Padroeiro do Rio de Janeiro, do povoado “Potó Velho” em São Luiz Gonzaga, e da nossa vizinha cidade de Codó, São Sebastião também está sendo homenageado pela paróquia de São Benedito. O festejo, que teve ontem (17), vai até o próximo dia 20, dia do Padroeiro. Com um tema muito importante: Contra Fome, Peste e Guerra.
Ontem (17), fieis lotaram o Santuário para venerar a imagem que ganhou um destaque especial. Missas realizadas durante o domingo (17), ressaltou a importância do Santo, e do momento que o Padre José Geraldo resolveu, com apoio de todos realizar mais uma homenagem a um santo cristão que foi considerado mártir, e foi morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador Diocleciano.
Um pouco da história de São Sebastião
Imagem de São Sebastião |
Francês, da cidade Narbone, mas tornou-se cidadão de Milão, viveu depois de Cristo nos anos 256 a 286. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima).
Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado a 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas. (Wikipédia).
Foto (Instagram) |
O santuário de São Benedito lhe espera, e durante esses quatro dias, todos possam fazer uma reflexão sobre o tema do pequeno festejo em honra a São Sebastião.
Fotos: Túlio Matos