A manifestação pacífica em prol da vaquejada, que vai de encontro a não legalização por parte do STF (Supremo Tribunal Federal), foi idealizada pelo empresário Paulo Maratá, proprietário de um dos melhores parques de vaquejada da região do Médio Mearim, o Parque Maratá, que contou com apoio da Federação dos Vaqueiros do Maranhão, AVPM, ABCM e ABVAQ.
A cavalgada saiu do Parque Maratá, passou pela principal rua do município (Rua Nova). Foi até a cidade de Pedreiras, avenida Rio Branco, centro comercial, bairro do Engenho, retornando ao Parque Maratá, onde o empresário Paulo Maratá agradeceu a todos pela participação e disse que foi o primeiro passo.
“Tenho certeza que essa manifestação foi um grande apoio para que nosso evento nunca pare, assim, iremos continuar gerando empregos diretos e indiretos, para o Brasil, Maranhão e toda nossa região“, concluiu o empresário.
Além dos vaqueiros, cavaleiros e amazonas, também participaram da manifestação vários empresário, agropecuaristas, políticos e simpatizantes do esporte que cresce a cada ano em todo o país.
O prefeito eleito de Pedreiras, Antônio França, foi apoiar a iniciativa do empresário Paulo Maratá, e disse ser a favor da realização da vaquejada em todo o Brasil.