
Artistas trizidelenses e pedreirenses participaram ontem (27), no Sítio do compositor Alípio Alves, em Trizidela do Vale, de um grande Sarau, que homenageou o Poeta e Escritor Samuel Barrêto.
Foi uma noite agradável com muita Poesia, Música e a presença de alguns familiares do Poeta que foram prestigiar mais esse momento inesquecível ao maior defensor de nossa cultura.
Ao ar livre, em meio às boas conversas e muita prosa, o evento “Tapera do Cordel Coletivo Cultural” que tem como idealizador o Poeta cordelista, Moisés Nobre, está na sua X edição , levando entretenimento e o melhor da literatura. “Tapera do Cordel” conta com o apoio da SECMA – Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão.
“A cada ano nós homenageamos um artista do estado. Desde o ano passado nós tínhamos decidido que este ano o homenageado seria o Samuel Barrêto, pela importância que ele tinha na Poesia e continua tendo na Poesia do Vale do Mearim e no estado do Maranhão. Infelizmente, ele partiu fora do combinado, mas a homenagem continuou e nós estamos aqui saudando à sua memória e reavivando o seu legado poético cultural. Costumo dizer que hoje a Poesia de Cordel ela não é mais a cereja do bolo, ela já é uma fatia do bolo. Ela tem que ser respeitada como tal, ela tem importância muito grande, o Cordel não chegou agora pra nós, o Cordel está no estado desde o final do século XIX, com Catulo da Paixão Cearense, e por aí tem toda uma tramitação de cordelista pelo estado. Espero que essa visivilidade do cordel permaneça por muito mais tempo e que a literatura de cordel seja realmente respeitada“. Ressaltou Moisés Nobre.
Entre os participante desta noite memóravel ,estiveram presentes: Josivan Pereira, Índio do Acordeon, Edivaldo Santos, Garrincha do Vale, Joaquim Filho, Ruth Barrêto, João Luís Barrêto, Francinete Braga, Chagas Melo (Secretário de Cultura de Trizidela do Vale), Júnior (Secretário de Juventude de Trizidela do Vale), Wescley Brito, The Kannas, Dilza Siqueira, Moisés Nobre e outros convidados.
A família Barrêto agradece a iniciativa de mais uma justa homenagem ao Poeta Samuel Barrêto, que jamais será esquecido.
