São Luís: Maranhão registrou mais de 3,4 mil casos de dengue em um ano

Mosquito malária dengue — Foto: Divulgação

O número de casos de dengue e chikungunya tem diminuído no Maranhão, segundo dados da pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Entre 28 de setembro de 2019 a 26 de setembro de 2020, foram registrados um total de 3.413 casos de dengue e 251 de chikungunya.

De acordo com os dados, no caso da dengue no Maranhão, o pico foi registrado na oitava semana epidemiológica com 277 novos casos. Após esse registro, o número de novos infectados começou a cair, até a 27ª semana, quando teve uma segunda alta, contabilizando 55 novos casos. O índice retornou ade minuir até o último sábado (26).

Já sobre chikungunya, o pico de infecções ocorreu entre os meses de março e abril, com o registro de 15 e 13 novos infectados, respectivamente. Na última semana epidemiológica analisada não foram registrados novos casos no estado.

As autoridades de saúde alertam sobre a importância em não deixar água parada e evitar de jogar lixo nas ruas, que podem se transformar em criadouros do mosquito. Além disso, deve ser constante a limpeza de áreas do quintal, das ruas, calhas de água e até de telhados.

Tipos de dengue

Existem quatro sorotipos da dengue: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, e todos podem causar a forma clássica da doença quanto mais graves. Até a semana epidemiológica 16, 140.572 amostras foram testadas para DENV e 65. 290 (46,4%) tiveram resultado reagente/detectável.

Dessa quantidade de amostras positivas, foi possível fazer a sorotipagem do vírus em 9.612 (14,7%). O sorotipo predominante no país, no momento, é o DENV-2 um dos mais agressivos, no Nordeste o DENV-1 é predominante, no entanto, no estado do Maranhão só foram testados casos de DENV-2.

fonte: g1.globo.com/ma

Deixe uma resposta