Logo

Setembro Amarelo: Judiciário e instituições criam rede de prevenção ao suicídio no Maranhão

m_12092016_1334

O Poder Judiciário do Maranhão congregou em um Protocolo de Intenções, assinado na manhã desta segunda-feira (12), diversas instituições, criando uma rede solidária de trabalho de prevenção ao suicídio, com a implementação de ações de capacitação e aperfeiçoamento de agentes públicos, políticos e administradores de servidores públicos, mediante a realização de atividades acadêmicas, de assistência humanitária e de educação geral.

Assinaram o documento, além do Tribunal de Justiça (TJMA), Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), a Procuradoria Geral do Estado, Associação dos Magistrados do Maranhão, Defensoria Pública do Estado, Seccional da Ordem dos Advogados do Maranhão (OAB-MA), Associação Maranhense de Psiquiatria, Departamento de Atenção à Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Secretaria Municipal de Saúde e Conselhos Regionais de Medicina, Psicologia, Serviço Social.

Pelo Protocolo de Intenções – assinado no Gabinete da Presidência do TJMA, abrindo oficialmente a 1ª Semana de Prevenção ao Suicídio, integrante da campanha “Setembro Amarelo” – a  operacionalização da iniciativa ocorrerá mediante prévio e adequado instrumento jurídico firmado entre as instituições parceiras. Os agentes indicados pelos órgãos para a execução das atividades continuarão vinculados aos seus órgãos de origem.

“O mapeamento estatístico de casos de suicido no Brasil é preocupante e coloca o país na 11ª posição em números absolutos no ranking mundial. Cerca de 25 brasileiros recorrem diariamente ao suicídio, em decorrência dos mais variados problemas, incluindo a depressão”, afirmou o desembargador Froz Sobrinho, na solenidade de assinatura do documento.

Para o desembargador, o Judiciário acaba sendo um agregador para dar início a ações que tenham como foco um bem estar para a sociedade. Em sua fala, ele lembrou que são diversos os motivos que levam alguém a cometer suicídio. O ato  interrompe não só a vida da própria pessoa, como impacta na vida de toda a família.

PROGRAMAÇÃO – O tema em debate é o mote da campanha “Setembro Amarelo”, realizada desde 2014 no Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria e esse ano com a participação do Conselho Federal de Medicina. Para marcar esse mês, além do documento assinado, o TJMA realiza palestras em um seminário nesta segunda-feira (12) –aberto durante a manhã no auditório do TJMA, com o psiquiatra Ruy Palhano –,  palestras em escolas ao longo da semana, conscientização em órgãos públicos, entre outras atividades.

Participaram da solenidade de assinatura as desembargadoras Maria das Graças Mendes Duarte (presidente em exercício do TJMA), Anildes Cruz (corregedora-geral da Justiça), os desembargadores Jamil Gedeon (diretor da Esmam), Jorge Rachid, Lourival Serejo, o procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, o presidente da AMMA, juiz Marcelo Moreira, a promotora de Justiça Glória Mafra, o defensor-público-geral, Werthter de Moraes Lima Júnior, o secretário de Saúde do Estado, representando o governador Flávio Dino, Carlos Eduardo de Oliveira Lula, o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, a secretária de Estado de Infância e Juventude, Tatiana Pereira, o presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Abdon Murad, secretária-adjunta de Saúde de São Luís, Silvia Leite, os juízes José Américo Abreu Costa, Nelson Moraes Rêgo, Isabella Lago (diretora-geral do TJMA), Julio Prazeres (auxiliar da Presidência), entre outras autoridades.

Assessoria de Comunicaão do TJMA

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

  • siga-nos no facebook

  • Prefeitura de Lima Campos – Clique no banner e visite nossa página

  • Pedreiras Grand’ Hotel – Para pessoas que buscam tranquilidade, conforto, bons serviços e clima agradável

  • Clique no flyer e acesse o site da FAESF

  • Clínica CardioMais – Excelência em Tudo/Rua Maneco Rêgo, 854 – Pedreiras/(99)99182-4989

  • Connect Pedreiras

  • Clique na logo e visite nossa página

  • Venha nos visitar!

  • Vitorino Net

  • LOJA DOIS PAPELARIA O MAIOR MIX DE PAPELARIA DE PEDREIRAS – AV. RIO BRANCO – CENTRO

  • Telefones Úteis

    WhatsApp da PM (99) 8156-5426 Tenente do Dia (99) 98174-3547 Sargento do Dia (99) 98140-4154
  • downloadfilmterbaru.xyz nomortogel.xyz malayporntube.xyz