
Comprar um carro, seja ele de qual tipo for, é sempre uma questão que envolve muitas variáveis e que necessita de muita pesquisa. As picapes, por exemplo, são carros utilitários que desempenham muitas funções para as pessoas, tanto servem para um passeio em família, quanto para carregar instrumentos de trabalho e produtos, requisito fundamental para certas famílias, como as dos agricultores, por exemplo. Para os que querem adquirir uma picape na capital paranaense, seja ela uma Amarok, ou uma Hillux, mas está em dúvida, nós preparamos esse artigo especialmente para eles. Por isso, esperamos que gostem e aproveitem o conteúdo.
Muitas pessoas colocam as picapes num mesmo grupo de carros que não possuem nada de diferente, mas sabemos que não é bem assim. As picapes médias têm especificidades que funcionam para alguns e não para outros, o que vai variar serão as expectativas e fins que os donos darão para os seus veículos. Alguns podem querer uma picape mais para o trabalho e outros uma que seja mais ideal para o passeio, mas lembrando que ambos os modelos mencionados, tanto a Amarok quanto a Hillux, podem fazer as duas coisas.
A Hillux foi durante muito tempo a rainha das picapes a diesel que atraía milhares de clientes todos os anos. Ela era a imagem da resistência e da confiabilidade, sendo o modelo a ser alcançado por suas concorrentes. Mas, há alguns anos atrás, chegou ao mercado a Amarok, modelo que leva a responsabilidade de ser a aposta de uma categoria renovada.
Similaridades
A maior similaridade entre a Amarok e a Hillux está nas dimensões dos carros, sendo que a primeira apresenta 5,26m de comprimento com 3,08m de entre-eixos, enquanto a outra apresenta 5,25 de comprimento com 3,09 de entre-eixos, dimensões bem próximas umas das outras. O tamanho pode ser um fator bastante importante para os donos de picape, já que muitos querem um carro que aguente um tranco bastante forte.
Quanto a questão do peso que cada uma consegue carregar, a Hillux consegue transportar até mil quilos, enquanto a volkswagen Amarok carrega até mil e dezessete quilos. Uma comparação legal para ver o quanto elas são próximas em questões físicas, é que a Volkswagen pesa 2073kg e a Toyota pesa 1960kg. Com relação as similaridades, vemos que ambas possuem quase as mesmas medidas, o que exige uma concentração maior da pessoa em dúvida em outros quesitos.
Motores
O modelo de picape da marca Toyota vem equipado com um motor turbo de 3 litros com 4 cilindros — 16v à diesel, a potência máxima alcançada por esse motor é de 171 cv à 3.600 rpm. Enquanto isso, o modelo da Volkswagen está equipado com um motor biturbo de 2 litros com 4 cilindros — 16v à diesel também, com uma potência máxima alcançada até o número de 180 cv à 4.000 rpm. O torque da Amarok é maior também do que da Hillux, com 42,8kgfm, enquanto a última registra 36,7kgfm. Vemos que no quesito motores, apesar da vantagem pequena mostrada pela Amarok, os números ainda são bem próximos. No entanto, a partir de agora é que as duas picapes começam verdadeiramente a se diferenciar.
Receita do câmbio
A receita de câmbio é a primeira grande diferença registrada na comparação entre os dois carros. A Hillux vêm equipada com 5 marchas no seu câmbio automático, com a tração sendo alavancada manualmente para o acionamento 4×4 e para a reduzida 4×4. A Toyota, apesar de já existirem métodos eletrônicos bem mais confortáveis no mercado, prefere ainda se ater a confiabilidade do acionamento manual, demonstrando um certo conservadorismo em relação as novas tecnologias automobilísticas.
Em contrapartida, sendo inovadora em muitos sentidos, a Amarok recebeu da Volkswagen uma abordagem bem diferente da recebida pela Hillux da Toyota. A primeira vem equipada com um sofisticado e moderno sistema de câmbio automático de 8 marchas, representando a única da categoria a possuir tal tecnologia. Com relação ao sistema de tração, a Amarok não possui alavanca manual, já que ela vem com tração integral em suas quatro rodas, batizada de 4Motion.
Desempenho na estrada
Dependendo da situação que o motorista vai usar a Hillux, o sistema de tração manual pode ser algo vantajoso como também o contrário. Quanto se está na estrada, é claramente uma desvantagem, sendo que no asfalto o certo é usar o modo 4×2. O uso da tração é contraindicado até mesmo nas situações de pista molhada.
Enquanto isso, na Amarok a tração integral e automática supera em muitos níveis a apresentada pela concorrente. Como todas as rodas estão tracionando na estrada, acaba que a viagem fica bem mais tranquila e fácil para o motorista, já que o equilíbrio dinâmico fica bem melhor. Com certeza, no modelo da Volkswagen as suas viagens de carro terão mais qualidade do que no modelo da Toyota.
Preço
Tanto a Amarok quanto a Hillux correspondem a versões top de linha da categoria em que estão. A versão SUV da Toyota tem seu preço na faixa de 193.250 reais, vindo já com todos os equipamentos básicos de série. A Amarok, na versão Highline, possui mais de uma opção. Entre os objetos opcionais, estão: o navegador, as rodas 19 polegadas e o protetor de caçamba. O seu preço base, no entanto, gira em torno de 187.710 reais. Para quem pode querer revender a picape comprada, é legal informar que a Hillux da Toyota possui uma defasagem bem menor do que a Amarok.
Veredito
É difícil escolher entre dois carros sem saber as necessidades do motorista, mas a tentativa é válida. A Amarok se mostra um carro bem mais completo em muitos sentidos, ela tem um motor melhor, uma receita de câmbio superior e ainda por cima custa menos do que a Hillux. Sendo assim, se não houver nenhum motivo mais subjetivo para você preferir o carro da Toyota, a Volkswagen é a marca que oferece a picape de melhor qualidade.
Para você que acompanhou nosso artigo sobre a melhor opção quando se trata das picapes Hillux e Amarok, te convidamos para voltar ao nosso site e ler mais alguns dos nossos artigos. Você não irá se arrepender!
