no grande expediente, onde os parlamentares usam a Tribuna, o assunto perdurou, começando pela fala do vereador Jotinha Oliveira, citado na Representação que pedia sua cassação.

Vereador Jotinha Oliveira/Foto: Sandro Vagner

Jotinha Oliveira disse que o vídeo da agressão do colega é bem claro e que ele não tinha nada haver com o que aconteceu, dizendo que foi um ato muito rápido, e deduziu que o ato, o episódio teria sido proposital por parte da vereadora Katyane Leite. Jotinha disse que essa não seria a primeira vez que a colega tentava barrá-lo, coisa, segundo o parlamentar, já vem desde a campanha eleitoral. Apesar de tudo, Jotinha disse que por ele o assunto estava encerrado, mas iria aguardar os próximos capítulos.

Eu não fiquei surpreso com a Representação da vereadora Katyane, eu já esperava, e pedi que ela descesse do palaque e paresse de tá perseguindo os vereadores, de tá jogando sujo. Na campanha, ela já tentou acabar com a minha carreira política, e agora ela entrou com a Representação para cassar o vereador Jotinha. Isso nos deixa muito tristes, onde uma Câmara tem que ser harmônica, somos amigos e iremos passar aqui quatro anos, e a vereadora a todo momento fica pregando a desordem, um ódio aqui dentro dessa Casa. Estamos aqui pra agradecer a todos vereadores que apoiaram e votaram contra a Representação da vereadora Katyane.”

Na Tribuna, a vereadora Katyane Leite rebateu as críticas do colega, vereador Jotinha, quando ele teria dito que tudo o que aconteceu foi proposital, que de vítima ela passaria a ser a vilã. Disse também que os culpados serão punidos, não pela Câmara, mas pela justiça. A parlamentar informou que nenhum colega foi capaz de fazer uma ligação pra perguntar como ela estaria, após o episódio, mas que não se sentia magoada, mesmo sabendo que niguém pode agradar todo mundo, principalmente por ela ter uma visão diferenciada, segundo ela ‘quando a gente não segue a multidão’.

Vereadora Katyane Leite/Foto: Sandro Vagner

Eu estou trabalhando, buscando orientações dentro das leis. Já era esperado o que aconteceu hoje, aqui nessa Câmara. Como eu disse no plenário, minha luta só está começando. Com essa bandeira continuarei buscando o que a justiça me ampara dentro desse episódio.” Katyane disse que não sabia que o colega, Emanuel Nascimento, teria sido punido pela presidência da casa, soube somente hoje desse fato, quando um vereador teria usado a Tribuna da Câmara.

A presidente da Câmara, vereadora Marly Tavares (Solidariedade), durante seu discurso na Tribuna, começou falando sobre a Representação da vereadora Katyane Leite. Disse que o vídeo envolvendo o episódio, foi muito elucidativo, que todos teriam visto de fato o que aconteceu. Como presidente, disse que faz tudo de acordo com o regimento Interno da casa e com a Lei Orgânica Municipal. No momento do ato, segundo a vereadora, foi tudo muito rápido, mas, mesmo assim, tentou acalmar os dois colegas, mas foi ignorada por eles. Disse que repudia toda e qualquer violência contra a mulher.

Vereadora Marly Tavares – Presidente da Câmara/Foto: Sandro Vagner

Marly Tavares disse ao Blog, o seguinte: “Nesta Casa, a presidência tomou todas as medidas cabíveis, necessárias, pertinentes ao caso. Logo ao ocorrido, que é lamentável, o que tenha acontecido, na verdade, o que que nós fizemos, conversei com o jurídico, fomos de acordo com o regimento interno desta Casa e com a Lei Orgânica Municipal, aplicar a penalidade, a punição devida ao vereador pelo ato ocorrido. A princípio, também coloquei uma nota de repúdio ao ato e censura por escrita ao vereador, foi a punição que essa Casa deu, de acordo com o Regimento Interno.”

A punição ao vereador Emanuel Nascimento, foi a seguinte: Ele passará 30 (trinta) dias sem frequentar as sessões. O vereador também entrou com um pedido de afastamento das funções, segundo ele, para fazer tratamento de saúde, conforme foi citado por colegas durante o uso da Tribuna.

Fotos: Sandro Vagner

Nenhum dos vereadores que usaram a Tribuna apoiaram o ato do colega Emanuel Nascimento, mas pediram que tudo terminasse e a paz voltasse a reinar na Câmara de Pedreiras, dando o assunto como encerrado.

Moção de Congratulações e Aplausos

Foto: Sandro Vagner

De autoria da veredora Katyane Leite e da Mesa Diretora, foi aprovada uma Moção de Congratulações e Aplausos, aos organizadores da “I Semana Cultural Samuel Barrêto”, que aconteceu em Pedreiras nos dias 06, 07 e 08 de outubro.

Foto: Sandro Vagner

A vereadora Iaciria Rios, foi autora de uma Moção de Congratulações e Aplausos, aos professores da rede municipal de ensino, em homenagem ao dia comemorado , 15 de outubro.

Foto: Sandro Vagner

Mais uma Moção de Congratulações e Aplausos, de autoria do vereador Neguim Silva, foi aprovada, que será concedida à senhora Gracideth Maria Cardoso Passos Mesquita, pelo Projeto “Pequeno Gesto de Amor ano II”.

Título de Cidadão Pedreirense

Os vereadores presentes, com execeção da vereadora Katyane Leite, que se absteve da apreciaçao e da votação, aprovaram o Título de Cidadão Pedreirense ao ex-prefeito de Trizidela do Vale, o senhor Fred Maia, esposo da prefeita Vanessa Maia. Projeto de autoria do vereador Jotinha Oliveira.

A senhora Luciana Alves Rocha, também receberá o Título de cidadã Pedreirense (autora: vereadora Waldete Cruz). Mais Títulos serão concedidos: Maria Silva de Alencar (Mesa Diretora); João Aurélio Rodrigues Vale (Katyane Leite).

Comenda Corrêa de Araújo

O professor e Poeta Marcus Periks Barbossa Krause (autoria: Mesa Diretora) e o presidente da OAB/Subsessão de Pedreiras, o advogado Eduardo Ferro (autora: vereadora Anarjara Quineiro), receberão a maior honraria da Câmara, a Comenda Corrêa de Araújo.

Indicações

Foto: Sandro Vagner

Jamison Fernandes: recuperação das Ruas Alto do Cajueiro e Santa Rita, bairro do Engenho. Limpeza de esgoto na Av. Marly Boueres, bairro Mutirão.

Foto: Sandro Vagner

Gard Furtado: Reconstrução do campo de futebol, com construção de uma quadra de areia, uma de futsal, um campo society e uma pista de atletismo no local onde funciona o campo de baixo no Povoado Marianópolis.

Katyane Leite: Construção de um acostamento e parada de ônibus com abrigo na MA-122, que liga Pedreiras a Lima Campos, próximo a Barriguda do Insono. Implantação de uma estrutura metálica no Mercado Central, no setor de estacionamento, onde os feirantes que vem da zona rural ficam.

Iaciaria Rios: Recapeamento da camada asfáltica nas Ruas 01 e 06 do bairro Parque Henrique, no Diogo.

Foto: Sandro Vagner

Anarjara Quineiro: Aquisição de canos de 75 mm para a Vila Barriguda, no Povoado Pacas, visto que a Rua tem muitas casas, não tem encanação e água vai muito fraca até o local.

Foto: Sandro Vagner

Valdete Cruz: Plano de saneamento básico, com esgotamento sanitário a ser desenvolvido, através de convênios Estadual e Federal, que atenda o centro da cidade e todos os bairros de Pedreiras. Cursos diversificados de trabalhos artesanais através do SEBRAE.

Foto: Sandro Vagner

Enderson Portela: Construção de drenagem em manilhas de concreto, para escoamento do esgoto, na Rua José Teixeira, bairro Nova Pedreiras. Aquisição de mais ventiladores (aumentar o número) na UBS Dr. João Alberto no bairro Nova Pedreiras.

Fotos: Sandro Vagner

Dois parlamentares da cidade de Lima Campos, Laelson Amaro e Karla Kogeal estiveram presentes no plenário.

Fotos: Sandro Vagner

Acompanhe as sessões da Câmara de Vereadores de Pedreiras pelo youtube https://youtu.be/BEXTuvPMuVg ou presencial, todas as quartas-feiras, a partir das 9h, e veja como está a atuação do seu vereador ou vereadora.

Sair da versão mobile