Biaman Prado / O Estado
SÃO LUÍS – Pressionado pelos bons resultados dos concorrentes diretos ao G-4 do Campeonato Brasileiro Série B e pelo tropeço na última rodada, diante do América Mineiro, o Sampaio Corrêa se recuperou com estilo e mostrou que está vivo na briga pelo acesso à Série A. Em duelo válido pela 25ª rodada da Segundona e disputado na tarde deste sábado (12), no Estádio Castelão, a Bolívia Querida voltou a vencer o campeão nordestino Ceará, desta vez por 1 a 0, para delírio da torcida tricolor, que mantém a esperança no retorno à elite do futebol nacional após 30 anos.
Em um jogo pouco movimentado, o Sampaio Corrêa conseguiu furar o bloqueio cearense aos 20 minutos do primeiro tempo: Edgar, pela esquerda, fez o cruzamento para Jheimy, que ganhou a disputa com os zagueiros do Ceará e desviou para o gol, sem chances para Luis Carlos. No segundo tempo, o Alvinegro até esboçou uma reação, mas o Tubarão controlou a pressão dos visitantes e garantiu mais um triunfo em casa na Série B.
Após dois jogos sem vitória, o Sampaio Corrêa se recuperou e chegou aos 42 pontos, permanecendo na quinta colocação. O Tricolor só está fora do G-4 por ter um saldo de gols inferior ao quarto colocado Vitória: 11 a 8 a favor do Leão baiano. O Ceará, por sua vez, permanece em seu drama particular, ocupando a 17ª colocação, com apenas 24 pontos e a quatro pontos do Macaé, time de pior campanha entre os que estão fora da zona de rebaixamento.
Depois de dois compromissos seguidos em casa, agora será a vez do Sampaio Corrêa encarar duas partidas como visitante. O primeiro duelo dessa série será nesta terça-feira (15), às 20h30, contra o Criciúma, no Estádio Heriberto Hulse, com transmissão minuto a minuto e cobertura completa do Imirante Esporte. Também na terça, o Ceará enfrenta o Bahia, na Arena Castelão, em Fortaleza.
O jogo
Disposto a não dar margem aos mesmos erros cometidos na derrota para o América Mineiro, o Sampaio Corrêa tratou de pressionar o Ceará nos primeiros minutos de jogo. Assim que a bola rolou, Edgar lançou Nadson, que foi travado pela defesa cearense na hora da conclusão. O camisa 7 teria outra oportunidade aos sete minutos, em uma finalização de longa distância, mas o chute saiu fraco e Luis Carlos fez uma defesa tranquila. O Ceará chegou duas vezes nos primeiros minutos, através de um chute distante de Victor Luís e um lançamento para Vinícius, ambos sem sucesso.
Quando o Ceará parecia que tinha equilibrado o jogo e poderia iniciar suas tentativas de ataque, o Sampaio Corrêa mostrou que não estava para brincadeira: aos 20 minutos, Edgar fez o cruzamento da esquerda e Jheimy desviou de cabeça, para o fundo das redes. Depois do gol sofrido, os visitantes começaram a apostar nos avanços pela lateral esquerda, com Victor Luís, mas a defesa do Sampaio conseguia afastar os lances de maior perigo.
Fisicamente desgastados pela maratona de jogos pela Série B, Sampaio Corrêa e Ceará não tiveram grandes chances de gol nos minutos finais do primeiro tempo, que se resumiram a disputas de bola no meio-campo. A última tentativa da primeira etapa foi do Ceará: aos 47 minutos, Rafael Costa desviou cruzamento de Victor Luís, mas a bola saiu fraca, para defesa tranquila de Rodrigo.
Sampaio cria chances, segura Ceará e garante vitória
Depois do primeiro tempo sem muitas emoções, tanto Sampaio quanto Ceará voltaram com tudo para a etapa final. Logo aos três minutos, Ricardinho quase empatou o jogo em cobrança de falta, que acertou o travessão de Rodrigo, enquanto Válber, de cabeça, respondeu pelo Tricolor na sequência, com a bola passando perto do gol de Luis Carlos. Depois disso, o Ceará repetiu a fórmula da etapa inicial e avançou, mas o Sampaio controlou as ações.
Quando o jogo voltou a esfriar, bastaram duas tentativas do Sampaio para a torcida se agitar no Castelão. Willian Simões, em cobrança de falta, quase anotou o segundo gol, enquanto Nadson, no minuto seguinte, foi lançado na grande área, mas chutou por cima. A resposta do Ceará não tardou: aos 27 minutos, Rafael Costa recebeu lançamento e cabeceou nas mãos de Rodrigo, que estava bem posicionado e salvou. Já nos minutos finais, Diones quase ampliou a vantagem para o Sampaio, após cobrança de escanteio de Nadson, mas a chance desperdiçada não fez tanta falta e os tricolores comemoraram o 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA: Rodrigo; Daniel Damião, Plínio, Luiz Otávio e Willian Simões (Anderson); Léo Salino, Diones, Nadson e Válber; Edgar (Marcelinho) e Jheimy (Douglas). T: Léo Condé
CEARÁ: Luis Carlos; Sandro (Bernardo), Thiago Carvalho e Charles; Tiago Cametá, Carlão, Guilherme Andrade (Alex Amado), Ricardinho e Victor Luís; Vinícius (Siloé) e Rafael Costa. T: Marcelo Cabo
fonte: imirane.com.br