Logo

Realizada em Pedreiras a Conferência do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim

Presidente do Comitê, Ivo Gonçalves,
abrindo a audiência
A conferência aconteceu ontem (20), no dia em que o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim completou um ano. O tema foi: “Rio Mearim: Uso Múltiplo e Sustentável da Água”.
 
 
 
Várias autoridades e convidados participaram do evento, que aconteceu no auditório do Hotel San Pedro. A composição da mesa contou com: José Ivo (Pres. do Comitê de Bacia de Pedreiras); Secretário de Administração, Patrício Oliveira, que representou o prefeito Totonho Chicote; Vereador Serapião Louro, representando a Câmara de Pedreiras; José Ribamar Cantanhede (AHINOR); Roberval Sousa Lima (Gerente da CAEMA/Pedreiras); Sérgio Lemos (ENEVA); Kiara Mesquita (SEMA); Hilton Lopes (Conselho Estadual de Recursos Hídricos); Mauro do Sindicato (Sociedade Civil),;Deputada Estadual Ana do Gás (Pres. da Comissão de Meio Ambiente); Deputado Estadual Vinícius Louro (Pres. Comissão de Obras); Deputado Estadual Rafael Leitoa; Gideon Reis (Diretor Geral do IFMA); e o vereador Rogério Santos, da Câmara de Bacabal.
 
Sérgio Lemos – ENEVA
Para tirar algumas dúvidas sobre a adutora que está captando água do Rio Mearim, no povoado Pau D’ Arco, Sérgio Lemos fez uma apresentação sobre o sistema, explicando como o mesmo funciona, e sempre lembrava que, a outorga (licença ambiental), foi emitida através da SEMA – Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão. Mostrou através de uma transparência a forma como é  feita a captação de água do rio, que vai direto para a termoelétrica, em Santo Antônio dos Lopes, e segundo ele, apenas 0,1% está sendo utilizado. Disse ainda, que todas medidas para evitar danos ao meio ambiente estão sendo tomadas.

 

Empresário Klebinho Branco fazendo pergunta
Foram abertas ao público perguntas direcionadas as autoridades. A CAEMA foi questionada sobre a captação de água do rio, e que estaria devolvendo o líquido em forma de esgoto, que foi constestado pelo gerente Roberval, segundo ele, não é a empresa que polui o rio, mas a própria sociedade, principalmente com esgoto nos igarapés, que desembocam no leito do Mearim.
 
 
 

 
 
O Secretário Executivo do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim, José Filho, avaliou positivamente a iniciativa da conferência,  e falou sobre o primeiro ano do Comitê em Pedreiras. 
 
 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz