
A solenidade foi realizada ontem (23), no pátio do Tiro de Guerra 08 008, ao comando do Subtenente Lobato, instrutor do TG. Diversas autoridades e convidados estiveram presentes. O Prefeito e Diretor da instituição, Antônio França, participou do evento.

Como de costume em todas as solenidades, a Tropa foi apresentada ao comandante Subtenente Lobato, que presenciou com as demais autoridades, a entrega de diplomas de melhor colocado no curso de formação de Cabo, destaque da Boina, entrega de braçais aos Monitores e do Gorro de Selva, símbolo do combatente.

Antônio França, Prefeito de Pedreiras e Diretor do TG, lembrou de seu ingresso no TG. Disse a todos, que, quem passa pelo Tiro de Guerra, não sai como entrou, referindo-se a mudança moral que os atiradores aderem durante a permanência como soldado do exército brasileiro. Se colocou à disposição para continuar colaborando com a instituição no que for preciso e tiver ao alcance da administração municipal.

Em seu discurso, o Subtenente Lobato, fez uma explanação dos dois anos à frente do Tiro de Guerra. Sobre a formatura, disse o seguinte: “É um momento de alegria e de felicidade. É a segunda turma, no segundo ano dessa unidade com esses Guerreiros valorosos e cheios de vibração. As famílias, a sociedade e a administração participando, isso nos deixa com o coração e a alma lavada. Os Guerreiros do Médio Mearim, são Guerreiros valentes. Eles mostram a vibração, aprendem com a maior facilidade, e são jovens que no futuro estarão representando o nosso exército. E, no final do ano, estarão somando e solucionando os problemas dessa sociedade“.

Sempre emocionante, a Tropa encerrou a solenidade marchando em continência, e entoado a canção do Soldado da Amazônia.


Nossa origem se prende as glórias,
Da bravura sem par das bandeiras,
Pois de Pedro Teixeira as vitórias,
Demarcaram as nossas fronteiras.
Estes feitos heróicos da história,
E o povo ancestral denodado,
Estão sempre presentes à memória,
Nas ações de seu forte soldado.
Vamos companheiros avante,
Com desassombro total,
Para vermos triunfantes,
Na Pátria, o nosso ideal.
Valorosos vigias tenazes,
De presença altiva e valor,
Sentinelas da selva, audazes,
Ao Brasil dedicamos amor.
Destemidos e bravos soldados,
Esta terra juramos guardar,
Cumprir os deveres sagrados,
Da gloriosa missão militar.
Vamos companheiros avante,
Com desassombro total,
Para vermos triunfantes,
Na Pátria, o nosso ideal.
SELVA!