Uma nova chance para mudar de vida. “Vou conseguir” (Sônia – detenta)
Sônia Maria Leite
39 anos de idade
Casada
Endereço: Rua São Joaquim – Trizidela do Vale
Detenta
Crime: Tráfico de drogas
Pena: 8 anos
Cumprida: 1 ano e 10 meses
Situação: Há cinco meses em Liberdade Condicional (é o sistema em que um condenado, ao invés de cumprir toda a pena encarcerado, é posto em liberdade se houver preenchido determinadas condições impostas legalmente).
Essa é a situação de muitas ou muitos detentos em todo o Brasil. Para aproveitar essa oportunidade e trilhar um novo caminho, Sônia, como prefere ser chamada, atualmente trabalha na Frigogelo, e vende produtos artesanais fabricados por ela, e por amigos e amigas de carceragem, em frente ao Fórum Desembargador Araújo Neto, em Pedreiras.
Das 7h às 17h, cumpre o que foi determinado por Lei, e todos os dias tem que retornar, para se apresentar e dormir na Unidade Prisional, no Insono. Qualquer vacilo, perde esse direito.
Os produtos comercializados por Sônia, variam de R$ 2,00 (dois reais) a R$ 80,000 (oitenta reais). Fabricados com palitos de picolé, e.v.a, e barbante, dependendo da imaginação, todos são obras de arte que merecem destaque. Uma terapia ocupacional, que ajuda passar o tempo enquanto cumpre sua pena.
“Quero aproveitar essa oportunidade que me foi oferecida, e tenho certeza que não vou decepcionar quem tenta me ajudar a sair desse erro. A pessoa só é errada até o dia que quer. Agradeço a Dra. Ana Gabriela (juíza de execuções penais) e ao Paiva (Diretor da Unidade Prisional de Pedreiras) pela confiança. Tenho certeza que vou conseguir mudar de vida“, palavras da detenta Sônia.
Lembre-se!
“Nunca é tarde para recomeços. Pior que errar é não querer mudar“. (Autor Desconhecido)
Que Deus abençoe!