Pedreiras: Vereadores aprovam indicação para compra de um bafômetro

Foto: Sandro Vagner

A sessão Ordinária desta segunda-feira (26), na Câmara de Vereadores de Pedreiras, foi marcada por várias discussões e aprovação de uma Lei Legislativa que criou a Procuradoria Municipal da Mulher, de autoria da vereadora Conceição de Maria Feitosa Oliveira “Ceiça” (PSDB), que foi acompanhada pela Juíza titular da 3ª Vara da Comarca de Pedreiras, Larissa Tupinambá;  Kariadine Maia, que representou a Deputada Estadual Valéria Macedo, atual Procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa do Maranhão; e pela Secretária da Mulher de Pedreiras, Janne Glêb. Segundo a parlamentar, a criação da Lei  se deu através de um projeto de resolução, um mecanismo interno da Câmara, disse, isso, após saber que sofrera críticas em grupos de WhatsApp, quando afirmaram que ela não poderia ser autora da Lei, e explicou:

Quem fez essa suposição achava que a gente tava criando algo municipal, não, é legislativa, Procuradora Legislativa. Não vai onerar em nada, é aqui dentro mesmo, a gente vai receber as denúncias das mulheres, como a gente já faz, através da Câmara, vamos fazer seminários e audiências públicas, sendo mais uma forma de zelar pela proteção da mulher.” Disse a vereadora Ceiça.

O vereador José Josias de Oliveira Neto “Jotinha” (PTB), teve seu requerimento aprovado pelos demais vereadores, que trata do feriado municipal, dia 21 de abril, como o dia do ciclista em Pedreiras. Como já é feriado nacional, nada vai de encontro a criação de mais um feriado municipal.

Foto: Sandro Vagner

Mas o que chamou à atenção de todos os edis, foi uma indicação apresentada pelos cinco vereadores, considerados de oposição, solicitando da câmara, que seja adquirido um etilômetro (bafômetro). Reforçaram o pedido, os vereadores José dos Santos, “Zezinho do Amor” (PTB); Márcio Francigard Furtado e Silva, “Gard Furtado” (PR); e Aristóteles Silva Sampaio, “Totinho Sampaio” (REDE).

O vereador Elcimar Silva Lima Filho, “Elcinho Gírio” (PRP), explicou o pedido do instrumento. “É por medida de segurança, não só sobre a questão de vereadores, mas, também, como a gente está dentro de um recinto, várias pessoas usam esse estabelecimento, e até há relatos de vereadores que estão sob efeito de álcool, então, como partiu de interesse de um vereador e de acordo com todos, fizemos essa indicação ao presidente da Câmara, não é uma indicação ao executivo. Então, uma pessoa vim uma segunda-feira, só, nós só temos quatro sessões, sobre o efeito de álcool, se existe essa suspeita, ela tem que ser apurada. É mais que necessário que haja esse equipamento aqui na casa, pra que a gente possa nos resguardar“. Detalhou o parlamentar.

José Josias de Oliveira Neto, “Jotinha” (PTB) – Vereador/Foto: Sandro Vagner

No grande expediente, o vereador José Josias de Oliveira Neto, “Jotinha” (PTB), fez duras críticas ao poder executivo, segundo ele, sobre aquisição de veículos que estariam em situação irregular e até sem documentos. O parlamentar deixou todos abismados, quando disse que um dos veículos pertencia à empresa Moura Construções Eireli, que tem como representante legal o ex-secretário de esportes, Raimundo Nonato de Moura, “Natinho”, quando o mesmo, ainda era titular da pasta. Trata-se de um Munck, branco, que segundo o vereador, está na prestação de contas da prefeitura referente ao exercício financeiro de 2017, quando Natinho era titular da secretaria de esportes.

São 16 carros alugados, prestando serviço ao Município, pela empresa Luis Gonzaga Neto “Peças e Assessórios”. Desses dezesseis carros, dez estão com documentação atrasada. Somando, por cima, o valor desses dezesseis veículos, chega a um valor mensal de R$ 65.000,00 (sessenta e cinco mil reais). É um valor absurdo que precisa ser investigado, sim.” Concluiu.

Quanto as denúncias da gestão atual que foram levadas ao conhecimento do Ministério Público, durante as considerações finais, o vereador Francisco Sérgio Oliveira da Silva, “Sérgio Profiro” (PEN), cobrou agilidade do Ministério Público, ao ponto de dizer que iria fazer plantão em frente ao prédio da Promotoria de Justiça, para que o Ministério Público se manifestasse sobre as denúncias contra a gestão municipal.

Vereadores Robson Rios (E); Adonias Quineiro (C) e Sérgio Profiro (D)/Foto: Sandro Vagner

A gente tem muita prova no Ministério Público, que já dar quase o afastamento do prefeito, e, a gente tá com essa esperança. Eu já conversei com os vereadores Elcinho, Adonias Quineiro, Robson Rios e Jotinha, e, a gente vai sim, cobrar o Ministério Público, que seja tomada as cabíveis providências, por que a gente já tá cansado do povo perguntar: E, aí, como ficou?” ressaltou o vereador Sérgio Profiro.

Autoridades e convidados/Foto: Sandro Vagner

A sessão desta segunda-feira (26), foi presidida pela vice-presidente, vereadora Ceiça. O presidente Bruno Curvina, teve que viajar, justificando sua ausência em plenário.

One comment on “Pedreiras: Vereadores aprovam indicação para compra de um bafômetro”

Deixe uma resposta