Logo

Servidores públicos reconhecem ações de valorização do Governo do Maranhão

tabela-de-pagamento-2016-01-1024x632

Atrasos, parcelamento de pagamentos e congelamento de contratações atingem servidores de mais da metade dos estados brasileiros. A crise nacional obrigou governadores a criarem planos de demissão voluntária ou cancelar processos de contratação em áreas emergenciais do serviço público, a exemplo da saúde, segurança pública e educação.

No Maranhão, o governador Flávio Dino decidiu fazer o inverso e valorizar o servidor como dupla medida para qualificar os serviços públicos, e ao mesmo tempo alavancar a economia do Maranhão. O resultado do esforço melhorou a autoestima, as condições de trabalho e a produtividade dos servidores públicos estaduais, que tem recebido salários antecipadamente e colhido o fruto de reconhecimento profissional que aguardavam há décadas.

“Tenho um sobrinho que é servidor público no Rio de Janeiro e está vivendo numa situação muito complicada, ele recebe a só a cada três meses. Nós servidores públicos do Maranhão, temos como cobrir nossas obrigações e planejar porque temos o capital disponível antecipadamente”, comenta a servidora Anatalia Batalha.

Na Segurança Pública, o Governo convocou mais de 1.500 novos policiais, fortalecendo a corporação. Policiais que já atuam há mais tempo também foram reconhecidos, com a promoção de 1.442 oficiais da Polícia e Corpo de bombeiros no ano passado foram concedidos 2.300 oficiais das duas corporações.

Na área de saúde, seletivo para quase oito mil vagas, ofereceu salários até R$ 4,5 mil, garantindo novos profissionais e ampliando a interiorização da saúde. Na educação, o governo do Maranhão investiu em progressão salarial, retomou o diálogo sobre piso salarial com professores e promoveu concurso para 1400 vagas com salários de R$ 5 mil.

Pagamentos antecipados

Para o servidor André Lustosa o governo promove concursos e planos de carreiras que projetam a vida profissional do servidor. Foto: Handson Chagas/Secap

Para o servidor André Lustosa o governo promove concursos e planos de carreiras que projetam a vida profissional do servidor. Foto: Handson Chagas/Secap

“Reconhecemos o esforço do governador Flávio Dino ao antecipar nossos vencimentos porque o que vemos em outros lugares é muito triste, servidores com três, quatro meses em atraso, enquanto nós conseguimos programar melhor o pagamento de contas e ter tranquilidade”, conta a servidora, Maria de Nazaré Botão.

A antecipação salarial é uma das políticas de valorização dos servidores públicos que funciona ainda como importante mecanismo de aquecimento do comércio e serviços e equilibrando a economia do estado.

Para o economista André Lustosa, servidor do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos, as ações têm sido feitas mesmo com pouco tempo de gestão do atual Governo. “Vejo que o governador Flávio Dino se preocupa em valorizar o servidor com progressão de carreiras e a criação de um programa que não é apenas de governo, mas de Estado promovendo concursos e planos de carreiras que não melhoram apenas a vida do servidor no presente, mas projeta a vida profissional para o futuro,” avalia.

Novo Hospital do Servidor

Hospital do Servidor está com obras avançadas. Foto: Divulgação

Hospital do Servidor está com obras avançadas. Foto: Divulgação

Com área construída de mais de 12 mil metros quadrados, 120 leitos, mais 20 leitos de UTI, 40 consultórios e quatro centros cirúrgicos. Ainda mais amplo que o antigo Hospital Carlos Macieira (HCM), os servidores públicos estaduais receberão em 2017 o novo Hospital do Servidor.

“No governo passado, quando perdemos o hospital Carlos Macieira, muitos colegas servidores tiveram que recorrer a planos de saúde particulares. Com a estrutura que esse novo hospital terá, poderemos contar com atendimento digno e voltar a ter um hospital digno dedicado ao servidor”, diz a enfermeira, Anatalia Batalha, servidora da Secretaria de Saúde há 33 anos.

Descentralização da perícia médica

Com a descentralização do serviço de Perícia Médica servidores de todas as regiões do estado tiveram acesso a mais profissionais e locais para realização do atendimento. Com a contratação de mais 20 profissionais, pelo Governo do Maranhão. A Superintendência de Perícia Médica do Estado contratou 22 novos profissionais, passando a contar com quase 400 funcionários atendendo nas regiões de São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas e imperatriz.

Valorização aos servidores públicos inativos

Servidora aposentada pela Secretaria de Estado da Sáude, Graça Maria Pereira Almeida, 64 anos, aprovou a realização do evento. Foto: Divulgação

Servidora aposentada pela Secretaria de Estado da Sáude, Graça Maria Pereira Almeida, 64 anos, é uma das beneficiadas pelas açoes do governo no PAI. Foto: Divulgação

Com 17 mil servidores participando de atividades permanentes e projetos especiais, o Programa de Atenção Integrada para o Aposentado (PAI), oferece espaços de convivência, programas de saúde preventiva, estímulo à produção de atividades artísticas, esportivas e culturais, apoio psicológico e amplo acolhimento aos servidores que desejarem compartilhar experiências e saberes na aposentadoria.

“O PAI é minha vida, graças ao apoio que tenho aqui, com meus 78 anos ainda tenho saúde e disposição para fazer atividades físicas, e oficina de exercícios. Este espaço é muito importante para minha vida e acho que os servidores estaduais que se aposentam hoje em dia, só ficam em casa se quiserem” conta Dona Maria do Socorro Bastos de Almeida, enquanto pratica uma etapa de exercício para controle postural.

Aposentada há dez anos e frequentadora do PAI há três, Dona Deuzuita Silva Santos frequenta o PAI de segunda a sexta-feira onde pratica exercícios de memória, faz hidroginástica e participa do projeto de artes plásticas. O PAI mantém o Espaço Arte Canto do Pai, no Centro Histórico de São Luís, uma galeria de arte que expõe e comercializa as obras produzidas pelos servidores públicos aposentados.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Clique no banner – FEMAF/Telefone: 4003-5395 E-mail: academico@femaf.com.br

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • Connect Pedreiras

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz